“Técnicas de Comunicação Escrita” – Izidoro Blikstein. Editora: Ática. Ano: 2002 – Minha classificação: ★★★★ |
SOBRE O LIVRO + MINHA OPINIÃO
O autor Izidoro Blikstein tem experiência na área de Comunicação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Semiótica e Intertextualidade.
Em “Técnicas de comunicação escrita” somos apresentados a uma realidade mais comum do que imaginamos. A história de um gerente apressado, que escreve um bilhete para sua nova secretária de modo rápido e da maneira como ele mesmo entenderia, é repetida por várias pessoas. Aliás, já deve ter acontecido pelo menos uma vez com todos. O autor indaga e nos pergunta: “O que é escrever bem?”. E é a partir desta história que iremos aprender algumas técnicas básicas e importantes de como ter uma comunicação escrita com bom funcionamento e sem falhas. Aprenderemos como escrever bem.
A história do gerente apressado começa quando ele deixa um bilhete para sua secretária. Entretanto, este bilhete acaba não emitindo a mensagem que deveria passar, ocorrendo assim uma falha na comunicação entre os dois. O bilhete dizia “Maria: devo ir ao Rio amanhã sem falta. Quero que você me rezerve, um lugar, à noite, no trem das 8 para o Rio.” Maria, aprendiz de gramática, notou algo muito errado no bilhete. Além de haver erros de ortografia, a sintaxe estava completamente errada, transformando sua mensagem em uma confusão e com difícil entendimento. Logo, o resultado foi diferente do que era esperado. Sua ação, que foi aquilo que conseguiu extrair da mensagem, não foi a ação que seu chefe estava esperando obter.
Depois desta falha, Maria comunicou ao gerente o motivo do resultado não ter sido o esperado: o bilhete não passou a mensagem que deveria ter passado. Disse a ele aonde estava os erros e explicou com detalhes como seria a maneira correta. Durante o livro, podemos presenciar outros erros do gerente apressado, mas também presenciaremos o seu acerto.
Através destes erros, somos presenteados com explicações e dicas valiosas sobre como ter uma comunicação sem ruídos. Somos apresentados a três segredos da comunicação escrita: como provocar uma resposta esperada através de uma mensagem passada corretamente, como tornar a mensagem comum para que tenha um entendimento completo, e como persuadir para ganhar a resposta certa. Também conhecemos um pouco mais sobre a estrutura e o funcionamento da comunicação: o destinatário, o remetente e a mensagem. E recebemos dicas de como captar a atenção do remetente, como deixar a mensagem mais visual e limpa para ser recebida, ganchos que ajudarão a despertar o interesse pela mensagem.
A obra nos faz entrar em um mundo onde a comunicação é algo belo e simples, e cabe a nós fazer com que continue sendo assim. É nosso dever guardar e seguir essas dicas, aumentar a boa comunicação e passar adiante. Devemos aprender com os erros do gerente apressado e também aprender com seu triunfo.
O livro tem uma indicação livre, e é apropriado para quem tiver interesse em aprender. As áreas que este livro se encaixa são: administração, comunicações e linguística. Mas, qualquer estudante, sendo de licenciatura ou não, deveria desfrutar dessa saborosa leitura.
Eu curso Publicidade, achei a resenha bem interessante e fui olhar na lista de indicação de livros da faculdade e adivinha? ele está lá hahaha
Beijinhossss, Mundo de lua
Corre pra comprar! Vale super a pena, pode confiar, viu.
Beijos