Literatura

#12mesesdePoe: O Retrato Oval

Reprodução: Google


Conto O Retrato Oval
Autor: Edgar Allan Poe
Minha classificação: ★★★★ (4/5)
O conto
O narrador-personagem, ao lado de seu criado, descobre um castelo abandonado durante uma caminhada, e aproveitando que já está tarde e escurecendo ambos decidem pernoitar naquele local. Durante a noite o criado dorme normalmente, ao contrário do narrador, que sem conseguir dormir encontra um caderno onde há escrito a história dos quadros que preenchem as paredes daquele castelo, e para abater o tédio decide lê-las.
Enquanto lê um dos quadros acaba lhe chamando mais a atenção: o de uma bela moça. Logo vai a procura de sua história no caderno e quando encontra começa a ler. A história daquele quadro conta sobre uma moça que se apaixonou por um pintor, mas que tinha ciumes do grande amor que o artista sentia por suas pinturas. Um dia ele pediu para pintar a amada e para agradá-lo ela consentiu, porém, ela não sabia que aquele ato poderia levá-la a uma tristeza eterna e degradante.


Minha opinião
Que leitura ótima! Os últimos contos que estávamos lendo não haviam me chamado tanto a atenção como este e tive uma grande surpresa durante a leitura (na verdade, uma ótima surpresa). O conto conseguiu me envolver de uma maneira incrível, e como ele é pequeno tive uma leitura fluida e gostosa, daquelas rápidas mas apreciativasE o final me deixou de boca aberta. 
A escrita do Poe me deixou ainda mais apaixonada e cada detalhe da história me fizeram amar ainda mais o conto. Eu senti a essência do Poe nessa leitura e ainda consegui ser surpreendida, mesmo depois de doze meses dedicando-se a conhecer mais o trabalho dele. Por mais que às vezes ele traga “mais do mesmo”, sempre há um toque especial em cada uma de suas histórias, fazendo com que cada uma tenha a sua própria essência e característica própria, conseguindo me deixar aterrorizada com coisas simples e cotidianas. 
O Retrato Oval foi o último conto que lemos em conjunto em 2016, mas estou aguardando ansiosa para que no ano que vem o projeto se repita e possamos espalhar mais Edgar Allan Poe por aí. Se você tem interesse em conhecer o projeto #12mesesdePoe clique aqui e faça parte do grupo.
E para aproveitar, gostaria de indicar uma animação baseada nesse conto, que inclusive compartilharam no grupo e eu adorei! Para assistir basta clicar aqui.
Um beijo e até a próxima.

2 thoughts on “#12mesesdePoe: O Retrato Oval”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *