Resenha Me Chamo Lorenzo
Literatura

Resenha: “Me Chamo Lorenzo” – Cecília de Lara

Título: Me Chamo Lorenzo
Autora: Cecília de Lara
Quantidade de páginas: 74
Editora Sinna
Gênero: Ficção / Literatura Nacional / Romance / LGBTQI+
Ano: 2019
Skoob: Clique Aqui
Compre: Editora Sinna
Minha classificação: ★★★★ (4/5) 
* E-book cedido pela autora

Um amor além da vida.

Lorenzo está prestes a terminar o Ensino Médio, se preparando assim para entrar na vida adulta. Porém, antes que dê o primeiro passo em busca desse futuro tão incerto, o garoto junto com a família embarca para a Itália, um lugar que lhe reserva grandes surpresas e um amor de verão que irá perdurá para sempre em seu coração.

Será em um café na Itália o local de encontro desses dois homens que logo se veem apaixonados um pelo outro; será o lugar onde haverá a primeira troca de olhares entre Lorenzo e Thomas, este até então um desconhecido elegante, bonito e encantador. A partir desse momento – e após finalmente eles se entregarem completamente um para o outro – o amor se encontrará pairando no ar, um amor que se concretizará em sua forma mais pura e verdadeira, digna de sorrisos e suspiros.

Por mais que seja curto, o conto Me Chamo Lorenzo é grande em significado, trazendo assim mensagens ricas em sentimentos e em inspiração. É retratado, mesmo que de forma singela, os obstáculos de um amor homoafetivo e os preconceitos a que são expostos com frequência. Há a dor do rompimento, a dor da perda e a vontade de recomeçar. Lutas em prol do movimento LGBTQI+ são travadas, seja dentro do acolhimento familiar ou fora dele; batalhas são conquistadas, mas vidas não são respeitadas. Assim Cecília de Lara nos mostra os altos e baixos do amor, do respeito e da liberdade.


“Amores são, de fato, algo incrível, mas nada nem nenhum amor nessa vida deve ser maior do que o seu amor-próprio.”


Íntimo, tocante e feito para aquecer o coração.

Com uma escrita fluida e poética, a autora conseguiu, mesmo que em poucas páginas, construir uma história que toca o leitor e o prende de maneiras inimagináveis. A história trata sobre desenvolvimento, amor e liberdade, mostrando como é se entregar da forma mais pura para alguém, mesmo que para isso não se possa esperar nada em troca. Outro ponto que também é explorado é como esse amor e essa entrega estão ligados ao próprio crescimento pessoal do protagonista, sendo obrigatório que Lorenzo esteja aberto à perdas, quedas e despedidas, assim como todos nós somos.

Algo que devo ressaltar aqui é o teor mais adulto da história que traz, por exemplo, cenas explícitas de sexo. Não sou acostumada com leituras desse feitio, muito menos com partes sexuais descritivas, e por isso no início aconteceu uma certa estranheza de minha parte, o que felizmente foi amenizado com o desenrolar da leitura. Após a leitura me pus a refletir sobre esses momentos mais “quentes” e percebi que fizeram muito sentido com o momento vivido pelos personagens, principalmente para representar a entrega de ambos um pelo o outro.

Por eu ter gostado tanto da leitura e da experiência em ter contato com algo novo, eu espero que mais leitores também possam ter esse contato mais íntimo e pessoal com essa história, absorvendo todas as mensagens que a autora quis passar – até mesmo aquelas que são menores à primeira vista e que se escondem em pequenos detalhes.

Sempre me sinto na obrigação de ler e compartilhar mais histórias protagonizadas pela sigla LGBTQI+, e por isso, de todo o coração, eu espero que cada leitor que também sinta a mesma sensação que a minha dê uma chance para esse conto e o divida com os demais. Devemos lutar juntos, e sei que a Literatura LGBTQI+ é um grande avanço e início para isso.


“Existem amores que tentam se encaixar durante uma vida, existem outros que, por apenas algumas noites, permanecem eternamente um no outro.”



💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest

1 thought on “Resenha: “Me Chamo Lorenzo” – Cecília de Lara”

  1. Olá!! 🙂

    Eu confesso que nao conhecia este livro ainda, mas acho otimo que tenhas gostado de fazer a leitura! 🙂 E que aconselhes!

    Espero realmente que muitos leitores se deixem tocar pelas mensagens passadas pela autora, e que sintam esse quentinho durante a leitura.

    Boas leituras!! 😉
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *