Resenha: “Antologia n°001 – Horror Cósmico” – Vários autores
O Horror Cósmico é um subgênero do terror bastante conhecido pelas obras do autor H.P. Lovecraft. Nesse subgênero, se explora o medo do desconhecido, o medo de forças que vão além da compreensão humana. Medo daquilo que nossa mente tola não conseguiria imaginar nem em seus piores pesadelos.
Entretanto, o subgênero não se mantém apenas nas histórias de Lovecraft, tendo um vasto catálogo de títulos ao decorrer dos anos e também de longas explorados nas telas. Inclusive, não se finda em outros países, também sendo encontrado pelas obras brasileiras. Dessa vez, o Horror Cósmico chega para nós em forma de antologia.
“Observar o incompreensível às vezes causa um temor, mas quando esse incompreensível está vindo em sua direção, algo é despertado no profundo do ser, a impressão de todos era que suas moléculas iriam se desintegrar.”
Título: Antologia n°001 – Horror Cósmico Antologia #1 Autores: Filipe Braga, James Rocha, William R.F. Ramires, Tales B. Paim, Rodrigo Ortiz, Matheus Maciel, Erlin Araújo, Caliel Cardoso, Volnei Freitas, Hugo Carvalho, Felipe Souza Quantidade de páginas: 184 Revista Especular Gênero: Ficção / Horror Ano: 2023 Skoob: Clique Aqui Compre:Revista Especular Minha classificação: ★★★ (3/5) * Livro cedido pelo autor Matheus Maciel
O medo do desconhecido em páginas brasileiras
Antologia n°001 – Horror Cósmico, assim como já diz o título, é a primeira antologia publicada pela Revista Especular, trazendo o subgênero amado como centro de suas histórias. Aqui, temos 14 contos que exploram criaturas inimagináveis, deuses nunca antes vistos e insanidade que destrói até os homens e as mulheres mais fortes.
Como são muitos contos, decidi dar atenção aqueles que foram os meus preferidos, escolhendo assim cinco histórias para destacar aqui.
Começando pelos dois contos do autor Tales B. Paim, que são Não tenho cabeça e preciso relinchar e Meu querido avô. Na primeira história, o narrador conta sobre um objeto misterioso que foi trazido para a cidade e que, de acordo com os boatos, tem ligação com a epidemia que está assolando o lugar. O conto perpassa a religião e termina de uma forma genial com indícios do folclore brasileiro. Já o segundo conto, traz a história do avô do narrador que mudou bastante no caminho de sua vida.
Meu terceiro conto favorito foi Para dentro do pesadelo, do autor William R. F. Ramires, onde o narrador tem uma experiência estranha ao ter contato com uma estátua de garimpeiro que fica no centro da cidade. Gostei da loucura e de como trouxe Carcosa de volta a vida. O outro foi A nota inaudível de Ophélia, do autor Hugo Carvalho. Esse me lembrou o conto A música de Erich Zann, de H.P. Lovcraft, mas com uma pegada mais atual, trazendo elementos da nossa realidade. Dessa vez, temos um áudio sinistro que trará sensações perturbadoras para o narrador.
E por último, temos o conto Blêmio, do Matheus Maciel. Paolo é estudante de medicina e precisa de um hospital para concluir a residência do curso. Porém, o lugar que o acolhe poderá causar uma grande dor de cabeça para ele, inclusive indícios de uma grande insanidade. Eu já gosto bastante da escrita do Matheus, então vê-lo no terror me deixou bastante alegre, principalmente com uma história tão boa e angustiante.
Reprodução: Biblioteca Pessoal
Antologia n°001 – Horror Cósmico traz contos curtos, fluidos e que sintetizam bem o tema
Teve alguns contos que gostei bastante, outros foram mais fracos. O que é normal em uma antologia. Os contos que gostei me passaram diversas sensações, incluindo apreensão, aflição e horror. Também gostei de como fizeram referência a outras histórias do meio e como trouxeram para o nosso popular.
Em contrapartida, os que não me cativaram pareceram arrastados demais, repetitivos e, às vezes, chatos. Posso ter decidido errado ao ler a antologia de uma vez e ter ficado um pouco saturada do tema, talvez. Ou, os contos só não me conquistaram mesmo. Mas estava com saudades do tema, pois fazia um tempo que eu não lia nada com horror cósmico, mesmo sendo algo que eu gosto bastante.
Mesmo assim, é sempre interessante ver obras nacionais explorando o desconhecido e trazendo uma crítica ao H.P. Lovecraft. A edição está bem bonita também, com ilustrações belíssimas. Eu ficava curiosa para ver qual ilustração abriria o próximo conto e o que poderia me adiantar da história. Isso fez com que a imersão e a curiosidade fossem ainda mais crescentes.
De todo modo, foi uma boa leitura. Consegui conhecer novos autores, pois só conhecia dois, e isso é sempre gratificante para mim. Foi uma leitura bem fluida, o que também me ajudou a voltar a ler com mais entusiasmo. Acredito que os fãs de horror cósmico vão aproveitar a leitura da antologia, podendo embarcar em algo tão legal feito ao nosso redor.
Você gosta de histórias com horror cósmico? 💬
✨ Se você gostou da resenha, compartilhe com alguém que você gostaria de ler esse livro junto. 💬 E deixe um comentário sobre o livro ou a resenha, dizendo o que mais te deixou curioso pela história.
Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.