Literatura

Resenha: “Quando ninguém vê” – Mateus de Morais

Fui pega de surpresa logo no prólogo e no primeiro capítulo de Quando ninguém vê. Mateus chegou com os dois pés na porta e mostrou que a realidade pode ser muito mais aterrorizante e traumática do que fatos fantasiosos.

Aqui, temos um livro que traz assuntos pertinentes e que devem ser debatidos com mais frequência, escrachando o lado perverso e maldoso do ser humano e como as ações ocasionam em traumas irreversíveis.


Leia também: Transtorn, de Pedro Maciel

Título: Quando ninguém vê
Autor: Mateus de Morais
Quantidade de páginas: 188
Publicação Independente
Gênero: Ficção / LGBT / GLS / Literatura Brasileira / Romance policial / Suspense e Mistério / Terror
Ano: 2023
Skoob: Clique Aqui
Compre: Direto com o autor
Minha classificação: ★★★★★ (5/5)

Quem é você quando ninguém vê?

De um lado, há Daniel. Uma criança que vive com a mãe e o padrasto em um lar defeituoso, longe de ser um lugar feliz. A sua vida é rodeada por abusos sexuais, físicos e psicológicos, tornando assim a sua infância um misto de traumas e violência.

Entretanto, do outro lado da narrativa, há um grupo composto por 6 amigos. Um assassino está a solta, causando vítimas na Universidade de Brasília, lugar que o grupo frequenta diariamente. O suspeito usa uma chave de fenda, de forma totalmente brutal e violenta, para assassinar os estudantes da faculdade.

Por isso que mesmo que sem querer, os amigos irão se envolver na investigação dos crimes, entrando em um maranhado de atos brutais e revelações chocantes. Quando ninguém vê é um suspense pesado com personagens LGBTQIAPN+ que escancara o pior que existe no ser humano, sem mascarar ou em embelezar nenhuma palavra.

TW: cuidado! Pois a escrita é bastante descritiva, tendo cenas explícitas de abuso e assassinato.

Reprodução: Biblioteca Pessoal

Quando ninguém vê é assustador e tocante ao mesmo tempo

Durante a leitura me senti enjoada, repugnada, mas com um pesar tão grande no peito. E todas essas emoções são extraídas com maestria pela parte do autor, pois sua escrita traz à realidade o terror que muitas crianças vivenciam e que não vemos.

Nisso, falando em escrita, ela é fluida e rápida, apesar do teor pesado e das descrições sem papas na língua. As cenas são gráficas e não poupam detalhes profundos, fazendo com que a trama permaneça viva na sua cabeça mesmo após a conclusão da leitura.

Posso dizer que gostei muito do livro e me surpreendi por ser o primeiro do autor, e isso só faz com que eu fique ainda mais ansiosa e animada para suas futuras publicações. Alguns momentos me pareceram rápidos demais, mas no final tudo se encaixou com maestria e me fez desejar por mais casos da policial Laura. É um livro intenso, reflexivo e assombroso, trazendo representatividade e criatividade para um gênero que ainda tem tanto a explorar. Potente, forte e assustador.

Qual foi o último livro que você leu que escancara a maldade humana? 💬


✨ Se você gostou da resenha, compartilhe com alguém que você gostaria de ler esse livro junto.
💬 E deixe um comentário sobre o livro ou a resenha, dizendo o que mais te deixou curioso pela história.


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest


Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *