Literatura

Resenha: “Até os ossos” – Camille DeAngelis

Eu não imaginava gostar tanto de Até os ossos como gostei. Inclusive, nem estava nos meus planos lê-lo por agora, tamanha a minha falta de motivação pela história, mas decidi embarcar em uma leitura conjunta com uma amiga e o difícil foi conseguir ler apenas um capítulo por dia.

São 12 capítulos ao total, até um pouco longos, mas que nem dá pra perceber por conta da fluidez da narração. Então quando cheguei no nono capítulo simplesmente não parei, fui até o final (me perdoe Tay, mas não consegui segurar a ansiedade e curiosidade por esse desfecho!).


“Nem consegui sentir o gosto direito. Minha mãe tinha me mantido alimentada, mas durante todo o tempo desejara me prender numa gaiola. Toda noite, ela não estava fazendo o jantar – estava fazendo um sacrifício.”

Leia também: Fumaça Branca, de Tiffany D. Jackson

Título: Até os ossos
Autora: Camille DeAngelis
Quantidade de páginas: 296
Editora Suma
Gênero:
 Ficção / Horror
Ano: 2023
Skoob: Clique Aqui
Compre: Amazon
Minha classificação: ★★★★★ (5/5)
* Livro cedido pela editora

E se a sua fome fosse moldada através de afetos e atenção?

Desde pequena, Maren e sua mãe mudam de cidade toda vez que ela faz a coisa ruim. Isso acontece quando alguém demonstra afeto ou dedica um pouco mais de atenção à garota, gerando nela uma fome incontrolável que a faz comer as pessoas até sobrar apenas os ossos.

Maren não pertence a lugar nenhum e não tem conexão com ninguém além de sua mãe, mas um acontecimento repentino a faz querer procurar o pai e saber se ele também é um comedor. Nisso, ela vai conhecer pessoas novas ao longo dessa jornada em outras cidades e com isso se auto conhecer também.

Camille DeAngelis usa do canibalismo para explorar as relações humanas entre os personagens e sobre o ser diferente. Há a questão do feminino, do crescimento pessoal, mas também tem o lado da solidão e do abandono. Maren não é uma personagem fácil de se lidar, porque muitas vezes tem atitudes infantis, mas o peso da culpa de suas atitudes começa a pesar na balança de seu caráter que será construído e moldado ao longo de quase 300 páginas.


“É como se eu tivesse um buraco gigantesco do lado de dentro, e quando ele assume a forma de uma pessoa, ela é a única coisa capaz de preenchê-lo.”

Reprodução: Biblioteca Pessoal

Até os Ossos é um terror profundo que traz reflexões e maneiras de autoconhecimento

Fui fisgada para dentro do livro logo no primeiro capítulo, em uma cena visceral entre uma bebê e sua babá. A partir dali, me envolvi com a busca de Maren, me senti próxima dela e até protetora, me vi ao seu lado nas caronas e quis que ela tirasse todo um peso de suas costas.

É difícil falar sobre essa história porque uma grande parte não parece ser verídica (mesmo sabendo que é ficção) e, por isso, o plot principal pode não ser tragável para alguns, mas eu não liguei. Consumi cada página como se minha vida de leitora dependesse disso e comprei profundamente a ideia da autora. Eu me empolguei, me entristeci, me senti enganada e, no final, devastada.

Acredito que o livro é mais sobre a jornada de vida de Maren, sua relação com as pessoas que demonstram um mínimo de afeto e sua autodescoberta do que sobre o canibalismo em si. Aqui, vemos uma garota de 16 anos ter que se virar sozinha e não se deixar ter nenhuma relação mais profunda com ninguém porque isso desperta a coisa ruim dentro de si. É um livro muito bonito, afinal. E eu adorei acompanhar o desenvolvimento da Maren, mesmo que, às vezes, eu quisesse dar uns bons tapas na cara dela (por que adolescente tem que ser tão dramático e infantil?).

Eu curti demais essa viagem, essa caminhada, e juro que teria lido mais páginas se tivesse. Amei, amei e amei, e espero que você dê uma chance ao livro e consiga desfrutar de todos esses sentimentos também, principalmente da sua própria autodescoberta e de apreciar a própria companhia, sem precisar de mais ninguém para gerar a sua felicidade, autoconhecimento e liberdade.

Qual foi o último livro que te fez olhar para dentro de si e apreciar sua liberdade? 💬


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest

Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *