Literatura

Resenha: “YOWIYA” – Hiro Kawahara

YOWIYA é um quadrinho do renomado artista Hiro Kawahara. Recentemente o autor ganhou o 1° lugar no 18° Japan International Manga Festival, com a obra A Sereia da Floresta (publicação que começou independente, mas que agora tem edição pela JBC), outro título que estou ansiosa para conferir.

Mas falando de YOWIYA, que grata e bizarra surpresa foi essa HQ! Confesso que solicitei ela a JBC sabendo apenas que é nacional, pois isso por si só já me desperta curiosidade (além de ter uma capa belíssima, né?). O quão grande foi a minha surpresa quando terminei a leitura chocada, mas também reflexiva.

Reprodução: Biblioteca Pessoal


Leia também: Museum – O Assassino ri na chuva #01, de Ryousuke Tomoe

Título: YOWIYA
Quadrinista: Hiro Kawahara
Quantidade de páginas: 128
Editora JBC
Gênero: Ficção / HQ, comics, mangá
Ano: 2024
Skoob: Clique Aqui
Compre: Amazon | Editora JBC
Minha classificação: ★★★★★ (5/5)
* HQ cedida pela editora

Cuidado para quem você clama!

Em 1988, um grupo de chimpanzés começou a agir estranho ao colocar pedras dentro de uma árvore, como uma espécie de ritual. Em 2016, Kipky tem contato com Manon, um espírito que chega até ela de maneira misteriosa.

Com a chegada de Manon, algo também atravessa o limiar para o mundo dos vivos e da própria realidade de Kipky. Yowiya é uma criatura que vem de uma dimensão diferente. Ele, então, precisa da ajuda das duas garotas – meio vivas e meio mortas – para conseguir recuperar a sua grandeza. Porém, a ação benévola das garotas poderá trazer um grande problema para os humanos.

Por isso, será com esse clima de tensão mesclado a um traço bonito, marcante e até bizarro, que o autor constrói uma narração marcada pela obsessão que cega e mostra como o poder pode ser manipulador e mesquinho, sendo a era da internet, com seus deuses falsos aclamados facilmente, um problema real.

Reprodução: Biblioteca Pessoal

YOWIYA é assustador por trazer tons da realidade embasados com fantasia

Primeiramente, a arte do Hiro Kawahara te prende de uma forma inexplicável, pois é belo e assustador ao mesmo tempo. Você vai admirando os traços, principalmente da fantasma e das tatuagens em seu corpo; vai olhando os detalhes da outra dimensão e vai se encantando cada vez mais. E gente, tem uma página lá para o final que me deixou de boca aberta e o impacto se deu muito pela arte.

Outra coisa que também me conquistou nesse quadrinho foi, naturalmente, a história. Não sabia pelo o que esperar, mas o que foi me entregue foi muito além do que eu poderia ter previsto. A crítica às redes sociais e em como endeusamos criaturas profanas e sem sentido real; em como damos atenção a algo que, às vezes, desconhecemos.

O desenvolvimento do Yowiya, que vai transformando e pegando para si o pior dos humanos, como a inveja e o desejo por poder. O vínculo que as duas personagens têm, se tornando amigas, cúmplices e parceiras nessa aventura. Duas mulheres meio mortas, meio vivas, que precisam combater algo maior do que elas. No final, você está imersa completamente nessa história, querendo mais.


Reprodução: Biblioteca Pessoal

Edição bonita, caprichada, e com conteúdo extra

Algo que também agregou ainda mais nessa experiência são as páginas bônus ao final, pois sabemos um pouco mais do processo criativo do autor, o que faz com que possamos entender o fruto dessa história e das inspirações para os deuses, por exemplo.

Por isso, foi um quadrinho incrível que me fez querer ler tudo do Hiro Kawahara e desejar para que ele ainda crie muitas histórias emblemáticas, profundas e bizarras.

Você já conhece os quadrinhos de Hiro Kawahara? 💬


✨ Se você gostou da resenha, compartilhe com alguém que você gostaria de ler esse livro junto.
💬 E deixe um comentário sobre o livro ou a resenha, dizendo o que mais te deixou curioso pela história.


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest


Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *