Literatura

Resenha: “Como Analisar Narrativas” – Cândida Vilares Gancho

Reprodução: Google

Como Analisar Narrativas
Autora: Cândida Vilares Gancho
Editora: Ática
Ano: 2002
Minha classificação:  (4/5)

Como Analisar Narrativas é um livro bastante didático e auxilia com maestria quando o assunto é análise da narrativa, servindo de bom grado para aqueles que querem aprender o básico sobre o assunto. Embora não te dê explicações extensas e mais aprofundadas, as explicações são curtas, porém objetivas. Para entender melhor do que o livro se trata, os tópicos abordados são os seguintes: gênero narrativo, tipos de narrativa, elementos da narrativa (enredo, personagens, tempo, espaço, ambiente e narrador), tema – assunto – mensagem e os tipos de discurso (direto, indireto e indireto livre). Tudo bem separado e específico.


Algo que deve ser destacado e que eu gostei bastante foi a parte final, onde encontramos termos, normalmente usados dentro de narrativas, junto com seus significados, tudo de maneira prática e de fácil entendimento. Termos que poderão ser usados na hora da escrita e que também podem ser conferidos durante as leituras, e que às vezes podem ser desconhecidas ao leitor.


Recomendo a leitura para estudantes de Letras e, principalmente, para os de narração e escritores. Por mais que não tenha informações revolucionárias, as dicas são essenciais e também são a base de uma boa construção de texto narrativo. Se você é iniciante nesse assunto, o livro vai conseguir te deixar por dentro de todos os termos e te ajudará na hora de escrever.


Minha opinião
Eu usei esse livro para minha análise literária no TCC, e ele se mostrou fundamental durante a minha pesquisa. Foi um achado que me ajudou muito, principalmente na hora de identificar cada item abordado na obra que escolhi para analisar, que foi O Morro dos Ventos Uivantes. Foi através dele que consegui fazer de forma precisa e simples a minha análise da narrativa, sem nenhuma dificuldade ou desespero.
Como eu disse lá em cima, o livro tem uma linguagem fácil e objetiva, então todos os termos usados para exemplificar cada item são descritos de formas rápidas e pequenas, sendo até mais fácil de se entender. Isso foi um dos pontos mais positivos que achei na obra, pois a autora dá as respostas da maneira que fará você entender.
Eu gostei da leitura e ela serviu muito bem para o seu propósito, que foi me auxiliar. Não sei se eu teria tido interesse pelo livro se não fosse esse momento de precisão, mas é uma leitura que eu indico até para aqueles que só querem saber um pouco mais sobre a construção de uma narração. Não é uma leitura que irá te tomar muito tempo, até porque o livro é bem curtinho e dinâmico, tendo uma leitura leve e rápida. Esse livro faz parte da coleção “Série Princípios”, a qual já fiz outras resenhas por aqui (Como ordenar as ideias e Técnicas de comunicação escrita). É uma série que vale a pena ter um pedaço da sua atenção.

4 thoughts on “Resenha: “Como Analisar Narrativas” – Cândida Vilares Gancho”

  1. Oi! Tenho um livro dessa coleção, mas é relacionada a História. Não sabia da existência desse aí.
    Acho que deve ser uma excelente obra para ajudar a gente que é blogueiro literário na hora de fazer uma resenha, explicar alguns termos mais específicos e tal!
    Gostei da dica e da resenha, vou adicionar o livro à minha lista 🙂

    Beijos
    Duas Leitoras – Promoção de aniversário rolando no blog! Serão 3 vencedores!

    1. Nossa, não sabia que nessa coleção também haviam livros de história, que legal! É sempre bom saber dessas informações. E sim, ajudará tanto nós que escrevemos resenhas como também aqueles que se aventuram em escrever histórias. Espero que ele te ajude e acrescente algo a mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *