Eventos Literatura

Os eventos literários mais recentes que fui

Olá leitores!
Esse post está meio atrasado, porém não podia deixá-lo ainda mais na gaveta. Em junho eu tive a oportunidade de comparecer a dois eventos, Mochilão da Record e 34º Feira Internacional do Livro em Brasília, e no último sábado consegui ir a outro, a 1° Feira de Troca de Livros da Academia. Para não fazer uma publicação separada para cada evento, decidi juntá-los em apenas um e aproveitar para comentar um pouquinho sobre cada e minhas impressões.

Reprodução: Biblioteca Pessoal

No dia 9 de junho aconteceu o Mochilão da Record aqui em Brasília, um evento que consistia em compartilhar os futuros lançamentos do Grupo Editorial Record e que, ainda, contava com a participação da autora convidada Ana Beatriz Brandãoque inclusive terá seu livro O Garoto do Cachecol Vermelho adaptado para os cinemas. Cada pessoa da platéia recebeu uma ecobag com botton, caneta, um cartão-postal especial com temática do evento e vários marcadores.



Após todos os lançamentos serem anunciados, a autora reservou um tempo para autografar os seus livros e conversar com os leitores. Admito que nunca li nada da Ana, mas após conhecê-la fiquei com muita vontade de adentrar em suas histórias. Mesmo eu levando apenas um marcador e o próprio cartão-postal para serem autografados, a autora foi super carismática e atenciosa, conversando e trocando elogios por um bom tempo comigo. As duas mulheres que apresentaram o evento, Rafaella Machado e Shirley Tuxo, são um poço de simpatia e animação. Sempre atenciosas com cada um que se dispôs a conversar com elas no final.


Falando de uma maneira geral, eu gostei bastante do Mochilão. Não havia ido no anterior, mas soube que a organização havia sido desorganizada. Nesse quesito o evento me surpreendeu e agradou. Por mais que tenha tido um atraso para começar por conta do voo da equipe que atrasou, a recepção foi feita através de muito entusiasmo e graça. Gostaria de ter aproveitado mais, já que estava com uma crise de ansiedade forte e por isso passando muito mal, mas exprimi o máximo que consegui. Espero que ano que vem o evento se repita e eu tenha novamente a oportunidade de comparecer.

Reprodução: Biblioteca Pessoal
No dia 16 de junho eu fui na 34º Feira Internacional do Livro em Brasília. A feira ficou ativa durante duas semanas, mas decidi ir nesse dia específico para prestigiar o lançamento do livro Uma Ilha no Atlântico, da autora parceira e amiga Day Fernandes. Pude conhecê-la pessoalmente pela primeira vez e desde então já nos vimos duas vezes, uma amizade que tem me trago muitas coisas boas, principalmente conversas e abraços acolhedores. 


Além da Day, também conheci a Marina Oliveira, autora de A Parede Branca do Meu Quarto. Há algumas semanas antes do evento, a autora sorteou um exemplar do seu livro e eu, por pura sorte, ganhei. Já que moramos tão perto decidimos que ela me entregaria pessoalmente com adição de um abraço no pacote. 


Ao longo dos estandes, que foram dispostos na parte de fora do shopping Pátio Brasil, havia espalhado sebos, editoras, livrarias e autores independentes divulgando seu trabalho. Consegui conversar com alguns desses autores e conhecer um pouco das obras, algo que fez minha lista de leitura aumentar consideravelmente. Por mais que os preços fossem altos (eu, por exemplo, só consegui comprar três livros), acredito que o passeio valeu por si só apenas pela intenção do mesmo, que era prestigiar autores e suas obras. Não assisti nenhuma palestra, mas espero que na próxima vez eu consiga prestigiar alguma.  Mesmo assim foi bastante proveitoso para mim e fico agradecida por ter ido.


Reprodução: Biblioteca Pessoal

Já no última sábado, dia 21 de julho, aconteceu a 1° Feira de Troca de Livros da Academia, organizada pelo blog Academia Literária DF em comemoração aos 5 anos compartilhando literatura por aí. A intenção do evento era que cada um levasse livros que gostaria de desapegar e fossem para casa com outras obras deixadas ali, ou seja, um lugar para desapegarmos e conhecermos novas histórias ao mesmo tempo.



O evento ocorreu no SESC e estava muito bem organizado, com um espaço do tamanho ideal. Havia uma mesa com inúmeros marcadores para escolhermos e levarmos para casa, um ótimo presente para os leitores que, assim como eu, os adoram. Levei oito livros que havia deixado de lado aqui em casa e trouxe comigo oito livros que estou ansiosa para ler. Um evento que mal terminou e já me deixou repleta de saudades. Espero, de coração, que haja outros ainda esse ano e que cada vez mais possa alcançar mais pessoas. Um trabalho feito com carinho pela equipe da Academia e que deve ser prestigiado.

Não consigo ir em todos os eventos literários que vem acontecendo aqui em torno de Brasília, mas ao menos tirei um tempo para comparecer aos que eu mais queria. Mês que vem terá uma Bienal por aqui e pretendo ir, inclusive estou bastante animada para o evento. Mas, fica a dúvida: vocês gostam de posts sobre eventos? Seja geek, literário ou de outra temática. Através do retorno sobre esse, decidirei se continuarei ou não a trazer assuntos assim. Me conte a sua opinião nos comentários! O retorno de vocês é muito importante. Aproveita e já me conta também se você compareceu a algum evento nos últimos meses. Vou adorar compartilhar experiências com você!

Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.

Me acompanhe nas redes sociais:

6 thoughts on “Os eventos literários mais recentes que fui”

  1. Ahhhhh que feliz! Muito obrigado pela presença no nosso evento. Muito contente com suas considerações sobre o evento. Espero em breve dar a notícia do bis! Nos vemos na Bienal de Brasília <3
    Super beijo!

    1. Oi, Alice!
      Primeiramente seja bem-vinda ao meu blog! Espero que possa ver você mais vezes por aqui! E fico muito feliz em saber que meu conteúdo lhe agradou. Quero continuar assim, hahaha. Você é daqui de Brasília? Vai que rola um encontrinho.

    1. O Mochilão é legal para quem gosta dos títulos da editora, pois fica sabendo de lançamentos e, de quebra, ainda participa de alguns sorteios por lá. Eu também adoro eventos literários! Acho que além de ter uma vibe de familiaridade e acolhimento, dá para sair de lá ainda mais cheio de conhecimento e bagagem literária e de novos amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *