À primeira vista, a capa belíssima de Vozes de um Túmulo foi o que me chamou a atenção para o livro. Depois, foi saber que tinha um pé nos contos de Álvares de Azevedo (que ainda preciso ler) e Edgar Allan Poe (um dos meus autores mais queridos).
Durante a leitura, a ambientação e os temas realmente me lembraram as narrativas do Poe, mas ainda faltou um pouco para me agradar por completo.

Leia também: Charles Maxwell e o Mistério da Chapeuzinho Vermelho, de G. C. Bellföx

Título: Vozes de um Túmulo
Autor: Marcellus Sley
Quantidade de páginas: 168
Editora Palavra & Verso
Gênero: Ficção / Contos / Suspense e Mistério / Terror
Ano: 2024
Skoob: Clique Aqui
Compre: Amazon | Editora Palavra & Verso
Minha classificação: ★★★ (3/5)
* E-book cedido pela editora
Contos para os fãs do sombrio
Vozes de um Túmulo é uma coletânea composta por 15 contos curtos que englobam terror e mistério no melhor estilo de Álvares de Azevedo e Edgar Allan Poe.
Essas narrativas divergem entre seus temas, podendo ser encontrados no livro histórias que brincam com o desespero e a loucura de seus personagens, que contêm casas amaldiçoadas e repletas de segredos mórbidos, que exploram a paixão intensa – e às vezes obsessiva -, que despertam a curiosidade mortal de seus protagonistas.
Com protagonistas homens que se descrevem como solitários e avessos à agitação da cidade, há muito dos sentimentos masculinos expostos ao limite, o que resulta nas cenas mais descritivas e pesadas. A atmosfera sombria e a linguagem culta também contribuem para um ar mais clássico e romântico da obra.
“Quão torturante é sentir pequenas fatias da morte sem poder morrer de vez!”

Vozes de um Túmulo traz uma ambientação gótica e uma atmosfera de solidão e loucura
Como são muitos contos, os personagens ficaram um pouco repetitivos, já que eles, muitas vezes, tinham a mesma personalidade, o mesmo desejo ou medo. Eu via o mesmo personagem em vários dos contos e isso me deixou um pouco desestimulada, porque eu já sabia o que ia encontrar.
Outra coisa foram os termos que também se repetiam em quase todos os contos. Eu sei que todos os contos foram escritos pelo mesmo autor, mas não ver nenhuma diferença na narrativa, com esses termos iguais, também tirou um pouco da minha atenção. Além disso, há a questão de ter várias frases em latim e nenhuma tradução. Eu queria muito saber o que significava cada frase e o motivo de estar no conto, mas sem uma tradução de fácil acesso eu meio que só pulava essas partes.
Contrapondo a isso, o que mais me agradou foram a ambientação gótica e as descrições, pois conseguiram fazer com que eu imergisse nos locais nefastos e abandonados. Dava para sentir o cheiro pútrido e visualizar as manchas fortes de sangue, fazendo assim com que eu quisesse ler todos os contos, mesmo que alguns não me agradassem por completo.
Nisso, a questão é que os contos que eu gostei tiveram narrativas maravilhosas e me deixaram extasiada com o decorrer dos fatos. Houve obsessão, ciúme, vingança e paixão por mulheres que brilharam os meus olhos e que, ao mesmo tempo, estremeceram meu corpo.
Por isso, no geral foi uma leitura interessante. Alguns contos não me agradaram pela repetitividade, mas outros tornaram essa leitora de Poe aqui muito feliz e satisfeita. Então, é um livro que eu indico, principalmente para quem já gosta dos temas abordados e para quem não se incomoda com uma linguagem culta demais.
Vocês gostam de contos de terror com foco na solidão e morbidez humana? 💬
✨ Se você gostou da resenha, compartilhe com alguém que você gostaria de ler esse livro junto.
💬 E deixe um comentário sobre o livro ou a resenha, dizendo o que mais te deixou curioso pela história.
💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest
Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.