Curso de Letras

“O que eu curso na faculdade?”

Olá leitores! Hoje venho apresentar pra vocês um projeto bem bacana, criado pela blogueira do Café de Beira de Estrada.
O projeto Blogueiros Universitários consiste em falar sobre os cursos de faculdade, como eles são, quais profissões serão seguidas através deste curso, sua importância e também para tirar dúvidas. Todos e quaisquer blogueiros que sejam universitários poderão participar, basta acessar esse link, ler e se inscrever.
Como vocês sabem, eu já venho dando dicas que ajudarão o estudante de Letras no seu período de estudo, e continuarei, mas agora através desse projeto.

SOBRE O MEU CURSO
Eu curso Letras. O curso de Letras pode ser dividido em: Letras português e inglês, Letras português e espanhol e Letras português, no meu caso, eu fiquei com a parte que não estuda nenhuma língua estrangeira, apenas o português.
Também é dividido em licenciatura e bacharelado. Mas quais são as diferenças destes? Bom, se você optar por licenciatura, você terá aulas que correspondem a sala de aula, ou seja, você estudará para se tornar um professor, não obrigatoriamente, mas fazendo esse tipo de curso você poderá atuar dentro da sala de aula. Enquanto, se você optar por bacharelado, você terá as mesmas aulas que licenciatura, exceto essas que lhe tornam um professor. Resumindo: se você quer ser professor, você terá que fazer licenciatura, porque é nele que se encontram as matérias para lhe tornar um.
Neste curso você irá estudar gramática, muita gramática, cada detalhe, cada regra. Não precisa começar o curso já sabendo 1000% de gramática, como eu, você pode começar sem ter aprendido nada disso na escola (não por falta de competência do professor, mas por falta de atenção do aluno), mas é essencial você terminar a faculdade sabendo como aplicar. Também estudará literatura brasileira, como se comportar em sala de aula, como mestrar uma aula, e por assim vai.. 
Algo essencial para entrar no curso é gostar de ler. Não estou falando que é obrigatório, mas irá te ajudar muito se você for um ótimo leitor. Não apenas na parte de literatura, mas também em qualquer outra. São muitas apostilas, muitos livros, muitos detalhes e muitas regras, você precisa saber de tudo, e para isso, precisa de muita pesquisa.

SOBRE O MERCADO DE TRABALHO
Você pode ser professor de 5º série do ensino fundamental até 3º ano do ensino médio. Dar aulas de português ou de inglês e espanhol (caso opte por uma língua estrangeira durante o curso). Pode também atuar em outras áreas da escola, como diretora, coordenadora, na biblioteca e etc.
Você pode ser escritor. Além de escrever  e publicar livros, poderá trabalhar em redações de jornais, revistas e editoras. Pode também trabalhar como freelancer.
O curso também irá te ajudar em concursos. Se você não pretende dar aulas ou trabalhar em nenhum meio dos que citei, e sim pretende seguir fazendo concursos, a área de Letras lhe trará muito conhecimento. Te ensinará a escrever bem e corretamente. E sabemos que em qualquer concurso ou prova, português e redação contam muito, então, é um ótimo curso pra quem quer ficar apenas nos concursos.

POR QUE EU ESCOLHI ESSE CURSO
Sou apaixonada por livros. Escolhi cursar Letras para poder trabalhar com o que eu realmente gosto, que são livros. Demorei dois anos parada, pensando sobre o que eu queria, até me deparar com esse curso belíssimo. Entrei nesse curso com o intuito de virar revisora em editoras, pra participar do processo dos livros.
Sempre pensei “nunca serei professora” e entrei nesse curso com o intuito de não me render a esta profissão, mas hoje, no segundo semestre, vejo que posso até gostar de dar aula e já estou com outros planos na cabeça. Mas adoro esse curso e não me arrependo de ter escolhido.

Vocês também podem conferir os posts que já fiz sobre Letras: resenha do livro a língua de eulália, dicas de livros de morfologia e linguística e sobre o filme nell.
Participem e nos ajudem a crescer com esse projeto! Em breve farei um post pra tirar dúvidas, então podem me mandar dúvidas nos comentários ou no facebook.
Beijos e até a próxima.

2 thoughts on ““O que eu curso na faculdade?””

  1. Linda sua paixão pelo curso, pelas palavras, não é atoa que o blog carrega esse nome. É uma bela profissão, minha mãe é professora de Português e também cursou Letras, então sei do que estou falando, haha. Ótimo post <3 Tudo muito bem explicado, ps: seu blog é um amor! beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *