Literatura

Resenha: “O Silêncio dos Inocentes” – Thomas Harris

Foto tirada por mim



O Silêncio dos Inocentes
Autor: Thomas Harris
Editora: BestBolso
Ano: 2015
Minha Classificação: ★★★★★ (5/5)

Clarice Starling é uma jovem estudante e agente do FBI. Quando cinco mulheres são brutalmente assassinadas e encontradas em rios de diferentes partes dos Estados Unidos, ela é chamada para ajudar a solucionar o caso.

O policial Jack Crawford, seu superior e um dos policiais envolvidos nessa investigação, manda Clarice ao Hospital Psiquiátrico para ter uma conversa com o Dr. Hannibal Lecter, um paciente muito inteligente e que poderá ser de grande ajuda para este caso.
Dr. Lecter era um psiquiatra de grande sucesso, muito inteligente e respeitado, que acabou tendo sua fama elevada logo depois de descobrirem sobre seus segredos: ele cometia assassinatos e comia a carne de suas vítimas, muitas vezes até servindo-as aos seus convidados.
Crawford tem em mente que Dr. Lecter com sua experiência de psiquiatra poderia traçar perfeitamente um perfil do assassino, assim ajudando na captura do mesmo, que é chamado pelos demais de Buffalo Bill.
Buffalo Bill, assim chamado pelos jornais e policiais, mata mulheres, tira-lhes a pele e em seguida joga o corpo no rio. Um crime que choca a todos, principalmente a agente Starling, que por ser mulher acaba tomando as dores das vítimas mais do que os outros. Afinal, ela é a única agente mulher que está envolvida nessa investigação. Porém, a investigação acaba tendo uma importância maior aos policiais quando Buffalo Bill sequestra a filha da senadora Ruth Martin.

A história gira em torno de um suspense e da busca pelo assassino. Uma busca contra o tempo e o desejo de detê-lo antes que machuque a filha da senadora ou antes que faça algo pior. FBI e governo juntam-se a um paciente e serial killer em troca de ajuda e promessas, tudo com o intuito de descobrirem logo e urgentemente quem é esse Buffalo Bill. O medo é perceptível em cada personagem que está ligado a investigação, o medo de falhar e perder mais uma vítima. A apreensão e o suspense é constante em volta de quem faria uma barbaridade dessas e o porquê de um crime tão cruel. 
Um jogo psicológico e enigmas que não são fáceis de se decifrar. Mentes que mexem e brincam com outras mentes. Também é perceptível como o grau de importância de um crime pode mudar quando a vítima é alguém de renome. 
Cada personagem é muito bem construído e dá para ver sua evolução de acordo com os acontecimentos. É uma obra que envolve psicológico, crime, doença e o que uma raça humana consegue fazer com sua própria espécie. Há muito mais por trás dos personagens do que eu conseguiria explicar aqui. São personagens que você não verá apenas como tais, mas se identificará e os verás como humanos.


A edição
A minha edição é a da Editora BestBolso e só tenho críticas negativas sobre ela. Já li outras edições de bolso que eram ótimas e exatamente o oposto dessa. Nessa edição as letras são minusculas, a folha é branca e muitas vezes as palavras aparecem meio apagadas. O material da capa é fino e faz com que amasse com facilidade, até mesmo se você abrir demais o livro. Um prato cheio pra te dar uma dor de cabeça. Demorei quase um mês lendo, pois não aguentava suas falhas. Não foi uma experiência boa, mas por sorte isso não afetou em nada a história. Não recomendo essa edição, mas também não sei se há outra pra comprar além das versões em inglês. Se não, espero que alguma outra editora adquira os direitos e re-lance os livros.

Minha opinião
Eu adorei a leitura! Já tinha assistido aos filmes antes e me interessado bastante sobre a história do Hannibal, então depois de um tempo decidi conferir os livros, que também tinham críticas muito positivas. Aproveitei um desafio de Halloween ano passado e dei uma chance ao segundo livro da série, já que era o que eu tinha aqui em casa.
A escrita do Thomas Harris é ótima! Ela flui naturalmente e te deixa imerso na leitura. Contém muito suspense e isso vai deixando o leitor mais ansioso a cada capítulo, sempre querendo saber mais sobre os personagens e a história.
Além de acompanharmos as investigações da Clarice também podemos acompanhar o lado do assassino. Alguns capítulos são focados nele e em sua vítima, mostrando mais sobre ele e o que está acontecendo com ambos enquanto as investigações vão sendo feitas. O que é muito legal, pois assim vemos o que está acontecendo nos dois lados.
A série consiste em quatro livros: Dragão Vermelho, O Silêncio dos Inocentes, Hannibal e Hannibal A Origem do Mal. Não tenho nem o primeiro e nem o ultimo, por isso comecei pelo segundo. Nele eu recebi um mini spoiler do primeiro, mas não será nada que atrapalhará a outra leitura, pelo menos eu vi dessa maneira. Não revelou nada que fosse crítico para a história do primeiro, entendem? Não é obrigatório ler nessa ordem, você escolhe, mas é recomendável já que os próximos vão citando acontecimentos dos anteriores.
Vale muito a pena dar uma chance a essa leitura! Além da leitura também indico bastante os filmes, que além de ter atores maravilhosos, tirando alguns detalhes diferentes da obra, segue a história do livro fielmente. Segue a essência. Você verá atuações incríveis, e se caso assistir antes de ler, será impossível imaginar as personagens de outra maneira que não seja como no filme. É maravilhoso! O filme é uma alegria pra todos os fãs da obra do Thomas.
Se você se sente em dúvida, assista aos filmes e se gostar corra pros livros. Garanto que não se arrependerá de ter dado essa chance a ambos, pois é uma história envolvente e de um suspense maravilhoso. Aliás, também tem uma série que segue a história do Dr. Hannibal, caso vocês se sintam curiosos. Ainda não assisti, mas pretendo acompanhá-la também. Fiquei um pouco viciada, então tudo que envolva esse psiquiatra valerá a pena pra mim. 
Um beijo e até a próxima.

8 thoughts on “Resenha: “O Silêncio dos Inocentes” – Thomas Harris”

  1. Olá
    Nossa faz tanto tempo que li o livro que não me lembro mais de muitas coisas, mas o Hannibal é um personagem tão fascinante que não tem como esquecer dele, também amava as cenas de crime que Buffalo Bill deixava para traz.
    Coloquei Dragão Vermelho com meta em um dos desafios que estou participando, estou louca para ler ele depois que vi que esse livro serviu de base para a série de tv, que eu amei.
    Beijos

    http://www.poyozodance.blogspot.com.br

    1. Oi! Hannibal é aquele personagem que não dá pra odiar, né? Haha. Eu ainda não tenho Dragão Vermelho, mas também pretendo ler. Aliás, também pretendo assistir a série que parece ser só elogios também. Depois me conta o que achou de Dragão Vermelho!
      Beijos

  2. Cara, eu tô doida para ler esse livro!!! Foi até bom eu ler a tua resenha antes, pois eu não fazia nem ideia que era o segundo de uma série hahahah Bom saber, pois aí não começo perdida.
    E bom saber também que a edição não está tão legal, pois ai corro atrás da original em inglês.

    Abraço! 🙂
    Mago e Vidro

  3. já amei o blog por motivos de: Supernatural ali no banner HAHAHAHAHAHA
    O que eu sei da história vem do filme e algumas pesquisas sobre um dos maiores psicopatas de todos os tempos que influenciou na criação de diversos personagens, inclusive no Bufallo Bill!
    O livro mesmo, ainda não li 🙁 Mas um amigo tem na coleção dele e já tô de olho há um tempo, qualquer dia pego emprestado HAHAHA
    Credo, que edição pobre, eu ficaria super frustada, gastar dinheiro com um produto podre desses. Ainda bem que você alertou.
    Já estou seguindo!
    Beijos
    | PSYCHOTECA – http://goo.gl/lRC1ne

    1. Awnt! <3 Pegue emprestado mesmo! Corra, vá agora! Haha. Sério, vale muito a pena, você vai adorar. Não sabia que o Bufallo Bill tinha sido fruto de um psicopata real. Obrigada por informar, vou agora pesquisar sobre isso. E seja bem vinda. <3
      Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *