![]() |
Reprodução: Google |
No dia 25 de outubro, uma terça-feira, a faculdade onde sou aluna decidiu levar nós alunos das turmas de Letras e Pedagogia para conhecer a Bienal, e é claro, não perdi a oportunidade. Ficamos no máximo duas horas, o que não deu para visitar o lugar de maneira mais calma e apreciar as palestras, porém consegui sentir um pouco do gostinho do evento e ficar louca com as promoções e quantidades infinitas de livros.
![]() |
Reprodução: Eu com a Taty! |
Além dos estandes de sebos, faculdades e livrarias famosas, me deparei com um exclusivamente de escritoras daqui de Brasília e tive a oportunidade de conhecer algumas delas. Infelizmente, nem todas estavam lá no dia, mas consegui conversar um pouco com a Tatyana Azev e me encantar pelo livro dela. Prometi a mim mesma que não compraria nada na Bienal, mas a Taty foi tão simpática e teve todo o carinho de me contar sobre a história do seu livro, que não resisti, ganhei autógrafo e até florzinhas na embalagem. Aliás, pretendo lê-lo ainda esse ano e fazer resenha para vocês, estou bem ansiosa.
Nesse estande de escritoras de Brasília também encontrei a Denise Barbosa e conheci o seu livro Balada 80, e admito que o enredo me chamou bastante atenção, pretendo adquiri-lo em breve e posteriormente contar um pouco mais para vocês.
Uma das coisas que me chamou atenção nesse estande foi o talento e criatividade das escritoras, e o que mais me chocou foi perceber que eu não conhecia elas. Já havia ouvido falar Marina Oliveira, autora de A Parede Branca do Meu Quarto, mas nunca tinha parado para realmente apreciar o enredo da obra. Ela não estava lá no dia que fui, mas está entre as escritoras que pretendo conhecer o trabalho no ano que vem. E aí já vem a primeira meta de 2017: ler/conhecer mais autoras brasileiras.
![]() |
Reprodução: Biblioteca pessoal |
A entrada é de graça, e como as portas estão abertas para qualquer público, também é liberado levar aquele lanche na mochila. E eu aconselho que leve. Por mais que tenha barracas do lado de fora e de dentro com todo o tipo de lanche e bebidas para comprar, para quem gostaria de economizar e gastar o dinheiro extra em livros é melhor levar o seu. Ainda mais que, em como qualquer outro evento, os alimentos lá acabam sendo um pouco acima do preço normal, um pouco mais salgados. E é claro, não esquecendo também de levar água, já que o lugar é grande e tem bastante espaço para andar.
Ao total eu só comprei um livro, mas ganhei vários marcadores e também um conto. Mas, o que importa é a experiência, não é? E a minha foi fantástica! Admito que na próxima vez preciso ir com mais organização e dinheiro no bolso, porque as promoções são muito boas, dando para encontrar livros de até R$3,00, é uma loucura! Você encontra livros de todos os gostos e edições. Eu, particularmente, fiquei louca quando vi vários estandes voltados para a minha área de Letras e recheados de promoções com obras que estão na minha lista de desejados há tempos.
Ano que vem pretendo ficar mais por dentro das novidades e notícias do evento. Pretendo conferir os roteiros, participações e palestras, e tentar participar das que me agradarem e me chamarem a atenção. Espero que dê tudo certo e eu consiga novamente ir e ficar deslumbrada com tanta coisa legal (e barata) que a Bienal tem para nos oferecer.
Para quem é de Brasília e perdeu o evento, seja porque não ficou sabendo ou porque não teve tempo para ir, se programe ano que vem e tente comparecer. É uma oportunidade única e que nos mantém mais perto da nossa literatura.
Meeeeeu. Sou daí de Bsb. Atualmente moro no interior de São Paulo. Fiquei louca pra ir. Que bom que você gostou. <333
Tenta ir na próxima, poxa. Eu gostei muito, foi incrível!
aiii, que sonho!!!! estande de sebos? eu desmaiava de amor. espero um dia ir na de brasília, que é uma cidade muito bonita! 🙂 a da minha cidade, fortaleza, ia ser agora em dezembro e foi adiada p/ o próximo ano. tragédia! mas bom que junto mais um dinheirinho hahaha
:*** muá!
Sebos são tão amorzinhos, né? Imagine estandes só de sebos e com preços mais amorzinhos ainda. Eita, que chato. Mas ainda bem que dá tempo de juntar mais grana, né? Dá para aproveitar ainda mais!
Oiii! Nossa A primeira Bienal é sempre incrível e cada vez que você vai fica melhor <3 Se prepara para o próximo ano mesmo, porque tem muitos descontos para aproveitar lá. E realmente é muito legal conhecer novas autoras e principalmente se elas forem nacionais! Também pretendo focar nos livros nacionais no próximo ano, além do mais temos que ler o que é nosso né!? Hahah Acabei de conhecer o seu blog e já amei, estou seguindo para não perder mais nada <3 Aiin que amor você fazer letras, é um curso que estou querendo fazer 😀
*Beijokas -Hellen Barros.
http://www.apenasgiz.com.br
Concordo! Acredito que acabamos dando muito valor aos autores internacionais e esquecemos dos daqui, que estão tão perto e são também tão mágicos como os outros, além de ser mais fácil ter uma "resposta" deles.
Obrigada! Se tiver alguma dúvida sobre o curso, pode me procurar. E pode esperar que ainda vou falar muito sobre ele por aqui.
Guria do céu nunca fui a uma Bienal do Livro, mas sou louca de vontade de ir. Mas sei que não adianta eu ir falida ou vou passar raiva e voltar deprimida. Adorei sua experiência e com certeza na próxima oportunidade, me programarei e irei, pois sei que valerá super a apena.
Te entendo, moça! Até porque eu mesma passei raiva, já que não podia comprar nada, hahaha. Dá um dor no coração, sabe? Ver aquele tanto de livro, bom e barato, só precisando de um lugarzinho pra ficar.
🙁
Olaa, ja fui em alguma bienais! Adoro livros e adoro ler. Sua experiencia foi bem legal e empolgante, ate fiquei com vontade de ir novamente.
Bjuss
Bienais são só amor! Pretendo ir novamente também, tanto para ter novas experiências, como também para gastar mais, rs.
Sempre que dá vou na Bienal de SP, adoro viajar pelo mar de estandes! haha, foi muito legal o fato de vc ter prestigiado escritores de onde você é, poucas pessoas fazem isso, e com certeza você vai fazer a diferença pra essa moça, Tatiana Azev, é um incentivo enorme na carreira dela, independente se ela está começando ou não. Ótimo post <3
Sim! Acredito que devemos dar esse apoio aos escritores brasileiros, pois assim só ajudaremos no crescimento e reconhecimento deles, além, é claro, de prestigiarmos literatura nossa.
Olá, nunca fui em uma Bienal, mas tenho um grande interesse, acho muito bacana e quero muito ter uma oportunidade rs. Que legal essa história com a Tay, arrasou. Adorei as fotos de tudo. Um beijo e sucesso sempre, adorei o post.
Esteticando-se
Obrigada! <3 Assim que tiver a oportunidade, vá mesmo! É uma experiência única e incrível, vale muito a pena.
Nossa, nao sabia da Bienal em Brasilia, atualmente estou morando em São Paulo e nunca fui 🙁 Acho muito bagunçado, mas deve ser uma experiência incrível. Eu sairia a louca dos livros cheia de sacolas, certeza! hahaha
Hahaha, eu bem que queria sair cheia das sacolas, mas a falta de dinheiro não deixou. E quanto a organização, aqui em Brasília foi tudo bem organizado, sem bagunça ou tumulto. Achei a organização do evento muito boa.
Acredita que eu não conhecia essa bienal? Menina, to pasma. Parece ser muito boa, principalmente na parte dos preços. E se todos forem simpáticos como essas autoras foram contigo, nossa… Deve ser algo imperdível mesmo.
É uma pena que eu more tão longe. Quem sabe um dia, né?
Bjs!
Poxa, que pena que mora longe, mas se um dia der para ir, vá! Não sei se todos os autores são assim, mas todos os nacionais que já conversei sempre foram um poço de simpatia.
A primeira bienal a gente nunca esquece, né? Realmente é de enlouquecer qualque amante literário, não só pela variedade mas também pelos preços e a vibe que paira sob o local, é maravilhoso <3
Adorei o post! Beijão guria! Sucesso <3
http://tempestarei.blogspot.com.br/
Verdade, e acredito que as próximas também não serão fáceis de ser esquecidas, hahaha. A vibe do local é realmente maravilhosa, você se sente em casa.
Obrigada! <3
É muito bom né? Lembro da minha primeira bienal no passeio do colégio, nossaaaaaa eu queria comprar todos os livros, haha… não vejo a hora de chagar aboça que vem pra mim aproveitar bastante a bienal aqui no rio e sentir o cheirinho de livro novo em todo que é lugar do evento.
Beijos
Aquele cheirinho de livro novo e de sebo, hummm. <3
Gostaria muito de ter idooo =( da ultima vez que fui era bem pequena 8 ou 9 anos haha sdd do cheirinho de livroooos
Eita, faz muito tempo então? O cheirinho de livros é uma das melhores coisas do evento. <3
Tenho uma vontade enorme de visitar a Bienal (até porque sou amante da leitura e as vantagens que a acompanham).
Moro a uma cidade próxima e mesmo assim não consegui ir em nenhum ano.
Adorei ter compartilhado sua experiência conosco e suas dicas.
Muito sucesso!
Abraço, Maicon.
http://www.maiconac.blogspot.com.br
Poxa, sério? Que pena 🙁
Tenta se programar e ir em algum ano, para nós amantes da literatura é uma experiência maravilhosa, e que deve ser vivida pelo menos uma vez.
Que sonho eu tenha muita vontade ir na Bienal, mas nunca tive como ir. Porém nós amantes de leitura, sempre gostamos de estar atentas as novidades né? Que você possa ir em muitas outras, beijão :*
É sempre bom ficar por dentro das novidades e dos lançamentos. Opa, tomara, hahaha.
Que legal seu post!!
Nunca fui na Bienal.. morro de vontade de ir, mas todo o ano tenho algum compromisso na semana que rola o evento. Vou tentar ir ano que vem.. hhee
Um Beijo, Dani
http://www.danibuenoblog.com.br
Tenta mesmo! É um ótimo evento para quem adora literatura, e ainda dá pra conhecer livros e autores novos.