Literatura

Resenha: “A Noiva Fantasma” – Yangsze Choo

Reprodução: Google






A Noiva Fantasma
Autora: Yangsze Choo
Editora: DarkSide
Ano: 2015
Minha classificação: ★★★★ (5/5)
Certa noite, meu pai perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma.
Malaia, 1893.
Li Lan está prestes a fazer 18 anos, e com isso, a preocupação de sua família em lhe arranjar um casamento começa a pesar em seus ombros. As garotas são prometidas em casamento desde muito jovens, e ao chegarem nessa idade já estão de casamento arrumado ou até mesmo casadas. Porém, com Li Lan a situação é diferente e mais complicada do que possa imaginar. Seu pai se encheu de dívidas e deve uma quantia grande de dinheiro, tornando assim o nome da família com pouco valor.
Sua mãe morreu quando ela ainda era pequena e seu pai virou um homem recluso desde então. Foi criada por sua Amah, que também foi Amah de sua mãe no passado, com quem tem uma ligação muito forte e profunda.
Perto de seu aniversário, Li Lan começa a frequentar a mansão da família Lim, onde conhece um rapaz. Logo, ela vai se sentindo atraída e apaixonada por ele, mesmo sem saber seu nome ou qualquer outra informação sobre sua vida. Porém, seu pai recebe uma proposta vinda diretamente da família Lim sobre um casamento fantasma entre ela e Lim Tian Ching (o filho que faleceu há pouco tempo), um casamento que além de fornecer uma vida melhor para Li Lan, também forneceria um seguro financeiro para as dívidas de seu pai.
Li Lan então se vê divida entre lutar para ficar ao lado do homem que ama ou ter um casamento fantasma que beneficiaria a sua família e lhe traria uma ótima vida.


A história é divida em quatro partes e cada uma se torna crucial para o desenvolvimento da nossa Li Lan. Nesta resenha eu quis focar somente na primeira, pois qualquer detalhe a mais poderia vir como spoiler ou informação crucial, e como sempre digo em minhas resenhas eu prefiro que vocês tenham suas próprias descobertas durante a história, assim como eu tive. 
Admito que a primeira parte pareceu lenta para mim, às vezes tendo a impressão de uma leitura chata e sem graça, mas isso passou com o tempo. Eu só consegui pegar carinho pela história e seus personagens quando cheguei a segunda parte do livro, foi então que eu me preocupei com tudo que estava acontecendo com a protagonista. Depois daí, tudo fluiu naturalmente e muito bem. Foi como se Li Lan contasse a sua história para mim, cara a cara, como se fossemos duas amigas íntimas e/ou de infância. 
Essa experiência por si só já deu um ar especial para a história. A maneira como Yangsze Choo escreve é linda e simples, exatamente como uma garota de 18 anos contaria sobre o que presenciou e viveu. A cada parte você irá se apegar mais a Li Lan e o sentimento de amizade ficará mais forte. No final, eu não queria me separar de Li Lan, só queria poder acompanhar o resto de seu crescimento e de seu futuro. Ela se tornou uma amiga para mim.


Minha opinião
Ainda estou em dúvida se favorito ou não este livro. Isso já aconteceu com vocês? É uma sensação estranha, sinto como se estivesse traindo os meus sentimentos se favoritasse, porém sinto que estou escondendo tudo que senti ao não favoritar. Me ajudem, por favor.
Tirando essa confusão que está rolando na minha cabeça, devo dizer que toda a experiência com esta história foi incrível. Por mais que algumas partes tenham sido lentas para mim, outras foram tão fortes e intensas que compensaram qualquer parte “fraca”.
Há muita referência à cultura chinesa, principalmente daquela época. Foi algo que me fez adorar ainda mais. Adorei conhecer um pouco mais sobre esse tipo de casamento (que era desconhecido para mim até então) e foi ótimo saber mais da cultura de outro país. E o melhor: todas as palavras desconhecidas para nós têm seu significado nas páginas finais, como um glossário. Por mais que seja chato toda hora parar a leitura para ver o significado de cada palavra, serve muito bem para tirar dúvidas durante a leitura. No final do livro também há alguns aprofundamentos sobre outros aspectos que foram explorados durante a história, arrisco em dizer que essas partes estão entre as minhas favoritas do livro.
Eu não tenho o livro físico, li em e-book, porém dá para perceber todo o cuidado que a DarkSide teve ao publicá-lo. Principalmente nas partes que já citei, como glossário e aprofundamentos da cultura. Pretendo ter o livro físico um dia, porque como todos sabem, a DarkSide faz um trabalho incrível e eu irei adorar tê-lo em minha estante e poder relê-lo muitas vezes.
A Noiva Fantasma é um romance encantador com uma pintada de fantasia que te deixará conectado aos personagens. É uma leitura que eu recomendo para todos amantes de ambos os gêneros. Uma leitura que vale a pena arriscar e cair de cabeça na história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *