Literatura

#Clarice-se: Uma Amizade Sincera (MAIO)

Reprodução: Google




Conto Uma Amizade Sincera

Autora: Clarice Lispector
Minha classificação:  (3/5)
Nesse conto teremos a convivência de dois melhores amigos que se conheceram ainda adolescentes e atualmente enfrentam a dúvida de como manter essa amizade


Logo no início percebemos o desconforto do narrador ao contar para nós a sua história. E durante todo o texto nós somos colocados contra a parede e incomodados com o fato de uma amizade se deteriorando a cada dia, nos fazendo pensar em todas as amizades que perdemos ao longo de nossas vidas, seja por falta de contato ou porque ambos mudaram e agora precisam seguir lados opostos ou ainda simplesmente porque não se encaixavam mais na vida um do outro. É exatamente isso que vai acontecendo com os amigos desse conto, eles vão se perdendo um do outro cada vez mais, e isso entristece o leitor, ainda mais quando pode haver lembranças semelhantes que voltarão a tona durante a leitura.


Em um certo momento de suas vidas, bem no começo da amizade, os amigos sentiam a necessidade de conversar todos os dias, de compartilhar um com o outro as novidades do cotidiano e as surpresas que o dia reservava para eles. Eles sentiam a necessidade de ouvir o amigo do outro lado da linha do telefone, de manter aquele contato. Porém, através do tempo essa vontade e as notícias vão diminuindo, até chegar a um ponto onde eles se sentem completamente estranhos um com o outro. A solução que tomam para converter esse problema é irem morar juntos, e assim tentarem novamente reascender a amizade.


“Queríamos tanto salvar o outro. Amizade é matéria de salvação.”



Minha opinião
O conto despertou algumas sensações diferentes em mim, ainda mais por colocar como destaque um assunto que é, na maioria das vezes, explorado de forma tão positiva e bonita. Clarice disserta sobre os problemas da amizade, sobre aquele momento decisivo onde precisamos decidir entre ficar ou ir embora da vida de alguém, alguém que pode ter sido próximo em um momento da nossa vida, mas que agora não faz tanto sentido continuarmos a tê-lo. 


Minha leitura foi agradável, e como os outros contos da Clarice esse também conseguiu abrir meus olhos de alguma forma, mesmo inconscientemente. A autora novamente escreve sobre um assunto que pode ser considerado delicado, e expõe o pior de algo que poderia ser belo. Ela escreve de uma maneira tão verdadeira e tão sincera, que chega a ser impossível você não se identificar com aquelas palavras e personagens. A escrita da Clarice é maravilhosa e te faz adentrar profundamente em suas histórias. Admito que me vi no próprio narrador, e isso pode ser considerado triste.


Não é um conto que entrou para os meus preferidos e nem se tornou um dos melhores que li da autora (ou na vida), mas é uma história que levarei comigo e de uma maneira especial. Para aqueles que nunca leram nada da Clarice Lispector, acredito que este conto seja uma ótima maneira de dar o primeiro passo e seguir conhecendo melhor os escritos dessa mulher incrível. Não é uma história complexa e nem difícil de se decifrar. É uma história digna de Clarice e que lhe trará sensações, boas ou ruins.

Uma Amizade Sincera é um conto relativamente pequeno, contendo no máximo 4 páginas. A leitura flui rápido, embora a angústia que a leitura traga fique por mais tempo com o leitor. Pode ser encontrado no livro Clarice Lispector – Todos os Contos, da editora Rocco.


Mas, e você? Já perdeu alguma amizade para o tempo?

Participe do grupo!

4 thoughts on “#Clarice-se: Uma Amizade Sincera (MAIO)”

  1. Engraçado, eu achei o texto tão bonito rs. Na verdade eu me vi em vários momentos da narrativa, pq é exatamente assim que acontece com a gente. Esse sentimento. no final das contas, que o importante é saber q somos amigos, é tocante. Eu me senti bem lendo o conto, deu uma coisinha boa aqui dentro rs. Consegui até me emocionar e sentir aquela nostalgia boa.
    E quero comprar esse livro, estou imprimindo os contos, esse deu duas folhas, li muito rápido.
    Beijos flooor

    Minha reflexão, se quiser ver, está aqui: http://cariocadointerior.com.br/index.php/2017/05/31/uma-amizade-sincera-projeto-clarice-se/

    1. Você sentiu o oposto de mim, e isso é muito legal! Porque dá para perceber o quanto um conto pode ser contraditório para duas pessoas de pensamentos diferentes, e acho que isso é o interessante da leitura, perceber os outros pontos. É muito bom saber que você ficou com o coração quentinho durante a leitura e que te trouxe sentimentos positivos. Que lindo! ♥
      Vou dar uma olhada no seu post, obrigada por participar do projeto conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *