Literatura

Resenha: “Curso de Redação” – Antônio Suárez Abreu

Reprodução: Google





Curso de Redação
Autor: Antônio Suárez Abreu
Editora: Ática
Ano: 2004
Minha classificação: ★★ (3/5)
Adicione no Skoob
“Curso de Redação” é um ótimo livro para quem quer aprender um pouco mais e com facilidade o nosso português. De uma forma prática e fácil, o autor nos traz dicas simples e eficazes para compreendermos melhor algumas normas da gramática e como fazer um texto.
O livro é de grande ajuda para quem está escrevendo o seu TCC, até mesmo para outras redações e produções de textos em geral, e para quem quer entrar no mundo dos concursos públicos. 
Na parte de como escrever um TCC, ele ajudará a elaborar o problema e as hipóteses de um jeito que você não precisará quebrar a cabeça só de pensar nisso. Também dará alguns macetes/dicas de como encaixar cada ideia em um texto e sem se perder do assunto proposto, te ensinando assim a fazer uma redação nota mil no ENEM ou em qualquer outra prova.
Além disso, no final também há algumas dicas de como formatar um texto. Se você tem dúvidas e dificuldades na formatação no Word, provavelmente esta parte irá ser de grande ajuda para você.
Lembrando que tudo é explicado com uma linguagem formal, mas não de difícil acesso. É tudo escrito da maneira mais simples e objetiva. A linguagem não trará obstáculos para a sua leitura ou seu entendimento. 
O foco do livro não é a gramática e sim te ajudar a melhorar a sua escrita e imaginação na hora de escrever um texto. Te ajudar a fluir com as suas ideias e colocá-las no papel do melhor modo, com um desenvolvimento que irá causar curiosidade e interesse em quem estiver lendo.

Ponto negativo
O livro só teve duas edições: a primeira de 2001 e a segunda de 2004. Como todos nós sabemos, de 2004 para cá houveram muitas mudanças em nosso português, o que incluem regras novas e retiradas de outras. Por isso, o livro acaba sendo desatualizado na sua parte de regras gramaticais, como por exemplo na parte que foca em crase podemos ver normas que não são mais usadas e sentir a falta de outras que foram incluídas. Mas, isso não enfraquece a aprendizagem que o livro nos traz. 

Minha opinião
Por ser um livro com normas gramaticais desatualizadas poderá causar um pouco de desanimo nos novos leitores da obra, mas devemos olhá-lo pelo todo. Além do mais, o foco do livro não é gramática, mesmo tendo dicas interessantes e de grande ajuda. O livro não é grande, porém é objetivo. Estudei ele durante todo o semestre de Leitura e Produção de Texto e foi de grande utilidade.
No final de cada capítulo ainda têm atividades que ajudam bastante para fixar o conteúdo na cabeça. Há um gabarito em cada atividade, mas não dá para confiar muito nele, pois várias respostas não condizem mais com o nosso português. Mas, dá para responder e depois pedir a ajuda de alguém com as respostas certas. Nada que pareça ser de outro mundo.
Se você quer saber como escrever bem, esse livro talvez seja essencial para você. Indico para todos os tipos e níveis de estudantes e para quem quer aprender a como escrever um bom texto, seja de forma profissional ou para passar em concursos. Dizem que toda ajuda é essencial, e garanto que esta não ficará atrás.
Você consegue encontrar o livro no site Estante Virtual por um preço bacana, ou até mesmo em sebos da sua cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *