Literatura

#12mesesdePoe: O Coração Denunciador

Reprodução: Google




Conto O Coração Denunciador
Autor: Edgar Allan Poe
Minha classificação: ★★★★ (4/5)
O conto
Nosso narrador irá nos contar sua história de como o olho de um velho o fez perder um pouco de sua sanidade.
Começará nos explicando sobre sua doença: ele sofre com os sons ao seu redor, já que escuta tudo de uma maneira diferente de como nós escutamos. Ele tem os sentidos da audição em um nível avançado, o que faz com que ele escute cada mísero som em uma altura razoável ou às vezes até de forma ensurdecedora. E isso faz com que ele escute tanto os sons do céu como também os do inferno, deixando-o louco.
Ele divide a moradia com outras pessoas, uma delas sendo um velho com uma terrível catarata em um de seus olhos azuis. Como uma pessoa amigável, é claro que ele não tem nada contra o pobre vizinho velho, porém aquela catarata que emerge em seu olho faz com que cresça uma raiva tremenda dentro de nosso narrador, até que um dia sentindo-se cansado ele decide cometer um ato crucial para acabar de uma vez com aquele olho que o encara tão friamente.

Minha opinião
Eu já havia lido esse conto no ano passado em uma antologia do Poe, onde tive a oportunidade de conhecer sua escrita (resenha do livro aqui). Então, eu me lembrava com bastante detalhe sobre a história, mas isso não estragou minha experiência durante a releitura.
Algo que me chamou bastante a atenção foi a semelhança com outro conto que lemos durante o projeto, O Demônio da Perversidade (resenha aqui). O final é bem parecido um com o outro e achei que nos dois haviam detalhes semelhantes também. E lendo alguns outros comentários por aí, percebi que os dois contos realmente têm coisas em comum, e que a teoria exposta em O Demônio da Perversidade é mais uma vez vista em O Coração Denunciador, sendo assim uma teoria “comprovada”.
É um conto fácil de ser lido e muito gostoso também. A leitura flui muito bem e é rápida. Um ótimo jeito de começar a ler Poe e conhecer a sua escrita e forma de criar histórias. Um ótimo conto para te deixar interessado em conhecer mais obras dele e também para já conseguir um espaço reservado em seu coração.

10 thoughts on “#12mesesdePoe: O Coração Denunciador”

  1. Olá, Thainá! Lembrei de vir retribuir o comentário que você deixou lá no blog. E também, encontrei seu link lá na Liga… Pela sua resenha, vejo que você percebeu elementos diferentes dos que eu havia percebido. No primeiro parágrafo, quando o narrador fala sobre sua audição incomum, por exemplo. Eu não tinha pensado que era isso que fazia com que ele fosse capaz de ouvir o coração do velho… Acho que ignorei essa parte, pensando mais no ódio e na raiva que ele sentia…
    Foi interessante ver um ponto de vista diferente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *