Literatura

Resenha: “Casas vazias” – Brenda Navarro

Confesso que esse livro me pegou desprevenida. Já havia iniciado a leitura de Casas Vazias há um tempo, lido apenas 100 páginas e parado, nem lembro o motivo. Agora, vendo uma indicação no Youtube, no canal da Beatriz Quaresma que gosto bastante, decidi arriscar de novo.

E o quão foi minha surpresa para a fluidez da leitura e em como fiquei curiosa pela narrativa que me prendeu do início ao fim. Principalmente porque temáticas que envolvem a maternidade geram muita curiosidade em mim, mesmo eu não sendo mãe.


“Daniel chorava como o homem que sabia que podia comer, dormir e chorar na hora que quisesse, porque nós, mulheres, embora cansadas e sonolentas, estaríamos a seus pés.”


Leia também: Elas marchavam sob o sol, de Cristina Judar

Título: Casas vazias
Autora: Brenda Navarro
Quantidade de páginas: 160
Editora Dublinense
Gênero:
 Ficção / Literatura mexicana / Romance
Ano: 2022
Skoob: Clique Aqui
Compre: Amazon | Dublinense
Minha classificação: ★★★★★ (5/5)
* E-book cedido pela editora

Casas vazias com vivências sem significados

De um lado, uma mãe que perde seu filho; do outro, uma mulher que encontra um filho para si. Em um descuido, a primeira perde o filho que nunca quis ter; em um ato impensado, a segunda rouba para si o seu sonho mais profundo.

Em ambas as vidas existem relacionamentos sem profundidade, amores desesperados e sem significados. Ciclos de violência e ciclos frios de maternidade que as desqualificam, as rebaixam para tal. Duas vidas sociais distintas, mas com tanto em comum nos detalhes, nos momentos de dor e desvalorização.

Com isso, a obra Casas Vazias, que reflete bem no seu título o significado das vivências das duas mulheres, traz uma leitura que machuca e nos faz refletir. A narração anda pelo presente e pelo passado, brincando com os sentimentos das protagonistas e os nossos também. É uma leitura difícil de se largar.


“Há aquelas que nascem para não ser boas mães, e a nós Deus devia ter esterilizado antes de nascer.”

Reprodução: Biblioteca Pessoal

Casas vazias explora o íntimo das violências comuns entre vivências femininas opostas

A maternidade vista de lados opostos, por mulheres diferentes, com classes sociais distintas, mas relacionamentos amorosos e familiares tão parecidos de certa forma. A mãe vista como alguém que não consegue lidar sozinha com a criança, sendo, nas duas ocasiões, tomada a força de sua maternidade.

É incrível como a autora consegue trazer uma narrativa única para as duas mulheres. O jeito de narrar é fácil de ser identificado e diferenciado, mas ambas fizeram com que eu sentisse por elas, fosse por momentos específicos ou sentimentos específicos. As duas personagens são muito humanas, muito mulheres, e isso despertou em mim uma sensação de empatia, de vivência mútua, de entendimento mesmo eu não sendo mãe.

Foi uma leitura que me pegou desprevenida por conta dos acontecimentos. Eu mal lembrava das primeiras 100 páginas e nem sabia o que me aguardava em cada parte do livro, nem imaginava a dualidade das narrações, das vivências. A leitura me fez perceber como as mulheres estão sempre fadadas a um ciclo, seja de violência, ou dependência, ou de caridade. Estamos sempre fadadas a repetir algumas ações que nos machucam muito e outras que já sabemos que são fracassadas.

É difícil sair de ciclos assim, de romper a linha que segue direta, e muitas vezes um caos se instaura quando isso acontece. Afinal, a sociedade nos impõe essa linha direta e é inadmissível que rompemos ou coloquemos curvas no nosso próprio destino, nas nossas próprias escolhas.

É um livro difícil de ser digerido, acredito que principalmente se você for mãe. Mas é uma história que precisa ser contada e que fiquei agraciada por ter tido contato. São tragédias assim que podem nos abrir os olhos para coisas minúsculas, mas que precisa de um passo a mais nosso. Livro impactante, doloroso, mas muito importante também.

Qual obra sobre maternidade vocês me indicam? 💬


✨ Se você gostou da resenha, compartilhe com alguém que você gostaria de ler esse livro junto.
💬 E deixe um comentário sobre o livro ou a resenha, dizendo o que mais te deixou curioso pela história.


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest


Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *