Animes

Your Name e A Silent Voice: 2 animes para se emocionar

Muitos não devem saber, mas eu gosto bastante de assistir animes, seja em forma de filme ou de episódios. Geralmente não costumo me aventurar nos mais famosos, como Naruto, One Piece ou Dragon Ball, já que cenas de luta não são o meu forte, pois os que me atraem ou são de terror ou são os mais dramáticos.

É por isso que após ter contato com os filmes A Voz do Silêncio e Your Name me sinto na obrigação de indicá-los para aqueles que, como eu, também preferem histórias mais dramáticas, fofas ou até mesmo com um aprendizado por trás.

Escolhi fazer um post único com a indicação dos dois, pois sei que ambos agradarão o mesmo público. São filmes extensos, com duração que ultrapassa duas horas, mas que irão te fazer pensar, sentir e transbordar. E se você é assinante da Netflix, poderá conferi-los no próprio catálogo.

Filme A Voz do Silêncio (A Silent Voice)

A Voz do Silêncio: bullying, suicídio e amizade

Koe no Katachi é um filme de anime japonês baseado em um mangá de mesmo nome. Para nós, o filme chegou como A Voz do Silêncio, uma tradução – ou adaptação, não sei ao certo – que combinou perfeitamente com a trama e o intuito da obra.

Aqui conhecemos Ishida, um garoto muito bagunceiro que adora mexer e aprontar com os colegas de classe. Quando a nova aluna, Shouko Nishimiya, começa a frequentar as mesmas aulas que ele, ela vira, automaticamente, o novo alvo de Ishida. Isso não se deve especificamente por Nishimiya ser nova na escola, mas, sim, porque ela é surda.

As brincadeiras se transformam em um bullying pesado e intenso, obrigando a menina a ser transferida para outra escola. Por causa desse comportamento ruim e mal visto pelos demais, Ishida vira um adolescente deprimido e sozinho, sem ter nenhum amigo.

Para tentar se conectar consigo mesmo e se perdoar pelas maldades que fez quando criança, Ishida decide procurar Nishimiya e tentar cultivar uma amizade com ela. É claro que, mesmo com o passar dos anos, as feridas ainda são recentes e não estão cicatrizadas completamente, em nenhum dos dois, mas será através dessa amizade – e com outras pessoas que irão surgir – que os dois conseguem ver um luz no final do túnel.

A Voz do Silêncio fez com que eu me sentisse desconfortável e triste ao mesmo tempo em que renovava minha esperança nos jovens e me arrancava alguns sorrisos – e muitas lágrimas – do rosto. Também é perceptível a importância que há em uma amizade e em como todos nós precisamos de alguém para chamar de amigo. Mesmo com os erros no passado, Ishida tenta mudar e se transformar em alguém melhor, alguém que mereça viver, e isso é extremamente tocante.

Como podem ter percebido, o filme tem sim um gatilho de bullying – e também de suicídio – o que pode ser desconfortável para alguns. Mas se você consegue ter contato com obras que abordam os assuntos, recomendo que dê uma chance para A Voz do Silêncio e se permita emocionar-se com essa história tão intensa, bonita e cheia de aprendizados.

Filme Your Name

Your Name: a procura do amor

Kimi no Na wa., baseado em um mangá homônimo e também conhecido como Your Name, é um filme de anime japonês que aborda a troca inesperada de corpos entre dois adolescentes e que explora, ao longo de um enredo conciso e emocionante, sentimentos e situações únicas na vida de cada um.

Mitsuha e Taki, apesar de idades semelhantes, são adolescentes completamente diferentes entre si. Mitsuha é uma garota que mora no campo em Itomori, mas que sonha um dia se mudar daquela cidade pequena para começar uma vida em Tóquio. Já Taki, um garoto com costumes e hábitos diferentes, mora em Tóquio e está terminando o Ensino Médio.

O que eles não esperavam é que, mesmo com a distância e sem se conhecerem – e mesmo parecendo impossível – os dois começam a trocar de corpos. No início parece ser apenas uma loucura da mente deles, mas conforme os dias vão passando eles percebem que realmente está acontecendo e que agora, frequentemente, ambos estão tendo esses lapsos de troca.

Será através das situações mais inusitadas e do nascimento de um laço intenso entre os adolescentes que eles começarão a utilizar essa troca louca de corpos para se ajudarem. Em meio a isso, Mitsuha sabe que em breve um cometa passará próximo a Terra e que isso será comemorado no festival de sua cidade, porém o que a garota nem desconfia é que esse acontecimento irá mudar completamente o seu contato com Taki.

Your Name é um daqueles filmes que nos mantém presos do início ao fim e que, mesmo sem percebermos, nos conectamos intensamente com os protagonista. É incrível ver como a amizade, e posteriormente o amor, entre os jovens se desenvolve e como ambos crescem intimamente ao conhecer o outro.

A emoção – e até as lágrimas – são inevitáveis ao decorrer do filme e garanto que você o terminará com um sorriso no rosto, apesar de tantas angústias e medo passarem pelo seu peito minutos antes. Your Name traz uma história linda, intensa e cheia de amor, mostrando o quanto esse sentimento é importante e necessário em nossa vida.

Sonhando Através de Palavras

A Voz do Silêncio e Your Name são dois filmes que me conquistaram do início ao fim. São histórias que emocionam, paralisam e, em meio a tudo isso, confortam. As duplas, de ambos os filmes, procuram por algo. Algo que só poderá ser encontrado no outro, mesmo que à princípio isso não seja percebido.

Por isso, mesmo que você não tenha o costume de assistir anime, aconselho que dê uma chance para os dois longas. Sei que você irá tirar proveito e aprendizado de ambos, terminando-os com um pensamento diferente e um coração quentinho.


Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest

Receba todas as novidades e conteúdos exclusivos do blog:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *