Literatura

Resenha: “Supernatural – o livro dos monstros, espíritos, demônios e ghouls” – Alex Irvini

    





Supernatural – o livro dos monstros, espíritos, demônios e ghouls
Autor: Alex Irvini
Editora: GRYPHUS
Ano: 2011
Minha classificação: ★★★ (3/5)
Adicione no Skoob
Que tal um livro onde você encontrará todas as informações e detalhes sobre monstros, espíritos, demônios e até bruxaria? Se você procura isso, este livro é perfeito pra você!
Todo mundo (ou a maioria) que assiste a série Supernatural já deve ter tido um pouco de curiosidade em saber melhor sobre as criaturas que aparecem por lá. De onde vem, seu passado e como se transformaram naquilo. Na série somos apresentados a vários tipos de personificações do mal, e acredite, é sempre bom saber maneiras de derrotá-los, aliás, e se um dia enfrentarmos um deles cara a cara?
Os irmãos Winchester irão nos contar tudo através desse livro. A narração não é em primeira pessoa, mas percebemos que são Dean e Sam quem nos contam tudo. O livro se passa durante a segunda temporada da série, e em alguns casos além de termos a história do monstro também teremos a história dos personagens, ou seja, junto dos detalhes também terão um pouco sobre como foi a experiência deles enfrentando-os. Você verá muita semelhança entre esses momentos e alguns episódios da série, até porque realmente foram expostas durante as duas temporadas. E é ótimo recordar isto. Alguns nomes também serão familiares, já que as pessoas citadas são importantes e já compareceram. 
Um fato interessante é que no final do livro temos duas listas: uma com características de demônios mais pesados, digamos assim, e outra com ervas e itens pra se usar em feitiços.
Outro fato interessante é quando assemelham um tal monstro com um fato real. Por exemplo: em um capítulo você poderá lembrar dos acontecimentos da família DeFeo e em outro irão citar o cemitério Stull. Particularmente, eu adorei essa ideia! Não lembro se isso acontece nos tais episódios citados, mas é sempre legal quando a ficção se mistura com fatos. Dá um ar mais verdadeiro.
Durante os textos também temos alguns mini textos retirados do Diário de John Winchester (que além de ter na série também virou um livro, resenha em breve por aqui). Esses mini textos contém informações que complementam a história dos monstros. Alguns em formato de lendas ou acontecimentos não confirmados.

Minha opinião
Eu recomendo a leitura pra quem é fã de Supernatural. Se você não é fã, não vale a pena. Até porque o livro se encaixa no universo da série, e não faz sentido nenhum você lê-lo se não gosta dela, não é?
Mas, pra quem é fã, é um prato cheio! Contém muita informação (o que faz ficar meio chato e monótomo as vezes), mas cada detalhe se encaixa perfeitamente e aperfeiçoa mais o contexto.
É daquelas leituras que você vai degustando aos poucos, sem pressa. E será ótimo pra recorrer quando estiver fazendo uma maratona dos episódios antigos, ou caso você encontre um desses seres por aí também.
Se você tem interesse em conhecer Supernatural, indico que comece pela série e depois vá para os livros. Os livros (ou pelo menos a maioria deles) servem como complemento e não contam a história em si. Então, assista antes de lê-los.
Um beijo e até a próxima.

4 thoughts on “Resenha: “Supernatural – o livro dos monstros, espíritos, demônios e ghouls” – Alex Irvini”

  1. Olá, Thainá! Que bacana a sua resenha! Entre todos os livros de Supernatural, esse é o que tinha menos vontade de ler, porque eu pensava que seria alguma coisa parecida com um manual ou um dicionário, tipo assim: "Vampiro = criatura que se alimenta de sangue e blá blá blá." e em seguida viriam informações de como matar. Mas pelo que você falou, parece ter uma conexão bem maior com a série, já que relata os momentos em que os monstros apareceram. Pareceu bem mais legal agora! 🙂

    Passei aqui pra avisar que te indiquei na TAG Perguntas Literárias. Passa lá pra dar uma olhadinha!
    http://loucura-por-leituras.blogspot.com.br/2016/02/tag-perguntas-literarias.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *