O Monstro Debaixo da Minha Cama foi publicado inicialmente em formato digital, que foi o que eu li. Nesse meio tempo, a HQ foi vencedora da 2ª Edição do Prêmio Geek de Literatura e indicada ao 33º Troféu HQMix nas categorias: Publicação Independente Ed. Única e Novo Talento Roteirista.
Com isso, em 2023, finalmente chegou em nossas mãos a versão física publicada pela Pipoca e Nanquim. Mesclando o preto e branco com pontuais detalhes em rosa, a HQ aborda o abuso infantil e a violência doméstica de forma lúdica, mas sem deixar de lado a crueldade de tais atos.

Leia também: Desconstruindo Una, de Una

Título: O Monstro Debaixo da Minha Cama
Autor: Luckas Iohanathan
Quantidade de páginas: 100
Editora Pipoca e Nanquim
Gênero: Ficção / HQ, comics, mangá / Fantasia e Mistério
Ano: 2023
Skoob: Clique Aqui
Compre: Amazon
Minha classificação: ★★★★★ (5/5)
Os monstros que assombram nossas crianças
Lucy é uma criança sozinha que tem apenas seus brinquedos como amigos, com quem conversa e recebe conselhos. Ela vive de forma lúdica, tentando reprimir todos os traumas e abusos que vive dentro de casa. Entretanto, sem o apoio até mesmo de sua submissa mãe, Lucy vai se desprender tanto da realidade que será difícil voltar.
A HQ O Monstro Debaixo da Minha Cama é pesada e choca por se tratar de um tema vivenciado na realidade de diversas famílias, de maneiras e em lares que mal imaginamos. Aqui, a ajuda parece distante demais, o que gera desespero em Lucy e no leitor.
Nisso, há o poder do masculino, um poder quase invencível e inquebrável. É uma história que mostra como todos podem se transformar em monstros e que esses monstros não permanecem apenas embaixo das camas.
TW: é uma história sobre abusos e violência doméstica, então muito cuidado ao ler.

O Monstro Debaixo da Minha Cama traz os traumas de Lucy e de outras meninas
Que pedrada! Já esperava algo pesado pelo teor da história, mas ainda me surpreendi com os atos dos personagens e o desfecho da trama.
Além da arte ser bastante expressiva e combinar com o sombrio da história, a forma como os monstros são desenhados e sobre quem eles são fazem com que até a gente sinta arrepios quando aparecem. Inclusive, achei a história até um pouco lúdica, sendo perfeita para fazer parte de didáticas educacionais.
Li a HQ pelo Kindle e a falta de cores não afetou minha experiência, mas, mesmo assim, acredito que isso nem deva se comparar a experiência de ter as cores. Por isso, no futuro quero muito reler essa história na versão física e conhecer a outra HQ do autor, que já espero ser tão tocante quanto.
Com isso, O Monstro Debaixo da Minha Cama foi uma leitura que me deixou sufocada, com aquele nó na garganta, mas que também me fez entender o quanto histórias assim ainda são tão necessárias para abrirmos nossos olhos. Lucy não teve a ajuda e o amparo que necessitava, mas podemos contribuir para que isso não se repita com outras Lucys.
Vocês já leram essa HQ ou outra com tema similar? 💬
✨ Se você gostou da resenha, compartilhe com alguém que você gostaria de ler esse livro junto.
💬 E deixe um comentário sobre o livro ou a resenha, dizendo o que mais te deixou curioso pela história.
💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest
Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.

