Literatura

Resenha: “O exercício da incerteza” – Drauzio Varella

O exercício da incerteza é exatamente sobre o que seu subtítulo diz: memórias. Memórias sobre a vida pessoal (seu crescimento, sua família) e profissional (desde a faculdade até o momento) de Drauzio Varella. Conhecido por compartilhar informações preciosas da área médica, Drauzio se tornou um querido da população brasileira com suas aparições em programas de TV, rádio e, agora, na Internet. Mas você sabe como ele entrou para a mídia (e as críticas que sofreu de seus colegas de profissão por isso)?

Portanto, esse é um livro rico em informações históricas e da área da saúde, trazendo uma linguagem fácil e que não dificulta em nada para quem não é da área (assim como eu). Drauzio consegue fazer até mesmo os termos médicos se tornarem encantadores em sua escrita.


Leia também: Cartas para minha avó, de Djamila Ribeiro

Título: O exercício da incerteza
Memórias
Autor: Drauzio Varella
Quantidade de páginas: 296
Editora Companhia das Letras
Gênero: Não-Ficção / Biografia, Autobiografia, Memórias
Ano: 2022
Skoob: Clique Aqui
Compre: Amazon
Minha classificação: ★★★★★ (5/5)
* Livro cedido pela editora

A história pelos olhos de Drauzio Varella

Que o Brasil tem muita história para contar, disso já sabemos. Mas vê-la pelos olhos de Drauzio Varella faz com que sintamos ainda mais o peso de cada ferida, de cada acontecimento sofrido, assim como também sentimos os momentos felizes.

Entre os acontecimentos, cito aqui alguns que mais me marcaram: Drauzio estava presente durante a criação do SUS e nos conta sobre esse fato com detalhes impressionantes; há também os momentos apreensivos da 1° Guerra Mundial e da Ditadura; e as fatalidades ao redor das epidemias, do câncer, da aids e do covid. Tudo isso interlaçado com a medicina, é claro.

Mas não para por aí. Um dos pontos mais marcantes para mim e que não saiu da minha cabeça foi a sua experiência em presídios e, em especial, no Carandiru. O seu tato da relação entre médico e paciente, que muitas vezes me emocionou, ao mesmo tempo que sentia desespero pelos lugares e situações narrados.

Drauzio tem uma maneira única de contar suas histórias, e isso me encantou. A linguagem fácil e acessível faz com que o livro seja fluido e rápido, sem tirar a beleza e o peso das informações ali contadas. São 60 anos de carreira e de histórias, o que por si só já transforma o livro em uma preciosidade da nossa história brasileira. Um verdadeiro ouro da nossa literatura.

Reprodução: Biblioteca Pessoal

O exercício da incerteza é informativo e enriquecedor, mas também por vezes doloroso

É engraçado quando um livro escolhe a gente, né? Esse aqui me olhou da estante, peguei pra ler e adorei desde as primeiras páginas. O Drauzio tem esse jeito incrível de contar histórias, esse magnetismo. E o que eu achei mais incrível foi como ele mesclou a história da sua vida pessoal com a profissional.

São 60 anos de carreira, então ter contato com sua experiência e com momentos importantes para a história mundial foi uma sensação surpreendente. Sou leiga em vários termos, mas adorei que fluiu muito bem apesar disso. Mesmo não sendo da área, foi ótimo ter contato com o surgimento de várias transformações da medicina, inclusive em momentos tão desesperadores e dolorosos.

Também adorei que o Drauzio fala sobre medicamentos e desmistifica o bom uso deles, ao mesmo tempo que fala também sobre o que realmente auxilia na saúde. Um dos capítulos que mais me tocou é quando ele fala sobre as mulheres, seja as que estão presas nos presídios, seja as que estão fora cuidando de tudo para todos. O Drauzio consegue falar sobre a dor como ninguém, o que torna muito de sua narrativa algo bonito, mesmo que triste. Eu só queria devorar o livro, sem interrupções pra trabalhar, comer ou dormir.

Vocês acompanham o Drauzio por aí, nas redes? 💬


✨ Se você gostou da resenha, compartilhe com alguém que você gostaria de ler esse livro junto.
💬 E deixe um comentário sobre o livro ou a resenha, dizendo o que mais te deixou curioso pela história.


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest


Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.

2 thoughts on “Resenha: “O exercício da incerteza” – Drauzio Varella”

  1. Eu AMO a sensibilidade do Drau.
    Eu ainda não li este livro (sua resenha me deixou com mais vontade ainda!), mas li os outros dele e gostei muito (recomendo, inclusive).
    Acho esse registro que ele fez muito importante para todos os brasileiros.

    Um beijo,

    1. Eu sou doida pra ler os outros livros dele! Principalmente aquela trilogia que tem ligação com os presídios, sabe? O Drauzio é daquelas pessoas que dá vontade de guardar no potinho, essa foi a sensação que fiquei depois de ler esse livro. É de uma humanidade e inteligência incríveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *