Literatura

Resenha: “A Casa Que Sobra” – Lia Cavaliera

Título: A Casa Que Sobra
Autora: Lia Cavaliera
Quantidade de páginas:
 18
Publicação Independente
Gênero:
 Ficção / Horror / Suspense e Mistério / Conto
Ano: 2019
Skoob: Clique Aqui
Compre: Amazon
Minha classificação: ★★★★ (4/5) 
* E-book cedido pela autora

O mistério das casas que sobram.

Há 50 anos uma tempestade torrencial atingiu o Pará. Em uma cidade de interior, mais afastadas das demais, tudo foi devastado, com exceção apenas de três casas que hoje são conhecidas como: as casas que sobram. Em uma dessas residências vive o nosso narrador-personagem junto com todas as gerações de sua família; residência essa que é vista com maus olhos e com medo pelos cidadãos da cidade.

Quando o narrador-personagem, que não é nomeado, tinha 13 anos viu de perto a morte e loucura de sua avó. Além da dor intensa da perda, ele também teve que lidar com a carta que a idosa deixou para a família. Uma carta contendo instruções severas de como a família deveria agir daquele dia em diante para conseguir manter preso dentro da casa um ser que ali habitava.

É claro que com o passar do tempo o protagonista vai acreditando menos nessa história, tornando-se assim cético sobre a existência de algo poderoso e maligno dentro da casa. Por isso quando está mais velho decide quebrar uma das regras impostas pela avó falecida. Uma terrível e mortal decisão.


“Medos antigos são difíceis de superar; estão enraizados de forma tão profunda quanto o conhecimento de quem somos.”


Um conto que amedronta e hipnotiza.

É um conto curto, com uma narrativa rápida e precisa, sem enrolações. O enredo vai direto ao ponto e entrega tudo que pretende e quer ao leitor, resultando em uma leitura bastante fluida. Sendo assim é uma história que surpreende e que deixa uma pulga atrás da nossa orelha, mas que consegue, mesmo assim, finalizar sem deixar nenhum detalhe em aberto.

Essa foi a primeira vez que tive contato com a escrita da Lia e posso dizer que gostei bastante. Adorei a forma detalhada que a autora utilizou para descrever as cenas e momentos intensos, me deixando assim vidrada na leitura. E confesso que o final me surpreendeu, me deixando um pouco confusa e até mesmo inquieta, duas sensações positivas para a conclusão da leitura.

Há uma grande dose de descrença, rebeldia e loucura, deixando o protagonista com várias camadas intensas, mesmo que com o pouco tempo de contato e enredo. O suspense que envolve o conto intriga e nos deixa querendo saber mais sobre a tal entidade que habita na casa, assim como também nos deixa curiosos por mais informações sobre as outras.

O conto tem um terror bem desenvolvido e traz uma esfera sufocante através de uma ótima dose de imersão. Por isso é uma leitura que recomendo para todos os amantes do gênero, principalmente para aqueles que gostam de histórias que deixam o leitor angustiado e com uma sensação de medo ao dormir.


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *