Eventos Literatura

Literatura Por Mulheres: a importância da valorização de escritoras

Olá leitores!

Em comemoração ao Dia da Mulher, ocorreu no último sábado, dia 10 de março, em Brasília o belíssimo evento Literatura Por Mulheres, organizado pelos blogs Academia Literária DFLeitora Sempre e Ponto para Ler, com o apoio do SESC. A mediação do debate ficou nas mãos da autora Patrícia Baikal; e como autoras convidadas tivemos a presença de Kássia MonteiroCristiane Sobral e Lorena Nery.


O debate centrou-se em alguns temas essenciais: as dificuldades que uma escritora supera para conseguir ingressar no mercado literário; o machismo que ainda há dentro da literatura; e a ausência de obras escritas por mulheres nas estantes dos leitores e nos catálogos das editoras. Houve muita conversa, reflexão, trocas de experiências e aprendizados. Algo que durou três horas, mas que pareceu durar apenas alguns minutos de tão envolvente e fluido que a tarde foi. 

Reprodução: Biblioteca Pessoal

Ao longo do bate-papo houveram pausas para a realização de perguntas da platéia, uma oportunidade onde adentramos na vida e experiências das convidadas, e de sorteios, o qual consegui ser a felizarda de um (mostrarei o que ganhei no Instagram). Após a discussão, cada autora tinha seu próprio espaço para divulgar suas obras, conversar conosco em forma mais particular e ainda nos presentear com um autógrafo. Voltei para casa com exemplares de todas. Pretendo em breve lê-los e dividi-los com vocês.


Posso afirmar que sai de do local inspirada e com vontade de contar as minhas histórias para o mundo. Eu já escrevo, mas não com tanta disciplina e organização como as próprias autoras nos revelaram que fazem. Mas saber como são as rotinas de escrita e as inspirações para a criação dos textos fez com que eu repensasse muitas das minhas ações e quisesse urgentemente colocar minhas ideias no papel. Palavras que servirão como base de motivação e uma espécie de “empurrão” para assim seguir em frente e não desistir da escrita.


Aprendi muitas coisas com todos que me rodeavam, mas ainda melhor foi ter esse contato íntimo e de aproximação com as convidadas, aquele contato que nos deixa com orgulho de sermos leitoresA simplicidade e carisma dessas mulheres fizeram com que eu me sentisse amiga e acolhida por elas, e acredito que isso foi o que deixou tudo mais aconchegante.

Reprodução: Biblioteca Pessoal – Nas fotos de cima temos, da esquerda para direta, as autoras Patrícia Baikal e Cristiane Sobral; nas fotos de baixo temos, em ordem, as autoras Kássia Monteiro e Lorena Nery

Mas afinal, por que eventos assim são tão importantes?
Eu nunca havia ido em um evento desse tipo. Já tinha ido, há dois anos atrás, na Bienal de Brasília, mas não é igual e nem parecido. Na Bienal daqui eu apenas vi estandes e promoções. Em apenas um estande específico pude conhecer autoras da minha cidade e conversar rapidamente com algumas, mas nada tão profundo ou com trocas tão significativas. Foram apenas contatos rápidos e um lugar com fim para vendas e divulgação. Entretanto quando há uma data centrada para se debater sobre livros o intuito é diferente e o resultado é gratificante.


Não digo que eventos especializados em literatura sejam apenas para vendas de livros, e está errado quem pensa assim. Porém quando não há debates ou palestras para entreter e conectar o público, o resultado se torna monótono e algo que poderia ser feito livremente na Internet, por exemplo. Na Bienal de Brasília em 2016 aconteceram algumas palestras, mas admito que não participei de nenhuma, pois o meu tempo estava curto. Então, nesse quesito, que fique claro que debati sobre organizações no geral, nenhuma específica.


Eventos com foco em literatura são criados para propagar e expandir o gosto pela leitura; são feitos para espalhar mais autores nacionais por aí e apresentá-los para aqueles que ainda não os conhecem; tem o intuito de incentivar a leitura entre os mais jovens e/ou mais velhos e trazê-los para esse mundo tão mágico e estimulante; acontecem para conhecer novas pessoas e trocar experiências, para compartilharmos o que mais adoramos com alguém que também tem o mesmo amor que o nosso. Um lugar de segurança, troca e compartilhamento. Um lugar onde você conhecerá pessoas, fará amizades e levará as conversas consigo para a vida.


E o mais importante: o Literatura Por Mulheres não teve apenas o intuito de debater sobre literatura de um modo geral, mas abriu um espaço às escritoras e demonstrou que todas merecem reconhecimento, respeito, admiração e força. E esse foi o ponto forte do evento e o porque eu digo que precisamos de mais organizações assim. Precisamos de um lugar onde possamos ter liberdade para conversar sobre o meio literário e as dificuldades que mulheres enfrentam ali, sejamos homens ou mulheres. Precisamos ouvir pessoas que passam por isso todos os dias e que nos trazem ensinamentos para agregar ainda mais em nossas vidas como leitores e como seres humanos. Precisamos dar espaço em nossas estantes e nas leituras às novas (e clássicas) escritoras, principalmente as nacionais e independentes. Precisamos fazer isso e começar desde já! Pois se não mudarmos o nosso hábito de leitura e agregamos mais obras feitas por mulheres em nosso repertório, então quem fará isso? A mudança começa por nós!


Agradeço aos blogs que se empenharam em trazer essa oportunidade magnífica para os leitores de Brasília e nos proporcionaram essa experiência, ainda mais em um mês tão significativo para todas as mulheres do mundo. E aproveito esse espaço para pedir por mais oportunidades assim em nossa cidade, seja nos meses de março ou em quaisquer outros do ano. Espero que mais eventos literários sejam feitos e que sempre estejamos conectados pela literatura. E, claro, também espero que mais autoras nacionais sejam reconhecidas, lidas e compartilhadas, para assim mais escritoras terem a oportunidade de trazerem à luz suas histórias.

Me acompanhe nas redes sociais:

4 thoughts on “Literatura Por Mulheres: a importância da valorização de escritoras”

  1. Oi Thainá!

    Você entendeu 100% o espírito do evento, fico muito feliz que o bate papo tenha causado essa sensação em você! Estamos sempre trabalhando para divulgar escritores locais e debater a literatura, mas quando uma pessoa como você sai com esse sentimento do evento é sinal de que cumprimos a nossa missão, mas esse é só o começo!
    Queremos abrir cada vez mais espaço para a literatura nacional e, principalmente, local. Como você disse, se nós não mudarmos nosso hábito e começarmos a olhar para o que é produzido aqui, ninguém vai olhar.
    Muito obrigada pelo voto de confiança! E aguardamos você nos próximos debates!
    Beijos!

    1. Oi, obrigada pelo comentário!
      Eu me senti muito bem no evento e levei comigo ensinamentos e reflexões maravilhosas. É incrível como um bate-papo pode mudar a sua visão e opinião sobre a literatura e ver onde está o erro: em nós mesmos. Acho muito importante valorizar as autoras, principalmente as nacionais, e por isso luto para divulgá-las com mais afinco por aqui. Então quando vi a proposta do evento de vocês fiquei muito empolgada. O mais legal foi sair de lá cheia de conhecimento e ter a oportunidade de conhecer todos vocês! Quero muito participar dos próximos!

  2. Deve ter sido um evento muito incrível. A Patrícia Baikal é uma autora incrível. Já tive chance de ler o primeiro livro dela e é maravilhoso. Eu tento sempre dar prioridade e ler autoras mulheres. Acho que ainda precisamos de muito mais destaque pras autoras do mundo afora.

    Vidas em Preto e Branco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *