Literatura

Resenha: “A tumba e outras histórias” – H.P. Lovecraft

“A tumba e outras histórias”. – Autor: H.P. Lovecraft. Editora: L&PM Pocket. Ano: 2012 – Minha classificação: ★★★★

SOBRE O LIVRO
 “A tumba e outras histórias” reúne contos do autor H.P. Lovecraft, contendo contos que escreveu em sua adolescência, quando começou a se interessar pela escrita, e também contos mais maduros, atuais. 
 Neste livro podemos explorar o mundo deste autor de horror tão aclamado e amado. Entrar em sua mente, se envolver em sua história e ser conquistado por sua escrita.
 No começo do livro somos apresentados a vida do autor, através de uma mini biografia, nos contando resumidamente como foi sua vida pessoal, sua iniciação na escrita, e sua morte que o atingiu cedo.
 O livro é dividido em: contos clássicos do autor, como “A tumba”, “O festival”, “Aprisionado com os Faraós”, “Ele”, “O horror em Red Hook”, “A estranha casa que pairava na névoa”, “Entre as paredes de Eryx” e “O clérigo diabólico”; em contos escritos em sua adolescência, como “A fera na caverna”, “O alquimista”, “Poesia e os deuses”, “A rua” e “A transição de Juan Romero”; e em quatros fragmentos, que são “Azathoth”, “O descendente”, “O livro” e “A coisa no luar”.
 Os meus preferidos foram “Aprisionado com os Faraós” e “Entre as paredes de Eryx”.
 Em “Aprisionado com os Faraós”, um mágico decide passar seu tempo livre até sua próxima apresentação no Egito acompanhado de sua mulher, mas à noite, quando decide dar um passeio com seu guia, acaba sendo capturado e jogado embaixo da Esfinge de Gizé, descobrindo algo terrível.
 Em “Entre as paredes de Eryx”, um grupo de homens é enviado para Júpiter, para recolher pedras valiosas que se encontram neste planeta, mas que são protegidas pelos homens-lagartos. Nosso protagonista, em sua busca, encontra uma pedra mais brilhante do que as demais, na mão de um cadáver, e percebe que ao redor desse corpo e dessa pedra, tem algum tipo de parede invisível, como se para sua proteção. Logo em seguida, descobre que para chegar até a pedra, terá que entrar em um labirinto também invisível, mas o que ele não desconfiava era que a saída não era tão fácil de ser encontrada como a entrada. 
 Esse livro faz parte do Box Horror, feito pela L&PM Pocket, onde reúne 5 livros clássicos de terror: Contos de Fantasmas, Drácula de Bram Stoker, Frankestein, A Tumba e O Médico e o Monstro.


MINHA OPINIÃO

 Como falar desse escritor que mal conheço, mas que já adoro?
 Já tinha ouvido falar de sua escrita maravilhosa, e que aliás, muita recomendada. Tive a oportunidade de conhece-la através deste box que adquiri, que além de lindo, só vem coisa boa e bonita. 
 Conhecer um pouco do Lovecraft me fez abrir os olhos e ter uma perspectiva diferente do horror. Ele é bastante recomendado pelo meu escritor preferido, Stephen King, e agora vejo o porquê de tanta recomendação.
 Lovecraft me fez ficar sem ar várias vezes, me deixando agoniada em vários outros momentos. É aquele tipo de leitura que você quer acabar o mais rápido possível, não porque seja ruim, mas porque você necessita saber do final, precisa com urgência ter conhecimento do que irá acontecer com o protagonista. Aquela vontade de terminar a leitura pra se afastar daquele sentimento de agonia e tensão, mas saboreando cada parte.
 Este livro foi o meu primeiro contato com o autor, e não poderia ter sido melhor. Só me fez querer ler mais e mais de suas obras. É uma ótima maneira de começar a conhecer sua escrita e suas histórias, eu recomendo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *