Literatura

Resenha: “ROMARIA” – Jun Sugiyama e Alexandre Carvalho

Premiada no 12º International Manga Award em 2019, premiação realizada anualmente no Japão, a HQ nacional ROMARIA ficou conhecida por ser um projeto financiado no Catarse há alguns anos.

Agora publicada pela JBC, a HQ chegou em minhas mãos pela primeira vez. Fui chamada a atenção pela capa belíssima e fiquei ainda mais encantada após a leitura, depois de ser conquistada pelas personagens carismáticas, fortes e inspiradoras.

Reprodução: Biblioteca Pessoal


Leia também: Angústia, de Hirokatsu Kihara e Junji Ito

Título: ROMARIA
Roteirista: Jun Sugiyama
Ilustrador: Alexandre Carvalho
Quantidade de páginas: 144
Editora JBC
Gênero: Ficção / HQ, comics, mangá
Ano: 2024
Skoob: Clique Aqui
Compre: Amazon | Editora JBC
Minha classificação: ★★★★★ (5/5)
* Livro cedido pela editora

Um Mad Max no sertão brasileiro

Está acontecendo a maior seca que o sertão já viu. Nossa querida Délia decide, então, partir em busca de água para a avó, sem a matriarca saber. No caminho ela encontra pessoas desesperadas; outras que até já se tornaram selvagens por conta da situação, mas também faz novos amigos.

Por isso, ela precisa chegar até o cerne da situação, até quem mantém a água para si. Sonhadora e inspirada por contos heroicos que a avó lhe contava, Délia também consegue ser incisiva e pé no chão, lutando por quem mais ama. Uma relação entre avó-neta de aquecer nossos corações.

Com essa jornada, Délia presenciará o pior que a seca deixou e devastou. Os traços do quadrinho são hipnotizantes e belos, cheios de detalhes que nos fazem ficar olhando por horas. A edição também traz extras interessantes no final, sendo em sua totalidade uma leitura rápida, mas também intensa.

Reprodução: Biblioteca Pessoal

ROMARIA traz uma história potente que assusta pela proximidade com a realidade

A relação entre neta e avó me pegou desprevenida. Eu sou muito sentimental quando o assunto são avós, então se a história traz o lado positivo de uma relação avó-neta eu já fico completamente rendida e emocionada. E aqui não foi diferente. Dona Neve arrebatou meu coração nas primeiras páginas, mostrando seu cuidado, amor e carinho com a Délia.

Além disso, a parte sobre a seca também é um lado impactante da história, pois nos deixa vulneráveis, apreensíveis. A ganância humana, o elitismo, a vontade de ter tudo só pra si, são coisas palpáveis e revoltantes. Então, ao mesmo tempo em que eu estava sentimental pela Délia e sua luta para ajudar a avó, eu também sentia raiva pela atitude do magnata e tristeza pela situação das pessoas que se colocavam umas contra as outras para conseguirem sobreviver.

Por isso, é uma história forte, intensa, com traços delicados e detalhistas. Cada página é uma obra de arte e é fácil se perder na beleza do desenho. Mas a potência da história sempre te traz de volta pra ela e te arranca tudo que é possível, até não sobrar mais nada.

Vocês já conheciam a história de ROMARIA? 💬


✨ Se você gostou da resenha, compartilhe com alguém que você gostaria de ler esse livro junto.
💬 E deixe um comentário sobre o livro ou a resenha, dizendo o que mais te deixou curioso pela história.


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest


Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *