Literatura

Resenha: Saga Encantadas – Sarah Pinborough

Saga Encantadas. – Autora: Sarah Pinborough. Editora: Única. Ano: 2013-2014
 Olá pessoal! Hoje trago pra vocês uma resenha sobre os três livros da Saga Encantadas. Pra quem não sabe ou nunca ouviu falar dessa trilogia, ela retrata os contos de fadas de uma maneira bastante diferente. Além de interligar vários contos transformando tudo em uma só história, também nos mostra um lado diferente das princesas que conhecemos.
 Vamos de resenha? Lembrando que não contarei a história completa dos livros, somente irei dar uma prévia e deixarei o final à descoberta de vocês.

“Veneno” (#1) – Sarah Pinborough – Minha classificação: ★★★
 “Veneno” é o primeiro livro da Saga Encantadas. E como a capa nos mostra, a história principal é a da Branca de Neve.
 Lilith, sua madrasta, é uma mulher fria, rancorosa e invejosa. Foi obrigada a se casar com o rei quando ainda era muito jovem, sendo mais jovem até do que Branca de Neve. Enquanto Branca de Neve é uma mulher forte, independente e de uma beleza exuberante, que adora cavalgar e ir de encontro aos seus amigos anões na floresta.
 Após a partida do Rei para a guerra, Lilith se sente poderosa em seu posto de Rainha e no comando para dominar seus súditos. Sua inveja por Branca de Neve se torna incontrolável, e o momento se mostra perfeito para fazê-la sumir de seu reino e de sua vida. 
 Contata um caçador, exigindo-o que traga o coração de Branca de Neve. Porém, ao encontrar Branca de Neve, o caçador se sente atraído e incapaz de mata-la. Então, ao encontrar um animal morto na floresta, pega seu coração e o leva até a Rainha. Infelizmente sua tentativa de ajudar Branca de Neve não dá certo, e ao descobrir, a Rainha o transforma em um rato. Depois de seu plano ter sido um fracasso, a Rainha decide ir ela mesmo ao encontro de Branca de Neve, levando consigo uma maçã envenenada e concluindo o seu objetivo. Pelo menos por enquanto.



“Feitiço” (#2) – Sarah Pinborough – Minha classificação: ★★★★
 “Feitiço” é o segundo livro da Saga Encantadas, tendo como foco a história da Cinderela.
 Cinderela é uma garota mimada que só pensa em um dia se casar com um Príncipe. Ela sonha em conhecer o castelo e toda a sua beleza. Não gosta de sua meia irmã e nem de sua madrasta, e culpa seu pai por ter se casado novamente.
 Como no conto original, Cinderela deseja ir ao baile e conhecer o Príncipe, mas seu pai a proíbe. Quando conhece uma fada madrinha, encontra nela um meio de ter o seu desejo realizado, mas em troca dessa magia terá que realizar um favor. Ao ir embora do baile, Cinderela deixa o seu sapatinho de cristal para trás. O Príncipe, que ficou encantado e apaixonado pela tal garota misteriosa, encontra o sapatinho e através dele vai em busca de sua amada.
 Depois de todas as buscas e de finalmente ser encontradaCinderela se casa com o Príncipe e vai morar no palácio, aonde será feito o favor para a fada madrinha. Cinderela então percebe que nem tudo que desejava era rosas.
 Nos é revelado também como termina a história entre Branca de Neve e sua madrasta Lilith.


 “Poder” é o terceiro livro da Saga Encantadas, e tem como foco a história da Bela Adormecida.
 Um Rei preocupado com as atitudes de seu filho, decide mandá-lo para uma aventura tendo como objetivo encontrar um reino a muito tempo perdido pela floresta, contando com a ajuda do melhor caçador do reino. 
 Em seu caminho, o Príncipe e o caçador encontram uma cabana que está sendo atacada por lobos. Ao irem de encontro a cabana para oferecerem ajuda, conhecem Petra e sua avó. Petra, ao ficar sabendo dos planos de ambos, decide se juntar a eles e ajuda-los a atravessar a muralha de matos e espinhos que cercam o tal reino perdido. Quando atravessam, se deparam com um vilarejo silencioso e vazio, ou mais precisamente adormecido. Avistam um castelo, e lá encontram uma princesa que também está adormecida. O Príncipe logo se sente encantado pela belíssima Princesa e decide beijá-la, enquanto o caçador ao mesmo tempo estaca o ferimento no dedo da moça. E então, a Princesa é acordada e o vilarejo é despertado.
 Depois de acordarem a Princesa Bela, acontecimentos estranhos começam a acontecer na vila e no castelo. Descobrindo-se então, que na verdade, a Bela também é a Fera.


MINHA OPINIÃO

 Eu adorei! Foram os primeiros livros que comprei por causa da capa e não me arrependo. Sou apaixonada pelas capas, acho simplesmente maravilhosas, mas o conteúdo não fica em nenhum momento a desejar. Adoro contos de fadas e histórias de princesas, sou fascinada por esse mundo mágico, e ao ler a história não tive reação diferente. Realmente é uma história sexy e de prender a respiração. Se conhece um lado diferente e até obscuro desses contos que somos acostumados a ouvir quando criança. Conhecemos também o lado dos vilões, que nem sempre são o que imaginamos. E ainda temos surpresas de personagens que não pensaríamos encontrar entre as histórias. É um livro destinada exclusivamente pra acabar com aquele pensamento de “Acabou com a minha infância” e comentários semelhantes.
 Aliás, não vemos apenas princesas e suas madrastas. Vemos também outros personagens, como: Aladdin, Chapeuzinho Vermelho e o Lobo, a Fera e até Robin Hood.
 Uma observação importante: o livro narra com detalhes momentos íntimos dos personagens. Foi minha primeira leitura com esses tipos de detalhes, então não sei dizer o nível ou comparar com outros livros semelhantes, mas não foi algo que me incomodou. A autora narra explicitamente as cenas de sexo entre os protagonistas. Pra quem não gosta desse gênero de leitura, poderá se sentir meio desconfortável ao ler.



 Esta saga tem uma indicação forte para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, mas admito que não assisto nenhum dos dois. Os detalhes dos capítulos são belíssimos! São desenhos lindos que complementam cada inicio e fim de capítulo.



Nos acompanhe no Facebook!

4 thoughts on “Resenha: Saga Encantadas – Sarah Pinborough”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *