Literatura

Resenha: “Entre Páginas” – Lis Selwyn

Reprodução: Google


Entre Páginas
Autora: Lis Selwyn
Editora: Metanoia
Ano: 2016
Minha classificação: ★★★★ (4/5)
Adicione no Skoob
* Livro cedido para leitura através do BookTour.
Lucy é uma garota de poucos amigos, na verdade, tem apenas duas colegas mais próximas com quem divide as aulas na faculdade. Ela foi criada pela avó e perdeu a mãe quando ainda era criança. Em uma casa em Dublin, na Irlanda, simples, mas de muito aconchego e amor, vivem apenas Lucy e sua avó, sendo assim desde que Lucy se lembra, já que não há muitas memórias da mãe ou de outro parente presente.

Além da avó, Lucy também nutre um carinho e uma amizade muito grande com o senhor John, um velhinho dono de um sebo, provavelmente o lugar preferido dela. Foi através do Sir John que ela conheceu o melhor da vida: os livros. Lucy é apaixonada por histórias e adora se perder durante horas entre as páginas, e aquele velhinho dono de um lugar tão mágico contribuiu com o descobrimento do amor dela pelos livros. Eles se conheceram ao acaso quando Lucy ainda era uma criança, e desde então viraram amigos e companheiros de experiências literárias.

Lucy vê sua vida mudar drasticamente quando o seu melhor amigo, Sir John, é assassinado. E para ter a justiça que ele merece, ela decide ajudar a detetive Lyra Higgins, a encarregada pelo caso, a encontrar o culpado. Porém, algo muito mais forte que apenas o senso de justiça vai crescendo aos poucos dentro de Lucy em relação àquela mulher, e ela percebe que se encontra extremamente encantada pela detetive e seus olhos azuis tão intensos. A partir daí, as duas vão criando algo maior do que somente uma parceria feita para solucionar o assassinato, mas uma amizade e um amor que poderá ir além de todas as barreiras.

A história vai além das descobertas sobre o caso e o suspense criado através dele. Há um suspense e ele envolve grande parte do ar da história, mas não sendo o mais importante. Falando um pouco sobre o suspense, antes de entrar nas outras questões, é um suspense bem construído e que te deixará roendo as unhas para descobrir logo todas as verdades e encaixes do assassinato. Cada informação que é lhe dada é meramente calculada para te fazer se sentir mais curiosa do que antes, e isso contribui positivamente para a trama. Admito que várias vezes quando não estava lendo, me peguei pensando em partes específicas e tentando desvendar alguns mistérios. Para algumas pessoas alguns fatos poderão parecer óbvios, já que no meu caso eu consegui descobrir alguns detalhes (não muitos e nem a maioria), mas mesmo se isso acontecer creio que não afetará nada durante a sua leitura, já que você não conseguirá descobrir tudo e já que virão muitas outras surpresas para preencheram a sua leitura.
Agora falando sobre o romance do livro. Como deu para perceber pela sinopse (eu espero), o livro relata um romance LGBT. E vai muito além do amor entre duas garotas, falando também sobre amadurecer, compartilhar e descobrir a si mesmo. Vemos a evolução da Lucy e na transformação de menina para mulher, nas decisões tomadas, no dilema em se aceitar e aceitar os seus sentimentos, até no futuro que ela trilha.

É fácil se identificar com a Lucy, afinal ela é como nós: uma leitura assídua, apaixonada por livros e que se vê melhor na companhia deles. Ela é daquelas que prefere ficar em casa desfrutando de uma bela história ao invés de sair para uma balada com as colegas. Adora “cair de cabeça” nas páginas e se entreter com a vida alheia, se colocando em cada uma. Eu me identifiquei com ela, e muitas vezes até com os seus sentimentos, as dúvidas e as incertezas.
Também é fácil se ver através da Lyra, uma pessoa que se fecha em seu próprio mundo e não compartilha de seus sentimentos ou pensamentos com ninguém. Uma personagem com um ótimo gosto musical (ela adora rock!), mas que prefere ficar sozinha à confiar a sua pessoa aos outros. Confesso que também me vi bastante nela, principalmente no seu jeito frio, fechado e solitário. Por mais que no começo ela possa parecer distante demais, depois que a conhece melhor dá para perceber o quanto ela se importa com quem ama, o quanto é protetora e apaixonante. Creio que também sou assim, e talvez por isso me apeguei tão forte a ela, foi como se a ficha caísse, entendem? Uma sensação estranha, mas ao mesmo tempo profunda e aliviadora.

Como funciona esse tal de BookTour?
Eu tive a oportunidade de conhecer o trabalho da Lis através do BookTour criado por ela mesma. Ela selecionou alguns blogs/canais literários e eu tive a honra de ter sido um deles, e agradeço imensamente por isso. Depois que os leitores foram escolhidos, a Lis nos dividiu em dois grupos: Team Lucy e Team Lyra, eu fiquei no grupo da Lyra (coincidência ou ela já previa tudo?). E então, ela separou dois exemplares do livro Entre Páginas, um para cada grupo, e assim nós vamos enviando para o próximo leitor quando terminamos a leitura. Além dela ter enviado alguns mimos para os participantes, uma fofa, não é? Ganhei três marcadores, um botton e um adesivo, coisas lindas (e que podem ser conferidas no meu instagram).
Esse é o segundo BookTour que participo e adoro cada vez mais essa ideia!

Minha opinião
A escrita da Lis me cativou e é bastante envolvente também. Ela escreve de maneira bem simples, clara e objetiva, e às vezes até um pouco poética. Além de colocar em sua história várias referências à cultura pop, o que me agradou muito. Afinal, não é ótimo saber que aquela personagem, tão parecida conosco, ainda por cima adora o bruxinho mais famoso do mundo?
Uma das minhas metas da vida é ler mais obras escritas por mulheres, e principalmente brasileiras. Acredito que damos muito valor aos escritores lá de fora e esquecemos do quanto a literatura do nosso país é extensa e maravilhosa. E sair um pouco da nossa zona de conforto é sempre bom! Além de admirarmos as obras daqui, aquelas clássicas, também é importante darmos espaço para os novos autores, pois tem muita coisa boa para ser descoberta na literatura contemporânea.
A leitura é recomendada para todas as idades, mas creio que os mais jovens vão aproveitar mais ainda, digo aqueles que estão entrando na fase adulta e ainda não sabem quem são ou ainda não se descobriram interiormente. Esse livro pode dar aquele “up” que você tanto procura e não encontra, e pode te ajudar em como dar o primeiro passo para o auto conhecimento. 


Para adquirir o livro, entre em contato com a autora por aqui ou compre através desse link. Aproveite também para curtir a página no Facebook.

2 thoughts on “Resenha: “Entre Páginas” – Lis Selwyn”

  1. AHHH! Que resenha linda *__*! Obrigada, primeiramente, pelo interesse em participar, em conhecer Entre Páginas. Fiquei muito feliz ao ler cada palavra da resenha. Desde a maneira como você apresentou o livro até suas considerações. O que me deixou mais feliz foi o fato de você comentar como a narrativa te prendeu, sem dúvida, era minha "maior missão". Obrigada mais uma vez e espero que nossa parceria perdure por muitos e muitos livros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *