Literatura

#12mesesdePoe: O Escaravelho de Ouro

Reprodução: Google
Conto O Escaravelho de Ouro
Autor: Edgar Allan Poe
Minha classificação: ★★★★★ (5/5)
O Conto
Willian Legrand se mudou para uma ilha perto da Carolina do Norte. Sua mudança foi resultado da perda de todos os seus bens, e sendo uma pessoa de temperamento instável decidiu ir viver em uma cabana junto com o seu amigo Júpiter e seu cachorro.
Nosso narrador é amigo íntimo de Willian, que mesmo não residindo nessa ilha ia sempre fazer visitas ao amigo. Ele nos contará como é sua relação de amizade com Will e sobre o acontecimento que mudou suas vidas.
O acontecimento em questão gera intrigas em nosso narrador logo no começo, assim que seu amigo Will encontra um escaravelho de ouro e afirma ser um inseto diferente dos demais. Já Júpiter tenta argumentar com toda a sua certeza que o ouro que há nele é verdadeiro, mas também usa argumentos negativos contra o inseto e diz sobre uma possível loucura que ele poderá trazer.
A partir desse encontro entre eles e o inseto, irá surgir uma discórdia entre os três amigos. Will fica obcecado com o escaravelho, enquanto Júpiter demonstra uma preocupação muito grande com o companheiro e vai atrás do nosso narrador para convidá-lo para uma visita à cabana. Diante de todas as evidências, o único pensamento que passa na cabeça de nosso narrador é que seu velho amigo está beirando a insanidade e precisa urgentemente de ajuda.

Minha opinião
Agora posso afirmar que encontrei o meu conto preferido do projeto (até agora). O primeiro conto que, na minha avaliação, recebeu nota máxima. Finalmente, fui fisgada completamente pelo Poe.
Além de ter sido o maior conto que lemos até agora, para mim foi também o melhor. Eu não sabia do que a história poderia se tratar e toda a leitura acabou sendo uma grande surpresa para mim, e claro, positiva. 
A escrita do Edgar Allan Poe neste conto é bastante descritiva, acredito que por isso ficou mais extenso do que a maioria, mas em nenhum momento foi cansativa ou até mesmo chata, além de estar relativamente fácil e fluída. Em sua escrita sentimos todo o suspense da história, e a vontade de querer chegar logo ao final e descobrir o que está acontecendo e quem está falando a verdade só vai aumentando de acordo com o seu progresso das páginas. 
Eu também fui surpreendida com o final. Se tratando de Poe, é normal já esperarmos terror em suas histórias, porém, nesse o foco é o suspense. E ele consegue fazer você se sentir imerso durante todo o conto e embalado naquela situação. Confesso que estava esperando um trajeto totalmente diferente do que me foi dado, e mesmo assim eu adorei. O elemento surpresa foi o que mais me cativou. 
Além desse toque, também temos momentos de humor, acredito que você, assim como eu, dará várias risadas com o Júpiter, nosso personagem negro, com uma fala diferente e muito engraçado. 
Eu preciso ler mais contos dele nesse estilo e indicações são muito bem vindas.
Edgar Allan Poe é alguém que merece ser prestigiado, reconhecido e lido. E agora percebo toda a grandeza e diversidade em sua escrita.


Clique aqui para conhecer o projeto #12mesesdePoe e participar.

4 thoughts on “#12mesesdePoe: O Escaravelho de Ouro”

  1. Também gostei muito desse conto, apesar de comprido a gente lê de uma vez só, tamanho é o envolvimento dele. Gostei da sua resenha pq, assim como você não deu spoiler, deixando o leitor curioso! Apesar de ter gostado bastante, o meu preferido ainda continua sendo Metzengertein. ❤

    1. Metzengertein também é muito bom! Ah, obrigada! Fico feliz que tenha gostado. Eu não gosto de dar spoiler ou entregar momentos específicos ao leitor, creio que cada um deve descobri-los através da leitura, será uma sensação mais significativa.
      🙂

  2. Oiiii Thainá! Muito muito obrigada pela resenha do conto! Poxa fiquei emocionada aqui! Finalmente tu achou um conto 5 estrelas! Eu também adorei o Júpiter sabia? rs

    Obrigada demais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *