Literatura

Resenha: “John Lennon, A vida” – Philip Norman

John Lennon – A Vida. Autor: Philip Norman. Editora: Companhia Das Letras. Ano: 2009- Minha classificação: ★★★★★

SOBRE O LIVRO
 John Lennon – A vida, é a biografia definitiva sobre John. Conta-nos todos os momentos de sua vida com incríveis detalhes e com depoimentos vindos diretamente de Yoko Ono, Sean Lennon, Paul McCartney e de outras pessoas que passaram por sua vida.
 Nos é dado informações que começam desde o nascimento de John e que vão até o dia de sua morte, nos envolvendo também em acontecimentos que ocorrem até mesmo antes de seu nascimento. Com detalhes, nos conta como eram seus pais e suas famílias. A história de como sua mãe Julia conheceu e se apaixonou por seu pai Freddie, e de como o amor recebeu a reprovação da família de sua mãe, o casal sendo assim obrigado a ter um casamento às escondidas. Julia ficando grávida, a separação do casal e sua briga pela guarda do pequeno John.
 Nos conta seu ingresso na escola, suas amizades e travessuras, de como conheceu os outros Beatles e de como aconteceu a ideia de criar uma banda. Nos é revelado detalhes de sua parceria e amizade com Paul McCartney, e brigas e desavenças entre eles. Sua primeira namorada e seu primeiro filho, Julian Lennon. Seu primeiro encontro com Yoko Ono, sua vida ao lado dela e o nascimento de seu outro filho, Sean Lennon. Até mesmo sua polêmica sobre os Beatles serem mais populares do que Jesus.
 Conhecemos um outro lado de John. O lado beberrão, sentimental e até preconceituoso. O seu lado inseguro e o seu medo de ser abandonado pela pessoa que mais amava. Sua entrada no mundo das drogas e de como superou seu vício. Vemos o sofrimento pelo qual passou ao perder sua mãe, e sua relação de pingue-pongue com seu pai. E o que levou a separação dos Beatles. Percebemos que por trás daquele homem brincalhão, muitas vezes era um cara triste.
 O livro é recheado de fotos no centro, que vão de John pequeno até seus últimos anos. Fotos belíssimas e com uma ótima resolução, sendo assim o que mais me chamou a atenção quando o vi. 

MINHA OPINIÃO
 Sou uma grande fã dos The Beatles e de John Lennon. Sou uma admiradora de seu trabalho e de sua vida, e logo que vi essa biografia na livraria tive que imediatamente comprar, mas confesso que por ter quase 900 páginas fiquei adiando por quase um ano a leitura. Mas felizmente no começo do ano consegui pegar pra ler, e fico me perguntando porque não fiz isso antes.
 A história de vida do John é incrível! E saber com o máximo de detalhes sobre o seu ídolo é uma sensação maravilhosa. Muitas coisas me deixaram muito brava, saber que ele traiu sua primeira esposa e que não dava a mínima para seu filho Julian me deixou muito decepcionada, principalmente o jeito com que ela era tratada, entretanto, seu amor por Yoko me fez ter a conclusão da duvida de todos os fãs sobre o fim da banda.  E não, eu não acho que a Yoko tenha sido o motivo da separação dos Beatles, e isso fica explícito nesta leitura.
 O preconceito dele também não me agradou, digo o mesmo sobre sua bebedeira e sua dependência de drogas. Mas consegui me identificar com o John em outras partes. John era uma pessoa totalmente insegura, que é até difícil de acreditar quando vemos o tamanho de seu talento. Era inseguro na musica e em seu casamento com Yoko. Ele a amava tanto, que tinha como maior medo ser deixado. Também era extremamente carente e necessitava de toda atenção que Yoko poderia te dar. Poderia até mesmo compara-lo com um bebê, mas não sei se ficaria exagerado, afinal, a necessidade dele por afeto e atenção eram exageradas.
 Conseguimos enxergar através de Philip, como o John era como pessoa e não como um Beatle. Indico com força pra quem gosta de ler biografias e pras fãs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *