Séries

2 séries que abordam a mente de assassinos

Olá leitores!

Compreender a mente de outrem não é algo fácil, mesmo que a pessoa em questão seja um amigo de infância ou um familiar que te viu crescer. Entretanto é inevitável não termos curiosidade sobre o cérebro humano e também sobre o que motiva cada um de nós, principalmente quando se trata de ações prejudiciais ao outro e muitas vezes até homicidas. Pensando nesse assunto percebi que as duas últimas séries que maratonei tratam, por coincidência, mas de formas diferentes, sobre a mente de assassinos.

Se, para nós, já é extremamente difícil compreender a mente de um conhecido, imagine então tentar adentrar na cabeça e nos pensamentos de um assassino. Além de exigir responsabilidade e profissionalismo, o quanto essas ações podem afetar a si mesmo? Ao ingressar em um território perigoso e recheado de perturbações, automaticamente você coloca a própria mente em prova, e é isso que acontecerá com ambos os protagonistas das séries indicadas hoje. Você já conhece The Alienist e/ou Mindhunter?

Reprodução: Google

Em 1896, o psicólogo Laszlo Kreizler recebe do comissário de polícia Theodore Roosevelt a missão de capturar um assassino que está aterrorizando Nova York.”
Assista ao trailer



The Alienist, baseado no livro homônimo escrito por Caleb Carr, é uma série ambientada em 1896, uma época em que as mulheres começaram a lutar pela própria voz e médicos especializados em tratar doenças mentais eram denominados como alienistas. Iremos acompanhar um desses médicos, o psicólogo Laszlo Kreizler, que decide juntar-se ao amigo e desenhista John Moore e a secretária do comissário Sara Howard para investigar o assassinato de uma criança de 13 anos, criando assim uma busca por respostas e pela justiça.


O assassinato choca sobretudo pela forma em que o garoto, morador de rua, foi encontrado: mutilado, sem o olho e usando um vestido. A partir desse mistério e através da caçada para encontrar o assassino antes que outras mortes aconteçam, os três colegas travam uma batalha consigo mesmos e com o pelotão corrupto da polícia, que aparentemente vem escondendo segredos há algum tempo.


Com um elenco exuberante, a série The Alienist consegue se aprofundar em mais assuntos do que poderia parecer ser possível. Além de aprofundar sobre a obsessão de Laszlo para encontrar e entender o assassino, a história também aborda temas como: a posição da mulher dentro da sociedade no século XIX, onde há o embate da mulher que nasceu para casar e servir o marido contra o discurso empoderado de Sara, a qual é a primeira mulher a ser secretária em uma delegacia; e o machismo e a falta de respeito enraizados em um ambiente tóxico e completamente masculino.


Logo, é importante alertar que por tratar de assuntos pesados a série não é indicada para todo e qualquer público. Se você é sensível a abordagens sobre assédio e cenas explícitas de assassinatos, não recomendo que a assista. Ao contrário, se você se interessa por histórias que retratem esses temas de maneira crua, essa série é para você.
Reprodução: Google

Dois agentes do FBI expandem as fronteiras da ciência criminal nos anos 70 com um perigoso mergulho no universo da psicologia do assassinato.
Assista ao trailer



Mindhunter é baseada em um livro de não-ficçãoescrito por John E. Douglas e Mark Olshaker, que contém o mesmo título. A série aborda a história real de dois agentes do FBI que decidem iniciar um experimento através de entrevistas com psicopatas para fins de compreender em qual momento de sua vida uma pessoa se transforma em um assassino. Conversas intensas que causarão desconforto e repulsa tanto no telespectador como também nos próprios personagens.


Holden Ford e Bill Tench, com o auxílio e estudo de Wendy, iniciam um estudo sobre a psicologia humana, em especial sobre a mente de famosos assassinos em série. O que poderá ajudá-los a prender possíveis assassinos antes mesmo do atentado, também fará com que ambos comecem a questionar a sanidade humana e o que estão realmente fazendo naqueles presídios. A questão é: se você chega muito perto de um assassino, conversa com ele e abre espaço para uma possível intimidade falsa, como a sua própria saúde mental estará no final do dia?


A série encontrará um meio entre esses dois paralelos: a mente dos psicopatas e a mente dos protagonistas. Como essa relação interpessoal poderá afetar ambos os lados e que tipo de resultados trarão para a pesquisa. Assim, tratando-se de conversas particulares e explícitas. Por isso, caso você não se sinta à vontade e seja sensível com descrições de assassinato, estupro, necrofilia, entre outros assuntos similares, aconselho a não arriscar a assistir.


Entretanto, para aqueles que têm curiosidade e/ou estudam sobre assassinos em série, Mindhunter é uma indicação indispensável. Despertará ainda mais interesse sobre o assunto e fará com que você se sinta instigado a procurar pelos psicopatas originais, os quais são representados com atuações incríveis e muito semelhantes ao real. Uma série que recomendo para quem tem estômago forte e mente mais forte ainda.

Ambas as séries estão disponíveis na Netflix, The Alienist é distribuída no Brasil pelo  próprio serviço e Mindhunter é produção original da mesma, e também contém até o momento apenas uma temporada. Não consigo dizer qual é a minha preferida, pois me atingiram de maneira impactante, porém por lados opostos. Foram histórias que permaneceram comigo mesmo depois de tê-las finalizado, e ainda me deixam curiosa quando paro para pensar em cada uma separadamente.


Confesso que os dois livros entraram para a minha lista de desejados, pretendo adquiri-los e lê-los o mais rápido possível. Me interessei tanto pelo assunto que estou à procura de novas séries (e até livros) que abordam temas similares para preencher o vazio que essas deixaram. Por isso, me diga nos comentários o que você me indica para conhecer ainda mais sobre a mente de desconhecidos. Aceito todas e quaisquer indicações!

Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.



💻 Me acompanhe nas redes sociais:

7 thoughts on “2 séries que abordam a mente de assassinos”

  1. Estava me interessando por The Alienist e até gostei do trailer mas quando cheguei na parte que você diz que contém cenas explícitas de assassinatos já caí fora, hahahah
    E eu tenho curiosidade sobre Mindhunter mas esse tipo de série não me faz muito bem então tento evitar, hahah
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *