Literatura

Resenha: “Contos de Imaginação e Mistério” – Edgar Allan Poe

“Contos de Imaginação e Mistério” – Edgar Allan Poe. Editora: Tordesilhas. Ano: 2015. Minha classificação: ★★★★★

SOBRE O LIVRO

“Contos de Imaginação e Mistério” é um livro recheado de contos maravilhosos e incríveis do querido autor Edgar Allan Poe. Se você, como eu, é um leitor de primeira viagem e está curioso para conhecer a escrita de Poe, este livro é uma ótima maneira de se começar.



São nos contado 10 contos: “O Poço e o Pêndulo”, “O Gato Preto”, “O Coração Denunciador”, “Uma Descida no Maelström”, “O Barril de Amontillado”, “A Máscara da Morte Vermelha”, “O Encontro Marcado”, “A Queda da Casa de Usher”, “Os Assassinatos da Rue Morgue” e “O Mistério de Marie Roget”. 


O Poço e o Pêndulo conta a história de um homem que está no corredor da morte, mas que por alguma razão é levado para um local fechado antes de ser executado. Um local fechado, escuro e sem noção de seu tamanho. Lá, ele tenta medir através da extensão das paredes o tamanho de seu abrigo, e descobre que no canto há um poço, onde deveria ter caído dentro antes de descobrir sua presença. Não sendo pego pela queda do poço, terá uma surpresa ao descobrir a outra maneira que será usada para causar sua morte.

O Gato Preto é narrado por um homem, que mais novo transbordava amor e carisma, tanto com as pessoas quanto com os animais, mas ao ficar mais velho, já na idade em que acontece a narração e que já se encontra casado, todo esse carinho some e é substituído por um sentimento de ódio. Esse sentimento aumenta quando um dos seus animais de estimação, um gato preto, começa a persegui-lo, sem se intimidar com seus ataques de raiva.
O Coração Denunciador é sobre um homem, que incomodado com a presença de um velho e de seu olho que o causava medo, decide matá-lo, enquanto Uma Descida no Maelström é sobre um homem que enfrenta a fúria de um mar e de um furacão e conta tudo isso a um garoto que acompanhou ao topo da montanha.
O Barril de Amontillado é uma história sobre vingança, enquanto A Máscara da Morte Vermelha é uma história sobre a morte.
O Encontro Marcado narra o caso de uma criança desaparecida no lago, onde todos os homens daquele local vão procurá-la, mas é um homem misterioso quem a salva.
A Queda da Casa de Usher narra o caso de um homem doente, sem amigos e que mora com a irmã, que decide convidar para sua mansão um antigo amigo de infância para passar com ele o resto de seus dias.
Os Assassinatos da Rue Morgue e O Mistério de Marie Roget são contos que se complementam, sendo assim, o segundo continuação do primeiro, tendo os mesmos personagens principais. No primeiro somos apresentados a um assassinato misterioso de uma mãe e sua filha, em que o suspeito de ser o assassino está longe de ser encontrado. No segundo vemos outro assassinato, agora de uma garota bela e amável, mas também com um suspeito difícil de ser encontrado. Nos dois somos apresentados a um personagem incrivelmente inteligente, que é quem consegue desvendar esses mistérios (admito que ele me lembrou um pouco o Sherlock Holmes, por causa de suas características muito semelhantes).

Os meus preferidos foram: O Poço e o Pêndulo, O Gato Preto e Os Assassinatos da Rue Morgue.
O livro ainda conta com ilustrações feita por Harry Clarke. Somos presenteados com uma ilustração a cada conto, onde podemos observar cada detalhe que imaginamos. Além de serem ilustrações incríveis e belíssimas. 

MINHA OPINIÃO
Sempre tive uma leve curiosidade em ler alguma coisa do Poe, e finalmente tive a oportunidade de entrar de cabeça em seus contos. E estou extremamente deslumbrada. E é nesse momento que vem aquela pergunta em minha cabeça: por que eu não havia lido nada dele antes?
Sua escrita pode ser difícil em alguns momentos, mas não é nada que lhe impeça de continuar a leitura ou que te desanime. Alguns contos tem palavras em francês, mas não se preocupe, essa versão desse livro (não sei se a primeira já era assim) vem com o significado dessas palavras na ultima folha, então não precisa se preocupar em não saber a tradução ou em ter que procurar, sempre tendo que interromper a leitura. Sei que isso é horrível, já aconteceu comigo em outras leituras e é meio desgastante. 
Cada conto me surpreendeu de uma maneira diferente. Em uns tive a sensação de agonia, em outros já tive o sentimento de horror, porém todas foram sensação incríveis e que adorei tê-las. 
Vale muito a pena se aventurar na mente desse autor incrível e conhecer seu trabalho. Já quero ter mais intimidade e progredir em outras leituras. Poe não é apenas tudo isso que falam, ele consegue ser ainda muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *