Literatura

Resenha: “O Sorriso e outros pequenos contos de terror” – M. Araújo

Eu já queria conhecer a escrita da M. Araújo e começar por histórias de terror foi o ideal. Sorriso e outros pequenos contos de terror teve certos problemas, que podem estar mais ligados ao meu gosto pessoal, mas foi uma leitura que cumpriu com o propósito de me entreter (e às vezes chocar) quando eu precisei.

Como eu sempre digo aqui e gosto de ressaltar, eu adoro conhecer novas autoras de terror, principalmente nacionais, então esse primeiro contato com a autora foi fundamental e gratificante. Inclusive, continuarei acompanhando seus trabalhos e lerei os próximos do gênero.

Leia também: Breu, de Iza Artagão

Título: O Sorriso e outros pequenos contos de terror
Autora: M. Araújo
Quantidade de páginas: 51
Publicação Independente
Gênero:
 Ficção / Horror / Terror
Ano: 2023
Skoob: Clique Aqui
Compre: Amazon
Minha classificação: ★★★ (3/5)

Pequenos contos de terror para ler e desejar por mais

Criaturas marítimas; humanos sem humanidade, mas, sim, animalescos; seres inanimados que criam vida; lobos sedentos; todos ligados por uma sede incontrolável por sangue (e às vezes até por carne humana) ou vingança.

Nessa coletânea de terror você encontra 11 contos curtos, com leitura rápida, dando para ler tudo de uma vez em menos de duas horas. A escrita da M. Araújo é bastante descritiva, visual, não poupando detalhes em suas histórias ao mesclar gore com terror psicológico.

Há muito da frieza humana, de ações apáticas, que chocam pelo seu teor. Também há histórias mais emblemáticas que deixam para a imaginação do leitor completá-las. Outras ainda desfrutam de uma vibe em meio ao Halloween que poderiam ser divertidas, caso não fossem tão brutais. Tudo isso gera um prato cheio para os fãs de terror que não tem medo de ter o estômago revirado.

TW: há cenas de abuso e violência explícita, então cuidado com a leitura!

“— Por que não queria vir?
— Porque eu queria terminar de jantar, eu não comia a dias.
— O que era a comida?
— Carne com batatas.
— Você sabe cozinhar?
— Sim.
— Aprendeu sozinho?
— Mamãe me ensinou.
— Que tipo de carne era?
— Carne de gente.”

Reprodução: Biblioteca Pessoal

O Sorriso e outros pequenos contos de terror pega o leitor desprevenido com seus temas pesados e descrições intensas

Peguei esse livro pra ler enquanto aguardava o horário de uma aula, questão de mais ou menos 1 hora e pouquinho, e gostei bastante do ritmo dele, pois, por se tratar de um livro com contos curtos, o li bem rapidinho.

As histórias são rápidas, sendo algumas meio abruptas, o que me deixou um pouco confusa em certos desfechos, não fazendo tanto sentido assim pra mim. Entretanto, a maioria dos contos foram interessantes e legais, com temas que me atraíram e com descrições que me encheram os olhos. Eu adoro um bom gore e uma ótima descrição profunda, então certas vezes eu tinha um prato cheio de ambos, o que me deixou bastante contente com a coletânea no geral.

Para quem gosta de histórias curtas, daquelas que dá para ler de uma vez só ou um pouquinho a cada dia, e de temas mais pesados, essa coletânea é a dica perfeita para você. Talvez não seja tão recomendado para quem prefere um terror mais leve, mas também pode ser uma boa para adentrar em mundos novos (e mais fortes).

Vocês gostam de histórias assim, mais pesadas? Ficaram curiosas para ler algo da M. Araújo? 💬


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest

Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *