Yoshihiro Togashi é um mangaká famoso por estar por trás das criações de histórias como Yu Yu Hakusho, Hunter x Hunter e Level E. O anime de Yu Yu Hakusho, que teve início em 1990, foi uma febre quando chegou ao Brasil, principalmente por conta da sua dublagem única e lembrada até os dias de hoje.
O mangá Sensei Hakusho nasceu das interações entre Yoshihiro Togashi e seu assistente Kunio Ajino, mostrando ao mundo como é ter uma vida de mangaká.

Leia também: H.P. Lovecraft – O Cão de Caça e Outras Histórias, de Gou Tanabe

Título: Sensei Hakusho
Mangaká: Kunio Ajino
Quantidade de páginas: 232
Editora JBC
Gênero: Não-Ficção / HQ, comics, mangá / Comédia
Ano: 2024
Skoob: Clique Aqui
Compre: Amazon | Editora JBC
Minha classificação: ★★★★★ (5/5)
* Mangá cedido pela editora
A história de Yoshihiro Togashi
O garoto Kunio Ajino foi assistente do mangaká Yoshihiro Togashi quando escrevia Yu Yu Hakusho, Hunter x Hunter e Level E. Kunio Ajino acompanhou de perto e colaborou com a criação dessas três importantes e famosas sagas dos mangás (e dos animes). Ele ficou lado a lado com Yoshihiro Togashi por anos, fazendo parte dessa jornada fundamental.
Com detalhes da criação, inclusive com curiosidades sobre os títulos, as artes e até sobre o lazer deles, o mangá Sensei Hakusho traz um pedaço mais íntimo de Togashi. Mostra o cotidiano, tudo com muito humor, mas também o esgotamento mental e a pressão da indústria de mangás.
Sendo assim um mangá biográfico, Sensei Hakusho compartilha um lado mais intimista das criações de mangás; um lado que muitos de nós ainda não conhecemos.

Sensei Hakusho traz com humor, mas sem romantizar, a realidade da vida de um criador de mangás
Ri tanto com esse mangá! O Kunio Ajino foi assistente de Yoshihiro Togashi, bem na época em que estava sendo lançado Yu Yu Hakusho. Então, mesmo que nem todas as histórias falem sobre esse mangá, é bem interessante ver a evolução da popularidade e da fama. Eu amo o anime de Yu Yu Hakusho, então foi como um presente conhecer um pouco por trás da mente criativa. Muitas cenas e curiosidades hilárias, eu amei!
Além disso, também mostra um pouco do esgotamento mental de um mangaká e de como essa indústria exige até o limite de seus autores. A gente vê isso com muita frequência com artistas que trabalham em animes populares, em como o trabalho se torna excessivo e resulta em esgotamentos físico e mental.
Nunca parei para pensar que com mangaká é similar, afinal desenvolver uma edição de mangá não é simples e muito menos rápido, o que torna necessário os assistentes, mas nem isso é suficiente quando se tem prazos absurdos.
Mesmo assim, o mangá consegue ser leve e nos mostrar a faceta de Togashi como chefe, conselheiro e artista. Gostei muito, principalmente porque tudo era novo para mim, uma descoberta gostosa. Meu amor por Yu Yu Hakusho apenas aumentou e agora preciso começar minha coleção de mangás dessa história que eu já amava tanto.
Vocês conhecem o mangaká Yoshihiro Togashi? 💬
✨ Se você gostou da resenha, compartilhe com alguém que você gostaria de ler esse livro junto.
💬 E deixe um comentário sobre o livro ou a resenha, dizendo o que mais te deixou curioso pela história.
💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest
Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.

