Literatura

Resenha: “Como ordenas as ideias” – Edivaldo Boaventura

“Como ordenar as ideias” – Edivaldo Boaventura. Editora: Ática. Ano: 2007 – Minha Classificação: ★★★
SOBRE O LIVRO + MINHA OPINIÃO

A obra nos ensina a como ordenar as ideias, organizar um texto e ter uma boa comunicação, tanto oral quanto escrita, tudo com clareza e objetividade. É dividido em três capítulos: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na parte da introdução é nos mostrado como se deve interagir com nossos pensamentos e como organizá-los, fazendo com que tenhamos inspiração para escrever e um caminho para chegarmos ao tema. Ao anunciarmos o tema, deve-se elaborá-lo com cuidado, tendo cautela no que precisa ser colocado. O desenvolvimento explica como ele poderá ser bem feito, qual parte deverá incluir nele, como será dividido e como ligar os parágrafos entre si. Na conclusão vemos como deve ser sua estrutura, o que escrever e como conseguir criar soluções, sempre escrevendo somente o necessário e sem nenhuma enrolação, sendo breve. Muitas dicas são nos dadas, como: não colocar nada que não se encaixe no tema, não enrolar e não repetir, elaborar um plano antes de tudo, ter um tempo para pensar e para organizar os pontos principais e secundários, organizar de maneira correta e de forma coerente. Também encontramos em cada capítulo um texto como exemplo e quadros com resumos para nos ajudar a ter uma visualização melhor.
Embora pareça fácil, escrever um texto ou ter uma boa conversa, nem sempre sairá do jeito que pensamos e/ou queremos. Muitas vezes, o que para nós está claro, para outros poderá estar confuso e sem entendimento completo. Ter uma boa comunicação é essencial e este livro nos mostra como agir da maneira correta e ter uma comunicação com resultado positivo. Sem enrolação e com apenas o necessário, o autor ensina o que muitos alunos não conseguiram aprender em época de escola, tendo assim uma oportunidade de mudar para melhor, sem persistir nos erros e apenas evoluindo em suas comunicações. Há um problema muito grande quando se fala em alunos e escrita, porém, esses problemas poderão ser anulados após a leitura desta obra.
O livro é indicado para estudantes de Licenciatura, Comunicação e Língua Portuguesa, mas qualquer pessoa que queira aprender sobre comunicação oral e escrita também está indicado a ler a obra. A leitura é rápida e fluente.
Vale a pena dar uma chance!

5 thoughts on “Resenha: “Como ordenas as ideias” – Edivaldo Boaventura”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *