Literatura

Resenha: “Toda Noite é um Abismo” – Felipe Teodoro

Ter firmado uma parceria com a Editora Diário Macabro foi uma das melhores coisas que me aconteceram esse ano. Digo isso porque é através dessa parceria que estou conseguindo conhecer novos autores nacionais incríveis e impressionantes, os quais já não consigo viver sem. Felipe Teodoro é uma dessas gratas e inesquecíveis surpresas.

O mais incrível dessa experiência é constatar que, talvez, antes eu não daria uma oportunidade para tais autores, já que costumo sempre ler os mesmos e já adorados, mas que agora eles e elas se encaixam no meu hall de preferidos. Talvez eu nunca teria lido Toda Noite é um Abismo se não fosse a oportunidade dada pela Editora Diário Macabro, e isso teria sido uma perda enorme para mim, tanto em experiência como leitora como também em experiência pessoal.

Toda Noite é um Abismo mudou minha visão para muita coisa, principalmente no quesito de se importar com os problemas do próximo e olhar além do que o meu próprio nariz proporciona. Focar na ansiedade, nos anseios e complicações de pessoas que conheço e que nem sei que passam por tais horrores. Perceber que todos nós temos monstros dentro de nós, mas que alguns podem se deixar serem consumidos por completo.

Título: Toda Noite é um Abismo
Autor: Felipe Teodoro
Quantidade de páginas: 138
Editora Diário Macabro
Gênero:
 Ficção / Terror
Ano: 2019
Skoob: Clique Aqui
Compre: Amazon | Diário Macabro
Minha classificação: ★★★★★ (5/5)
* Livro cedido pela editora

Uma coletânea intensa, sem pudor ou amarras

Inicio essa resenha já dizendo que ler Toda Noite é um Abismo não é fácil, muito menos agradável. A coletânea composta por 12 contos, todos textos escritos pelo autor Felipe Teodoro, trazem um terror psicológico intenso, frenético e sem papas na língua, sendo assim uma leitura que poderá – e deixará – o leitor mal e pensativo durante horas após a sua experiência com o livro.

Nessa coletânea você encontrará assuntos que abordam desde o luto severo de uma mãe à depressão, vícios e loucuras de outros protagonistas, alguns marginalizados pela própria sociedade e esquecidos pela população de bem. Com descrições pesadas e cruas, através de uma escrita direta, o gore é elemento essencial em certas histórias, mesclando o melhor do terror com o pior da realidade.

Cada conto tem o poder de tocar, de diferentes formas, com profundidade o leitor, deixando expostos como os monstros e demônios muitas vezes vivem dentro de nós, do outro, de todos. Sendo assim uma leitura impactante, que gruda na cabeça e não é fácil de ser esquecida, colocada de lado ou até mesmo ignorada.

Por todos esses elementos, deixo aqui o aviso de gatilhos que podem conter no livro. Há cenas fortes e descrições de possíveis estupros, que podem incomodar, chocar e fazer mal a algumas pessoas. Se você é sensível a esse tipo de narrativa, indico que não leia o livro. Lembre-se que a sua saúde mental sempre virá antes, sendo assim prioridade.

A edição é linda, assim como as demais da Editora Diário Macabro, cuidadosa e toda combinada no roxo. A diagramação é confortável, fazendo com que o leitor não sinta as páginas voando.

Um pouco sobre cada conto:

A coletânea inicia com É Sempre Noite, um conto onde observaremos o sofrimento do luto de uma mãe. É asfixiante, desesperador e igualmente impactante. Posso inclusive afirmar que o livro já me ganhou nessa primeira história, sendo assim uma das minhas favoritas. Em seguida há Ouro Verde, uma narrativa que acompanha um professor escrevendo uma história embasada em um aluno viciado em drogas.

Depois em O Show Não Pode Parar conheceremos José, um garoto que está observando a apresentação d’A Besta, um monstro terrível, asqueroso e perigoso. Já em Maria da Conceição, um conto bastante forte, veremos a situação de uma garota que foi negligenciada durante toda a sua vida agora à procura de uma espécie de salvação. Essa história me cortou o coração de uma maneira que nem sei explicar. Também está entre os preferidos.

As Estrelas Debocham dos Homens traz uma história com foco no tormento de uma família ao se mudar para uma casa nova, onde antes foi palco de crueldades e muito sangue. Bagunça também trará uma família como foco, mas agora tendo a mãe como o centro de uma paranoia infindável e aterradora.

Em Entre Éons há o abandono do pai do narrador que o persegue por toda a história. Mas independente – ou dependente – disso, nosso protagonista cresce e assume uma profissão que o leva pelo mar, deixando-o assim à mercê de boatos que assolam pela água e criaturas protetoras de um tesouro. Já Vertigem (ou O Mundo Não Desaparece Quando Você Fecha Os Olhos), assim como o primeiro conto, traz uma áurea de luto e perturbação, após um homem perder a família em um acidente de carro.

No Olho do Bicho narra a chegada de algo misterioso que chega para levar o narrador-personagem para a pós-vida, tendo assim uma relação entre os dois. Em Toca do Coelho, para mim o mais difícil de se digerir, haverá uma narração com detalhes sobre o que possivelmente aconteceu com uma mulher que havia sido sequestrada. É nojento, chocante e muito triste. Eu, como mulher, me senti devastada, atormentada e angustiada.

Aqui Todo Mundo é Feliz trará um guarda-roupa como uma parte importante e central da história, onde à noite o objeto convida os seus detentores à aceitarem uma vida repleta de felicidade e escuridão. Para finalizar há Horror no Morro, uma história visceral sobre um garoto morador da periferia que passa por horrores perturbadores, como a perda do pai, a depressão da mãe e a fome.

Reprodução: Biblioteca Pessoal

Um livro para ser lido quando você estiver bem

Terminei essa leitura na semana passada e ainda não sei o que pensar sobre, apenas sei que devo recomendá-la, mesmo que não seja um livro para qualquer público.

O primeiro conto já me deixou no chão, mal, sentindo muito, intensamente devastada. Eu senti o baque da narrativa e do luto e ali eu soube que não seria uma leitura fácil, muito menos pacífica ou apaziguadora. Foi ali, no primeiro conto, que eu já tive a impressão que levaria tapas na cara, que seria exposta, maltratada e colocada à prova.

Como é uma coletânea de contos, assim como sempre falo, há contos que senti com mais intensidade do que outros, mas num geral é uma coletânea excelente que traz muito de nossos monstros e demônios internos, como também os externos. Há descrições pesadas, há gore, há sofrimento. Por isso indico que só inicie a leitura se estiver se sentindo muito bem consigo mesmo, pois é aquele tipo de livro que te faz sofrer e perder a esperança na humanidade, nas pessoas, te faz enlouquecer junto com os protagonistas.

Também é importante ter cuidado com os gatilhos, pois é um livro forte e que incomoda, que causa desconforto. Mas se esse é um tipo de leitura que você gosta eu a recomendo de olhos fechados e com propriedade. Leia-a e sinta-a, pois apenas assim vocês entenderão o que realmente eu quero dizer.


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest

Receba todas as nossas novidades:

10 thoughts on “Resenha: “Toda Noite é um Abismo” – Felipe Teodoro”

  1. Oi, tudo bem?
    Primeiramente quero dizer que achei muito legal o fato de você estar conhecendo novos autores através da parceria. Acho muito importante valorizarmos os autores nacionais, e que bom que a parceria está te proporcionando a chance de ler mais nacionais.
    Eu não conhecia esse ainda, mas confesso que não faz meu estilo por ser um livro de contos e, principalmente, por ser de terror. Eu sou medrosa e fujo de livro e filmes de terror haha. Mas, pela sua resenha, acredito que quem curte o gênero irá gostar da leitura. E adorei o fato de você ter avisado de que pode ter gatilhos, porque já que se trata de um livro mais pesado é bom avisar o leitor de que não é para todos os públicos. Amei a resenha!
    Beijos!

    1. Obrigada pelos elogios!
      O livro é de terror, mas não daqueles para assustar. Mas, claro, causa muito desconforto e sensações negativas, justamente por fazer parte do gênero. De qualquer forma, é uma pena que você não goste desse tipo de livro, mas não o recomendo para quem já não é acostumado, pois pode surtir o efeito contrário. Eu também acho importante e necessário darmos valor aos autores nacionais, afinal eles precisam até mais do que os lá de fora, e por isso sempre tento dar espaço para eles em minhas leituras. Espero que mais leitores façam isso também.
      Volte sempre! <3

  2. Eu tinha visto o seu post no IG e já tinha ficado muito curiosa com a leitura, agora que lia resenha completa aqui no blog eu fiquei ainda mais. Certamente não é uma leitura fácil e muitos momentos eu devo precisar parar um pouco, mas pela maneira como você falou sobre o livro eu fiquei completamente interessada nele e sei que preciso ler o quanto antes.

    1. Então, Bia, esse é um daqueles livros apropriados para ler um conto por dia, ainda mais para conseguir absorver todo o conteúdo e intensidade das histórias. Eu não consegui e li vários de uma vez só, hahaha, mas olha, o peso e o baque batem com força. Acho que por isso gostei tanto. Depois que você ler me diz o que achou, vou adorar saber suas reações com a leitura.

  3. Olá, tudo bem? Nossa pela sua resenha podemos perceber que fãs do gênero terão um prato cheio né?! Não conhecia a editora, nem o autor, porém depois dos seus comentários fiquei mais instigada. Seria uma leitura bem fora da minha zona de conforto literária, no entanto acho que sendo contos fica mais fácil de tentar. Enfim, quem sabe futuramente?! Ótima resenha e fotos!
    Beijos

    1. Obrigada pelos elogios, Ana!
      Não sei se indico esse livro para começar o gênero, mas é ótimo para sair da zona de conforto, recomendo. A Editora é ótima e lança muitos livros especiais e lindos de terror, suspense e ficção científica. Sugiro que dê uma olhada tanto na editora como no próprio autor e não esqueça de acompanhar ambos, pois vale a pena ficar por dentro das novidades.

  4. Parabéns pela parceria! Concordo com você em relação à parceria com editoras que publicam autores nacionais: elas abrem portas e nos apresentam pessoas e histórias incríveis. Eu sou apaixonada!

    Quanto ao livro, não é uma história que eu leria, porque não se enquadra no tipo literário ao qual eu gosto e leio, mas saber que é uma obra cinco estrelas e que você gostou muito, então presumo que seja mesmo uma obra-prima!

    1. Obrigada!
      Eu sempre fico muito feliz em conhecer novos autores nacionais e editoras que abrem esse espaço para a Literatura Nacional, pois é algo que deve ser valorizado. Com essa parceria estou conhecendo obras incríveis e espero que um dia você dê oportunidade a elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *