Dispositivo Amoroso é o tipo de livro necessário que deveria ser distribuído nas escolas. Muitas meninas – e até mulheres mais velhas – ainda são desinformadas, ainda são alvos da dependência emocional e fazem com que a sua vida seja inteiramente disposta para o homem que divide a vida com ela.
Na verdade, falando no geral, é bem difícil encontrar alguém que nunca foi refém desse dispositivo amoroso. Mas também é interessante observar em como a vivência feminina é sempre apagada em detrimento da vivência masculina.

Leia também: 7 filmes sobre mulheres reais e extraordinárias

Título: Dispositivo Amoroso
Autora: Valeska Zanello
Ilustradora: Priscilla Miranda
Quantidade de páginas: 95
Brasília/DF Edição das Autoras
Gênero: Não-Ficção / Autoconhecimento
Ano: 2022
Skoob: Clique Aqui
Compre: Com a autora
Minha classificação: ★★★★★ (5/5)
* Livro cedido pela ilustradora Priscilla Miranda
Nós vivemos a nossa vida por nós ou pelo outro?
Dispositivo Amoroso é um guia por escrito e composto por ilustrações sobre como a sociedade nos molda para uma vivência feminina voltada para o relacionamento amoroso, como se a nossa existência dependesse do outro ser masculino e como se nascêssemos para isso, para tal servidão.
Com o decorrer das páginas, percebemos como pequenos detalhes podem ser considerados abusivos e manipuladores. Em certas páginas, também percebemos como tentamos caber e nos moldar à vida do outro, principalmente quando o outro é um homem.
Por ter uma leitura rica em informações e ser dinâmica, a obra torna-se um guia obrigatório para todas as mulheres, independentemente da idade. Arrisco até mesmo em dizer que poderia ser leitura obrigatória nas escolas para ensinarmos as meninas, em todas as séries, o que é amor próprio e como esse pequeno ato pode transformar toda nossa vida desde o começo.

Dispositivo Amoroso traz as vulnerabilidades da vivência feminina de forma didática e visual
Acredito que o livro, ao juntar texto com tirinhas, faz com que a leitura seja dinâmica e fácil, perfeito para ser lido e mostrado em sala de aula. Eu, como professora, ficaria imensamente feliz em poder repassar todo esse conteúdo para as minhas alunas, mostrar como pequenos atos podem ser indícios de abusos e como coisas aparentemente banais podem ter mais significado do que imaginamos.
Gostei muito que o livro dá informações sem ser maçante, eu ia lendo página por página, querendo saber mais, querendo absorver mais. É um conteúdo tão importante, necessário e atemporal para todas nós, ótimo para ser o tipo de leitura de cabeceira, para folhearmos de vez em quando, para emprestarmos, darmos de presente, compartilharmos.
Valeska Zanello tem um texto potente, cru, que escancara o que muitas vezes não temos coragem de ver. Priscilla Miranda tem uma arte lúdica, colorida, que passa com precisão e perfeição os detalhes das nossas vidas. Traços tão reais e palavras tão íntimas eclodem neste livro que deve ser mais reconhecido. Adorei cada parte da leitura e desejo que muitas outras mulheres também possam ter as mesmas sensações e sentimentos que eu.
Vocês têm costume de ler esse tipo de livro? 💬
✨ Se você gostou da resenha, compartilhe com alguém que você gostaria de ler esse livro junto.
💬 E deixe um comentário sobre o livro ou a resenha, dizendo o que mais te deixou curioso pela história.
💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest
Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.