Literatura

Resenha: “Sobre a escrita” – Stephen King

É incrível como o Stephen King tem uma maneira única de escrita, e eu estava com saudade disso. Em Sobre a escrita conhecemos um lado mais pessoal do autor, já que muito de sua vida nos é revelado por ele mesmo; seus altos e baixos, sua perseverança e confiança, seus medos e anseios.

É quase surreal imaginar que hoje poderíamos não ter um Stephen King na literatura para lermos e apreciarmos porque, assim como todos os escritores, ele também teve momentos em que precisou escolher. Mas que bom que ele nos escolheu e nos acolheu.

Leia também: Depois, de Stephen King

Título: Sobre a escrita
Autor: Stephen King
Quantidade de páginas: 256
Editora Suma
Gênero:
 Biografia, Autobiografia, Memórias / Não-ficção
Ano: 2015
Skoob: Clique Aqui
Compre: Amazon
Minha classificação: ★★★★★ (5/5+favoritado)

Sobre a escrita do King (e a nossa)

Todos nós sabemos que Stephen King é muito bom no que faz. Suas histórias são queridas – e temidas – ao redor de todo o mundo; sua escrita detalhada é alvo de críticas, mas também, pelo mesmo motivo, é o que faz o leitor adentrar de cabeça em cada universo criado por ele. Sua imaginação é inigualável e sua inspiração parece nunca acabar.

Por esses e tantos outros motivos, por que ele não seria perfeito em também passar todo esse aprendizado de escrita? Em Sobre a escrita ele mostra que não é ótimo somente em criar ambientações angustiantes e recriar os piores medos de seus leitores. Aqui, Stephen King prova que também é excelente no processo de ensinar.

Digo ensinar porque foi isso que senti durante a leitura. Ele ensina, mas de uma maneira um tanto mais íntima e demonstrativa, como pode se criar um processo de escrita, a sua revisão e, posteriormente, a sua publicação. Ele indica como pode ser uma ótima construção de personagem, de ambiente e de narrativa, tudo isso enquanto fala sobre o seu modo de escrever e criar e sobre a sua vida (como começou a amar a escrita, suas dificuldades no ramo, suas motivações para nunca desistir e suas inspirações para as histórias).

Com uma leitura fluida e que aguça a curiosidade, Sobre a escrita é aquele tipo perfeito de livro de cabeceira, sempre a disposição quando você precisa.

Reprodução: Biblioteca Pessoal

Sobre a escrita me deu uma vontade de voltar pra escrita que eu não senti nos dois anos anteriores

Sempre falo que há certos livros que combinam com certos momentos da nossa vida, e esse combinou perfeitamente com o meu agora, com o que eu quero para 2023. Ele me mostrou que o sonho da escrita é crível e como posso melhorar minhas histórias de inúmeras formas.

Ainda, também me mostrou como eu posso melhorar como leitora, ao que devo prestar atenção e como posso levar tudo que leio pra dentro da minha própria criação. Há muitos detalhes que passam despercebidos em nossa escrita e leitura que tornam o texto pobre, e começar a perceber isso é meio que uma explosão da mente.

Eu ansiava por um momento livre pra poder dar continuidade na leitura e tudo que eu pensava, quando não estava lendo, era no livro. Sei que irei lê-lo e relê-lo muitas vezes mais e, no momento, ele é tudo que preciso na minha escrivaninha, como apoio rápido.

Ele me inspirou, me deu um empurrãozinho e, em algumas páginas, até me deu aqueles tapas da vida. Por isso – e por tudo que senti durante a leitura -, favoritei o livro e desejo que muitos mais tenham essa experiência. Se você é escritor ou leitor, esse livro tem muito a te ensinar. Além do mais, é sempre incrível ter um gostinho dos bastidores das criações daqueles que admiramos.

Qual foi o último livro que te inspirou e te fez acreditar novamente em si mesmo? 💬


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest

Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *