Literatura

#12mesesdePoe: Conto Revelação Mesmeriana

Foto retirada do Google








Conto Revelação Mesmeriana
Autor: Edgar Allan Poe
Minha classificação: ★★ (2/5)
O conto
Nosso narrador irá compartilhar conosco suas experiências com a prática de magnetização em seus pacientes. A magnetização pode ser vista como uma hipnose. E nesse caso, dentro de todas suas experiências, o narrador escolhe nos contar um diálogo que teve com um de seus pacientes, o sr. Vankirk, que já se encontrava muito doente e com dores terríveis.
Através desse diálogo iremos descobrir revelações sobre a vida e morte, a importância da matéria e do pensamento. Iremos descobrir sobre Deus.

Minha opinião
“Revelação Mesmeriana” foi o escolhido para ler em maio.
Pela minha classificação, já deve ter dado para perceber que a leitura não foi muito agradável para mim. E não foi mesmo. Tentei três vezes dar continuidade na leitura e só consegui na terceira, e com muito esforço.
Percebi que a maioria das outras meninas que participam do projeto gostaram e ainda tiraram vários pontos positivos dessa leitura, para elas realmente foi satisfatório, e fico me perguntando o porquê de não ter me agradado. Será que eu não entendi as entrelinhas? Que detalhes importantes passaram despercebidos e não dei a miníma atenção? Será que li de uma maneira errada e foquei no lado errado da história? Eu não sei o que aconteceu, mas vi vários pontos negativos no conto (lembrando que todos eles são pelo meu ponto de vista, e aquilo que me desagrada pode não ser um problema para você).
Primeiramente, achei a escrita mais complicada do que de costume. Parecia que a cada linha que eu lia, entendia ainda menos. E realmente eu entendia menos. Cheguei no final do conto e não consegui entender qual era o significado ou sentido de toda aquela história. Não consegui captar o que ele queria passar para nós leitores. Acabei ficando decepcionada comigo mesma por não ter gostado de uma obra desse escritor que tanto admiro.
Mas, virão outros contos e espero apreciá-los melhor. Não irei parar de ler Poe por conta dessa má experiência, isso só me fará procurá-lo ainda mais. 

Relativo ao “mesmerismo”, doutrina do médico alemão Frederico Antônio Mesmer (1734- 1805). Ele julgava haver descoberto no magnetismo animal a terapêutica para todas as doenças e, sobre sua pretendida descoberta, escreveu vários livros. N.T.



Para conhecer o projeto #12mesesdePoe clique aqui.

6 thoughts on “#12mesesdePoe: Conto Revelação Mesmeriana”

  1. Eu fiquei muito feliz com a sua resenha por ser tão sincera. Parece bobagem, mas o que tem de gente espertona se apropriando de teorias alheias pra dizer que entendeu algo, não é pouco não.
    É perfeitamente compreensível que não tenha entendido bulhufas, eu também fico boiando em alguns contos, não só do Poe, mas de muitos outros escritores clássicos, afinal é outra época, outra pegada…
    Enfim, que bom que não tenha desistido dessa pequena alma atormentada, Poe é sensacional! <3
    Tava com saudades do teu cantinho, sumi por um tempinho, mas estou de volta hahaha
    Beijos!

    https://tecapsycho.blogspot.com.br

    1. Poxa, moça, fico muito feliz em ler seu comentário. Pensei que várias pessoas iriam me odiar por não ter gostado do conto ou ainda me achariam super boba por não ter entendido. Foi ótimo ler o seu comentário nessa manhã de sexta-feira. <3 E que bom que você voltou! Seja muito bem vinda!
      Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *