Ganhador na categoria Revelação no prêmio Aberst em 2023 e vencedor na categoria Melhor Enredo no prêmio Ecos da Literatura em 2022, o livro O Homem que Explodiu o Presidente já vem conquistando leitores de suspense/thriller há um tempo.
Por exemplo, eu conheci o livro por conta de um amigo que o leu e o adorou. Logo em seguida, o autor entrou em contato comigo e me presentou com um exemplar, o que me deixou extremamente feliz, principalmente porque foi uma leitura que eu amei fazer e que quero recomendar para todo mundo.
“- O mundo só vai mudar quando alguém explodir tudo. É isso ou então exterminar esses birinight que nem barata. Não tem outro jeito.”
Título: O Homem que Explodiu o Presidente Autor: Thiago Barrozo Quantidade de páginas: 280 Editora Flyve Gênero: Ficção / Suspense e Mistério / Thriller Ano: 2022 Skoob: Clique Aqui Compre:Amazon | Editora Flyve Minha classificação: ★★★★★ (5/5) * Livro cedido pelo autor
Uma ação que muda tudo
Otelo mora com três amigos, tem um emprego que não paga bem e explodiu o presidente. Para nos explicar o motivo da última ação, ele deixa gravações em fitas contando sobre a sua vida, seus novos e velhos amigos e seus traumas irreparáveis.
O estopim – o início antes da bomba relativamente estourar (metaforicamente ou não) – é quando Otelo encontra o bilhete vencedor da Mega Sena em uma camiseta de brechó. Daí surgem dúvidas éticas, como uma questão principal para ele: ficar com o bilhete ou ir em busca de seu verdadeiro dono?
Ao decidir o que fazer, Otelo se encontra no meio de situações inusitadas. Enquanto tenta enfrentar seus demônios pessoais, ele também arquiteta uma maneira de se sentir livre das dores que nunca passam.
Com grandes citações a Shakespeare por parte do narrador-protagonista, a aventura de Otelo nos faz lembrar do filme e da série Fargo, pois você ri, mas também se sente encurralado pela atmosfera e ambiente claustrofóbicos que nunca parecem dar certo.
“Shakespeare estava certo: a maioria de nós atira o passado no abismo, mas nunca se inclina pra conferir se ele está morto de verdade.”
Reprodução: Biblioteca Pessoal
O Homem que Explodiu o Presidente é engraçado, mas sem perder a mão
Li esse livro em três dias, porque senti uma dor de cabeça e não consegui terminar em dois. A minha vontade era não parar a leitura, ler tudo de uma vez só e matar a minha curiosidade sobre as ações de Otelo. Afinal, como ele chegou até o presidente e por quê essa vontade de acabar com a vida do cara?
A narrativa se desenvolve com uma sucessão de acontecimentos inesperados, no melhor estilo Fargo, o que me deixava ainda mais desesperada pelas fitas finais. Eram personagens inusitados aparecendo, situações esquisitas acontecendo e mini desfechos que faziam meu coração bater mais rápido, tudo isso mesclado ao meu envolvimento com os personagens, já que me apeguei a todos.
Otelo, Celembra, Maria Flor, Vivian, Bira e Francês me ganharam desde suas primeiras aparições, fazendo assim com que eu temesse pelo destino de cada um. Eles que me fizeram rir, me deixaram apreensiva e aqueceram o meu coração com essa amizade e carinho inusitados. Também me deixaram revoltada e triste com momentos de suas histórias, o que ajudou para que eu torcesse para cada passo deles, principalmente, claro, do Otelo.
Por isso, eu digo que me surpreendi muito com o livro, porque ele me trouxe sensações que eu não esperava. No final, só pude sentir saudade dos meus amigos e de como tudo finalizou. A escrita do Thiago é magnética e os seus personagens nos compram muito fácil, sendo o livro um prato cheio para uma ótima leitura.
Vocês já leram esse livro ou têm vontade? 💬
✨ Se você gostou da resenha, compartilhe com alguém que você gostaria de ler esse livro junto. 💬 E deixe um comentário sobre o livro ou a resenha, dizendo o que mais te deixou curioso pela história.
Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.