Literatura

Resenha: “O Médico e o Monstro” – R. L. Stevenson

O Médico e o Monstro. – Autor: R. L. Stevenson. Editora: L&PM Pocket. Ano: 2002 – Minha classificação: ★★★★

SOBRE O LIVRO

Mr. Utterson era um homem de aparência fechada, que não sorria. Era um homem de poucas amizades e laços familiares, sendo todos seus amigos de longa data e conhecidos a muito tempo. Morava em Londres, no ano de 18.., e era advogado. Saia apenas quando era preciso. Ia a jantares em casa de amigos quando convidado e aos domingos passeava pelas ruas com seu primo Mr. Enfield.
 Em um desses passeios, ao passarem por uma rua e avistarem um prédio com aparência diferente dos outros, Mr. Enfield comenta sobre uma tragédia que aconteceu a anos atrás envolvendo o homem que morava naquela porta a qual eles estavam parados em frente. Mr. Utterson, curioso, quis saber mais sobre essa história e esse homem misterioso. Então, Mr. Enfield logo contou o que havia acontecido: uma criança estava voltando correndo da casa do médico à noite por aquela rua, e do lado oposto estava vindo um homem – um homem de baixa estrutura, que passava uma sensação horrível para quem o visse de perto, uma sensação de deformidade -. Quando ambos se chocaram no meio da rua, o homem, aparentando não ter apatia nenhuma, agrediu a criança, sem se importar se tinha alguém por perto ou não. Mr. Enfield que estava observando a rua e viu o ocorrido, logo foi apartar a agressão, abismado com a reação do homem perante a criança. Mr. Enfield conclui a história contando que o homem foi obrigado a dar uma quantia de dinheiro para a família da criança. Ao ser questionado pelo nome do agressor, ele diz que o homem se chamava Edward Hyde.
 Intrigado com a história, Mr. Utterson começa a ter pensamentos confusos. A porta da casa onde o tal Edward Hyde morava, era a porta que dava para a casa do médico e amigo Dr. Jekyll. Lembrou-se também, do testamento que o Dr. Jekyll tinha escrito e deixado em suas mãos, em caso de sua morte ou desaparecimento, e com isso, lembrou-se que um homem chamado Edward Hyde era citado como provedor de toda a sua herança.
 Mr. Utterson começa a investigar sobre o paradeiro e o passado de Edward Hyde. Pergunta para o Dr. Jekyll sobre o homem e o porque de seu testamento ser endereçado à ele, não obtendo as respostas que desejava. Era tudo muito estranho e sem pegadas. Hyde em um momento estava ali, atrás daquela porta, mas em outro momento sumia, fugia, desaparecia.



MINHA OPINIÃO

Não me estendi muito na resenha, pois o livro é bem curto, e não queria dar spoilers ou informações de mais. A graça em ler um livro de suspense como esse, é ir descobrindo mais sobre os mistérios através da leitura, então não quero estraga-la falando mais do que o necessário.

 Eu já sabia sobre um pouco da história, mas adorei ler cada página, ter cada momento da leitura. É um clássico, e como todos os clássicos, é indispensável.
 A leitura é rápida e leve. É um livro rápido de se ler, com um final surpreendente. Um suspense indescritível, que te faz não querer parar de ler por nenhum segundo, querendo devorar cada página, pra saber mais e mais da história.
 Esse livro faz parte do Box Horror, feito pela L&PM Pocket, onde reúne 5 livros clássicos de terror: Contos de Fantasmas, Drácula de Bram Stoker, Frankestein, A Tumba e O Médico e o Monstro.
 Espero que vocês tenham gostado da resenha, e me digam suas expectativas ou opiniões sobre o livro. E nos acompanhe no facebook!
Até a próxima!

2 thoughts on “Resenha: “O Médico e o Monstro” – R. L. Stevenson”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *