Literatura

Resenha: “Legítima Defesa” – Iza Artagão

Legítima Defesa é um thriller que mantém a ação nas alturas, sem deixar cair a tensão em nenhum momento. A autora soube como conduzir uma história que faz o leitor parar de respirar e que também faz com que o leitor queira virar as páginas angustiadamente, mesmo que a próxima venha com um acontecimento de quebrar o coração.

Com uma narração que mescla três pontos de vista, Legítima Defesa consegue trazer a vivência dos personagens de forma única, dando espaço e características para cada um deles. É bonito – e assustador – como as vivências se interligam, formando um elo entre si e encaixando os traumas pessoais de cada um.


“A mulher sempre levava a culpa pela desgraça do homem, mesmo que ele a buscasse com os próprios pés.”


Leia também: As aventuras de Miss Boite e outras histórias a vapor, de Nikelen Witter

Título: Legítima Defesa
Autora: Iza Artagão
Quantidade de páginas: 240
AVEC Editora
Gênero:
 Ficção / Policial / Suspense / Thriller
Ano: 2024
Skoob: Clique Aqui
Compre: Amazon | AVEC Editora
Use o cupom osonhar20 para compras no site da AVEC e ganhe desconto!
Minha classificação: ★★★★★ (5/5)
* E-book cedido pela editora

Quando o monstro vive ao seu lado

Vilma percebeu que o seu casamento com Augusto não é mais o mesmo. O marido que antes era tão educado e romântico, hoje se irrita com qualquer detalhe, colocando a culpa sempre em Vilma. O problema é que quando essa irritação explode, gera agressões físicas e psicológicas.

Mesmo que Vilma tenha sido criada para ser uma esposa fiel e obediente – a mulher recatada e do lar -, ela quer dar um basta nisso tudo. Afinal, não aguenta mais ser espancada e humilhada pelo marido, mesmo que o amor ainda reine em seu coração. Entretanto, ela sabe que essa decisão não será fácil e para isso precisa agir com cautela.

Em um Rio de Janeiro, na década de 80, onde o corpo e a liberdade da mulher pertencem ao homem, Vilma lutará para recuperar os dois. Mesmo que para isso tenha que passar pelo inferno antes.

TW: há cenas fortes e descritivas de violência doméstica e indicações de estupro. Leia com cuidado.


“- Homens que, depois de um dia de trabalho ou estudo, voltam aos seus lares e são recebidos com a comida pronta, a casa limpa, a TV ligada. Voltam para um ambiente seguro e aconchegante, proporcionado por suas esposas ou mães, e que, por isso, nunca conseguirão dimensionar o terror que algumas mulheres passam dentro das próprias casas.”

Reprodução: Biblioteca Pessoal

Legítima Defesa gera tensão, angústia e cenas de roer as unhas

Terminei essa leitura há alguns dias, mas ainda estou digerindo tudo. Os acontecimentos, os personagens, as ações… Tudo culminam para um desfecho surpreendente e de cortar o coração. Confesso que uma cena em específico arrancou algumas lágrimas minhas.

Dito isso, é bom reforçar que os temas tratados no livro são pesados, afinal a violência doméstica é algo cruel e ainda muito presente em lares opressivos. Além disso, também há o ambiente dos anos 80 que era recheado de machismo, isso bem escancarado em cenas em que há julgamentos; realidades que, muitas vezes, continuam a mesma, independentemente do passar das décadas.

Por conta disso, para nós mulheres, a leitura é opressiva, causando grande tensão e ansiedade em nossos corações. Nós nos padecemos com Vilma – e as demais mulheres que aparecem -, sendo sugadas para o medo constante e a angústia, misturados a raiva. São sentimentos pesados, e isso permeia toda a leitura. Só precisamos de um final feliz, mesmo sabendo que em histórias assim isso nem sempre acontece.

A escrita da Iza sempre me conforta de certa maneira, pois é boa, fluida e familiar. Me sinto voltando para casa, para algo que já gosto e conheço bem. Devorei o livro como há muito tempo não fazia, e isso me deixou feliz. Foi uma leitura intensa, mas bastante importante, com temas ainda necessários de serem discutidos. Livro de suma importância para qualquer leitor.

Você já leu alguma obra da Iza? 💬


✨ Se você gostou da resenha, compartilhe com alguém que você gostaria de ler esse livro junto.
💬 E deixe um comentário sobre o livro ou a resenha, dizendo o que mais te deixou curioso pela história.


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest


Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *