Literatura

Resenha: “Como Ter Uma Vida Normal Sendo Louca” – Camila Fremder e Jana Rosa

Reprodução: Google


Como Ter Uma Vida Normal Sendo Louca
Autoras: Camila Fremder e Jana Rosa
Editora: Agir
Ano: 2013
Minha classificação:  (2/5)
Misturando humor com dicas no estilo de auto ajuda, as autoras Camila e Jana constroem 30 ensinamentos para ajudar o leitor a contornar (ou evitar) aquelas situações vergonhas que todos passam ao menos uma vez na vida, incluindo aquelas situações famosas como conviver com um amigo que fede, viajar de avião sem ter que continuar uma conversa indesejada com a pessoa do assento ao lado ou até mesmo conviver com aquela tatuagem que você fez na época da adolescência e agora não suporta nem olhar.


Reprodução: Biblioteca Pessoal

As autoras tentam através de situações cotidianas despertar no leitor a parte divertida de tais tragédias. Elas criam ensinamentos para mostrar ao leitor como se deve fugir desses momentos inoportunos e como se deve agir em outros. Não é um livro de auto-ajuda como os demais, pois traz uma proposta diferente com o intuito de mostrar que estamos dando valor à algo que achamos tão necessário, mas, que muitas vezes não é. Há muita crítica por trás das piadas, e esse poderia ser o ponto chave da obra.


Este livro é recomendado para todas as idades, tendo uma leitura que flui de maneira rápida e divertida (para alguns). É aquele tipo de livro que você poderá ler em qualquer ocasião, seja dentro de um ônibus, enquanto espera ser chamada na consulta ou até mesmo para evitar que um desconhecido puxe assunto com você. E claro, não podemos esquecer que a cada ensinamento há junto um desenho que ilustra o começo do capítulo.


Reprodução: Biblioteca Pessoal

Minha opinião
Talvez essa tenha sido a resenha mais difícil de se fazer, já que não gostei nada do livro. Acabei classificando com duas estrelas, pois, admito que devo ter dado umas duas ou três risadas durante a leitura e o último ensinamento realmente fala de algo importante e que poderá ser levado para a vida. O ensinamento 30, esse da foto acima, foi o único ponto positivo da leitura, já que dissertam sobre a falsidade nas redes sociais e a “felicidade” exposta através de uma foto ou status, a necessidade de mostrar a sua vida para pessoas que às vezes você desconhece ou nem tem mais tanto contato. Tirando isso, o resto trouxe uma experiência ruim para mim.
Eu peguei esse livro justamente porque achei que seria uma leitura leve e divertida, e que traria muitas risadas em um momento tão intenso pelo qual estou passando, que é o TCC. Porém, me enganei bastante e acabei só passando raiva com a leitura. 
Eu comprei o livro há uns 3 anos, quando eu tinha uma cabeça totalmente diferente da que tenho agora, então, imagino que se eu tivesse lido logo depois da compra teria sido uma experiência totalmente diferente, e eu poderia até mesmo ter amado o livro. Mas, atualmente tenho 21 anos, sou feminista e piadinhas gordofóbicas mexendo com a auto estima da mulher (que são muito presentes) não fazem eu me sentir confortável. Esse foi o pior ponto do livro: as piadas. Sempre enaltecendo as mulheres magras e colocando para baixo aquelas com um peso acima do “padrão”, ficando bem claro que as gordas não são aceitas e que para se ter uma vida de sucesso e um relacionamento duradouro você deve ser magra (WHAT?).
Outra piada que me incomodou foi o jeito que as autoras colocaram as mulheres umas contras as outras. Em um dos ensinamentos somos “influenciadas” a ser paranoica, insegura e ciumenta ao extremo. É descrito como fazer para saber tudo sobre a vida do namorado e até mesmo da ex do cara, deixando claro que se alguém terminou com o homem é porque ele esconde algum defeito imensurável e impossível de se aturar. Mas, afinal, quem não tem defeitos? E relacionamentos não podem acabar simplesmente porque as duas pessoas não deram certo? Realmente tem que haver um motivo grandioso para isso acontecer?
Chega a ser surreal quando “ensinam” a como fazer o seu namorado se apaixonar novamente pela ex. E sim, você não está lendo errado. Elas mostram passo-a-passo como arrumar uma nova namorada para o seu parceiro. Eu ria friamente, mas no fundo ficava bastante preocupada com que algum leitor pudesse achar isso totalmente normal e saudávelEntão, por favor, vamos refletir sobre os nossos atos e pensar antes de dar uma passo que poderá mudar tudo negativamente.
Eu poderia falar muito mais sobre o que achei desse livro, e seriam coisas muito negativas. Mas, acredito que o mais importante foi mencionado e que expressei de forma não agressiva a minha opinião. Não estou dizendo para ninguém ler esse livro, pelo o contrário, você pode ler e achar as piadas as mais engraçadas que já viu, só peço para tomar cuidado com essas ideias mascaradas de piadas. Não é sadio e muito menos engraçado.

4 thoughts on “Resenha: “Como Ter Uma Vida Normal Sendo Louca” – Camila Fremder e Jana Rosa”

  1. Oi! Quando vi seu link lá no grupo do Facebook vim correndo ler pois você já tinha dito que não havia gostado muito, então quis saber logo por que. E porque meu interesse nisso? Bem, já faz mais de um ano que comprei este livro e NÃO CONSIGO LER! Hahaha. Assim como vc, pensei que seria um livro legal, engraçado e tal, mas achei super idiota, tanto que não cheguei nem na metade eu acho. Achei infantil demais e ao mesmo tempo tosco, sinceramente tão tosco que nem sei explicar kkk. Agora essa última dica que vc postou até parece interessante, depois vou pegar meu livro e pular pra essa parte kkkk
    Obrigada pela resenha e por fazer eu me sentir melhor sabendo que não somente eu detestei esse livro (joguei dinheiro fora, sorte que foi baratinho kkkk). Beijoka!
    http://www.teoriasfemininas.com.br

    1. Obrigada você! Pelas resenhas que andei lendo, eu vi muitas meninas adorando esse livro, por um momento pensei que o problema estava em mim por não ver a graça naqueles ensinamentos. Fico feliz em saber que não sou a única. Sinceramente, não sei como consegui terminar, porque foi muito difícil dar continuidade nessa leitura. Mas, quando tiver um tempinho, lê sim o último ensinamento do livro, é a única parte que vale a pena perder um tempo lendo.

  2. Eu juro que fiquei com medo de ler sua resenha e ver elogios haiuhahauihuihauih
    Eu não gostei do livro e até achei a proposta interessante, mas NA SINOPSE.
    Não consegui chegar nem na página 40 rs

    1. Ai, miga, ainda bem que não fui a única que não gostou, fiquei foi com medo da reação de vocês. Ainda bem que são todas positivas até agora. ♥
      Eu terminei com muito custo, mas, realmente, a proposta só é boa na sinopse, porque por dentro o livro chega a ser ridículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *