Dicas Literatura

Dicas de livros e estudos para concursos

Olá, leitores! Tudo bem com vocês?
Na minha área de profissão, dentro da Educação e da Língua Portuguesa, precisamos estar constantemente atualizados com as mudanças que ocorrem à todo momento na Língua e também sempre dispostos a não pausar os estudos, já que as novidades acontecem quando menos esperamos. Acredito que isso não ocorre apenas na minha área de trabalho, mas também deve acontecer na sua.

Os concursos são uma maneira de nos deixar sempre atualizados, já que os editais seguem o ensino do momento e as regras gramaticais vigentes. Pensando nisso – e como também estou me preparando para iniciar um novo caminho dentro de mais estudos – selecionei alguns livros que irão te auxiliar nessa jornada, tanto no caso específico de concursos como também para os formandos e trabalhadores. Ao final ainda teremos uma indicação surpresa para você.

Manual da boa escrita: vírgula, crase, palavras compostas
Sinopse: Manual da boa escrita é um livro conciso que foca em três assuntos principais: vírgula, crase e palavras compostas. Desta forma, tira dúvidas daqueles que já dominam o idioma mas se veem diante de dilemas comuns na língua, sendo um complemento para gramáticas e dicionários e auxiliando o profissional antes e durante a escrita. Conta, ainda, com exercícios acompanhados de soluções comentadas que ajudam a fixação e com um índice remissivo que facilita a consulta rápida. Fundamental para os que precisam ter uma revisão final perfeita.

Para aperfeiçoar a escrita

Eu gosto muito de aperfeiçoar a minha escrita, ainda mais por trabalhar com revisão ortográfica. Por isso quando tive a oportunidade de adquirir esse livro eu não pensei duas vezes. Comprei e desde então mantenho ele ao meu lado em minha mesa de trabalho para consultá-lo sempre que preciso.

Outro ponto essencial desse livro, além de trazer temas importantes e que causam bastante dúvida na hora de escrever um texto, é que contém atividades com respostas comentadas, ou seja, caso você continue com dúvida será o exercício e a explicação nele o ponto fundamental para sanar os últimos detalhes. Além, é claro, disso ser uma ótima forma de praticar o que aprendeu.

Para Entender o Texto: Leitura e Redação
Sinopse: Resultado de anos de experiência dos professores Platão e Fiorin em sala de aula, Para entender o texto – leitura e redação é a resposta concreta ao desafio de interpretar e escrever textos com eficiência. Contendo 44 lições cuidadosamente elaboradas, este livro permite ao aluno aprimorar a escrita e perceber a existência de múltiplos significados e intenções nos textos. Cada lição apresenta diversos gêneros textuais comentados pelos autores, o que facilita a compreensão dos conceitos teóricos, e traz ainda exercícios e propostas criativas de redação.

Para entender as estruturas de um texto

Esse foi um dos melhores livros que utilizei na faculdade, pois, além de ser embasado nos docentes Platão e Fiorin que sempre são referenciados em artigos e teses, ele traz explicações simples e fáceis de serem entendidas, sem causar complicações nos estudos ou confusões na nossa cabeça.

O livro também contém exercícios e isso faz com que o seu conteúdo seja ainda mais ativo e interativo, sendo preciso na hora de tirar aquela dúvida importante. Com toda certeza é uma das obras que mais recomendo para quem quer entender as estruturas e as bases de um texto coeso e bem escrito.

Uma breve história da literatura
Sinopse: De Homero ao e-book. Neste livro genial, o britânico John Sutherland aceitou o quase insano desafio de abordar, num volume curto e acessível, todo o espectro temporal da literatura, desde os tempos da mitologia transmitida de forma oral até os dias de hoje. O autor segue (mais ou menos) cronologicamente não só os principais nomes e acontecimentos da literatura de língua inglesa, mas também da literatura universal.

Para conhecer a Literatura

Dessa lista esse é o único exemplar que ainda não tenho na minha coleção, mas que desejo mais do que tudo. Como uma leitora assídua da Literatura, seja nacional ou de fora, sempre tenho vontade de conhecer com mais profundidade sobre as obras que me encantam e sobre os autores renomados que tanto fazem sucesso e deixam sua marca na história.

É exatamente por isso que esse livro me causou grande curiosidade, ainda mais depois de ler e assistir tantas críticas positivas sobre a leitura. Uma Breve História da Literatura aparenta ser um maravilhoso complemento para os estudiosos da área e também para aqueles, que como eu, tem curiosidade sobre o assunto.


Reprodução: Biblioteca Pessoal

Dica extra: para passar no Concurso INSS

O novo concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está previsto para esse ano, por isso o intuito da NOVA CONCURSOS é estimular você para que comece os estudos antes mesmo da liberação do Edital, para assim já estar parcialmente preparado e familiarizado com os conteúdos da prova.

Acessando o site e a parte exclusiva para o concurso INSS, você encontrará várias apostilas disponíveis e que cabem melhor no seu orçamento, tendo até mesmo um kit gratuito para estudos.

Os valores dos cursos são variados, indo de R$45,00 à R$350,00, isso incluindo as promoções que estão ocorrendo agora mesmo no site. Por isso se você já quer garantir um passo à frente nos estudos e tem interesse em se inscrever nesse concurso, indico que acesse urgentemente o Nova Concursos e aproveite tudo que o site disponibiliza para os concurseiros!

Há tempos estou querendo indicar mais livros técnicos por aqui, principalmente os que me auxiliam na parte ortográfica e de interpretação, e com esse post consegui selecionar alguns deles, ao menos os principais de cada assunto proposto.

Espero que vocês tenham gostado da indicação, sejam da área de Educação ou não. E também espero que o site Nova Concursos se torne uma nova mídia favorita de vocês, já que tenho certeza que ele ajudará muitos concurseiros que não sabem por onde começar ou que não têm um auxílio presencialmente. Que esse site se torne o melhor amigo de vocês e faça parte de suas conquistas futuras!


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest

Receba todas as nossas novidades:

1 thought on “Dicas de livros e estudos para concursos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *