Literatura

#Clarice-se: O Primeiro Beijo (SETEMBRO)

Reprodução: Google




O Primeiro Beijo
Autora: Clarice Lispector
Minha classificação:  (3/5)
O conto
Ao ser indagado pela namorada sobre como e com quem ocorreu o seu primeiro beijo, o narrador-personagem contará para a amada (e para os leitores) a experiência de dar um beijo pela primeira vez. A primeira experiência com uma mulher é tratada de maneira simples, inocente e como uma forma de descoberta sobre si mesmo, sobre sua masculinidade e a passagem de menino para homem.


Com narração em 1º pessoa, a história se utiliza de apenas três páginas para ser contada. Um conto curto, de leitura rápida e fácil, que fará com que você relembre as memórias de criança e o ar de inocência que rondava sobre vós.

Minha opinião
Por ser um conto curto é difícil extrair tantos detalhes e significados, ainda mais por conta da história que é simples e sem abertura para devaneios. Porém, uma história simples nas mãos da Clarice transforma-se em uma história cheia de sentimentos, nostalgia e inocência, sempre fazendo com que o leitor sinta algo a mais durante a leitura e se veja no personagem. Então, embora possa parecer um texto espontâneo e sem complexidades, a leitura lhe tira da zona de conforto e leva a sua mente para as memórias do passado, algo que a autora faz com maestria.


Minha experiência de leitura com o conto foi agradável e satisfatória. Como eu já pontuei, a história é curta e simples, então, não extraí nada a mais do que me foi passado através das palavras do narrador. Para mim, a história disserta sobre a primeira experiência de um menino com uma mulher e as sensações que o ato do beijo despertaram em sua mente e corpo. É aquele tipo de leitura que você finaliza com um sorriso nos lábios, imersa de pensamentos pessoais e lembranças boas. É uma ótima leitura para quando se procura algo leve para intercalar com leituras mais pesadas e intensas. Também é uma ótima maneira de escapar, pelo menos um pouco, dos estresses constantes e dos dias mais mórbidos.


O Primeiro Beijo pode ser encontrado no livro Todos os Contos – Clarice Lispector, da editora Rocco, e na antologia Felicidade Clandestina, da mesma editora. Não importa se você já é fã da Clarice ou se ainda não leu nenhum de seus textos, esperamos por você no nosso grupo de leitura. Não vamos esperar 2018 chegar para engatar nas histórias da autora, vamos começar a lê-las já! Espero por você.


Aproveita e me conta nos comentários como foi o seu primeiro beijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *