Literatura

Resenha: “Ainda não há um furacão com seu nome” – Léo Cruz

Há uns dois anos eu descobri os poemas da Rupi Kaur e instantaneamente me apaixonei. Foi amor à primeira leitura e logo me vi imersa em um gênero que nunca me chamou tanta atenção assim; me vi querendo mais desses textos tão cheios de emoção e intensidade; me vi desejando ter contato com mais e mais poetisas.

É claro que, mesmo sempre dando prioridade para as mulheres, também fiquei curiosa para saber como esses textos eram desenvolvidos através de mãos masculinas, e por isso constantemente adiciono na lista de leituras novos nomes – e desconhecidos por mim – para conhecer no futuro.

No caso do Léo Cruz foi um feliz acaso, já que adquiri o seu e-book gratuitamente em alguma promoção da Amazon. Já estava de olho nesse livro, então não perdi a oportunidade de lê-lo quando chegou a hora.

Título: Ainda não há um furacão com seu nome
Autor: Léo Cruz
Quantidade de páginas:
 64
Publicação Independente
Gênero:
 Ficção / Poemas
Ano: 2018
Skoob: Clique Aqui
Compre: Amazon
Minha classificação: ★★★ (3/5)

Poemas para aquecer e esfriar o coração

Ainda não há um furacão com seu nome traz uma coletânea de poemas do autor Léo Cruz que abordam temas como o amor, a separação, a dor e, por consequência, a superação.

São poemas relativamente curtos, simples e sem nenhuma estrutura específica, muitas vezes me lembrando os próprios escritos das autoras Rupi Kaur e Amanda Lovelace, mas dessa vez sem nenhum toque feminino ou de empoderamento, o que o deixa mais próximo da poesia exposta no livro Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente.

Com um eu-lírico apaixonado e, posteriormente, decepcionado, a voz que transborda desses poemas traz muito do próprio autor que expõe para fora os seus maiores e mais íntimos pensamentos sobre a vida e a paixão. Léo Cruz é de Porto Alegre e caso você também seja residente de lá poderá conferir pelas ruas seus poemas colados em muros e postes, já que o autor tem o gosto de compartilhar poesia pela cidade.

Reprodução: Biblioteca Pessoal

Poemas tocantes, mas que não foram feitos para mim

Escolhi esse livro para ler porque gosto desse tipo de poema, esses com quebra de linhas e curtos, e também porque não estava querendo ler nada mais longo. Isso por conta de um mês invadido pela ressaca literária e a zero vontade de ler um livro maior. Mas, infelizmente, não foi uma leitura tão boa assim, não como eu esperava.

Encontrei poemas repetitivos e que não me agradaram, conseguindo entender porque certas pessoas não gostam dos poemas da Rupi Kaur e da Amanda Lovelace. Quero deixar claro que não estou dizendo que os poemas do autor são ruins, mas, sim, que não me identifiquei com os temas propostas e não senti a intensidade que procurava em suas palavras.

Mesmo sendo uma leitura rápida, não foi um livro muito produtivo, já que apenas fiquei passando os olhos pelos poemas e não consegui absorver as sensações e sentimentos de nenhum. Acredito que, talvez, o meu maior problema seja a escrita masculina, já que quando são poemas escritos por mulheres consigo sentir uma conexão instantânea e direta, diferente dessa vez, mostrando mais uma vez que o problema da leitura estava em mim e não propriamente nos textos.

Entretanto para quem gosta do gênero acredito que valha a pena arriscar. Ao contrário da minha experiência, o livro pode sim se tornar um queridinho seu e, ainda, aquele tipo de obra que você deixa na cabeceira da cama só para poder conferi-la toda vez antes de dormir (digo isso, pois era essa sensação que procurei quando o escolhi para a leitura).

Não sei se o recomendo para iniciar no gênero, já que é um livro que pode ser considerado 8 ou 80. Você pode muito bem amá-lo, mas também pode não gostar e isso te deixar com receio de arriscar novamente em coletâneas do gênero. Por isso indico-o mais para aqueles que já tem familiaridade com poemas e que gostam dos temas propostos pelo autor. Para esses leitores apenas digo que arrisquem-se e deem uma chance para a poesia de Léo Cruz.


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest

Receba todas as nossas novidades:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *