Dicas Literatura

3 dicas para se autopublicar

Como uma autora independente, sei como é difícil encontrar maneiras que caibam no bolso para nos autopublicarmos. As seletivas de originais nas editoras, sejam grandes ou pequenas, nem sempre são feitas com o intuito de publicações tradicionais, que são aquelas em que a própria editora arca com os custos da publicação. Na maioria das vezes é o autor que precisa pagar para ser publicado.

Em antologias isso também acontece. Não são todas as antologias que arcam com os valores editoriais, como por exemplo as que publicam através de financiamento coletivo no Catarse. Em grande parte após ser aceito você precisa pagar um determinado valor para ajudar com os custos do trabalho editorial.

E eu sei que nem todo autor ou autora tem economias sobrando para realizar o sonho de ser publicado. Por isso, e pensando nisso, decidi indicar três formas de você conseguir se autopublicar, sem precisar de editoras para isso.

Reprodução: Biblioteca Pessoal

Dica 1: Empréstimo consignado Banco BMG

O empréstimo consignado do Banco BMG é uma das formas mais fáceis e práticas para que você consiga o seu tão sonhado livro físico em suas mãos. O Banco BMG tem os menores juros e taxas, facilidade de pagamento e juros e parcelas pré-fixadas. Com isso você pode conseguir a quantia exata que precisa e levar o seu projeto em uma gráfica para fazer versões impressas na quantidade que você desejar, tendo o controle de como vai ficar cada detalhe do seu livro e de qual valor você irá cobrar por ele.

O melhor de tudo é que você não precisa nem sair de casa para fazer uma simulação do valor desejado, basta apenas você acessar o site do empréstimo consignado do Banco BMG e preencher, logo no início da página, o formulário de simulação.

Após isso você pode ligar diretamente para eles no telefone (11)4063-9677 ou entrar em contato através de mensagens no WahtsApp pelo número (11)97121-5831. No site também tem explicando de forma simples como são todos os termos e maneiras para você solicitar o seu empréstimo.

Reprodução: Biblioteca Pessoal

Dica 2: Catarse

O que mais estamos vendo por aí atualmente são os financiamentos coletivos, que também podem ser uma boa alternativa para quem quer ter o livro físico. No Catarse você pode fazer o seu projeto exemplificando a quantia em dinheiro que pretende arrecadar para ter x número de exemplares em mãos.

Lá você pode escolher entre dois tipos de financiamentos, o Flex ou o Tudo ou Nada, e ainda colocar recompensas para quem for lhe apoiar. É claro que isso tudo precisa ser lido e analisado com calma, então eu indico que você entre no próprio site do Catarse e veja se algum tipo de financiamento é de acordo com o que você procura no momento. Afinal, projetos assim nem sempre são fáceis de se conseguir concluir.

Reprodução: Biblioteca Pessoal

Dica 3: Amazon

Outro serviço que também está ganhando bastante o coração dos autores e autoras é a Amazon. A única diferença das dicas acima é que pela Amazon você disponibilizará o seu livro apenas em e-book, na versão digital. Mas, se você não se importar em não tê-lo físico, não vejo isso como um problema.

Não consigo dizer com precisão como é o passo a passo de uma publicação na Amazon ou quais são os valores das taxas, mas acredito que se você se interessou em ter seu livro em versão digital vale a pena dar uma olhada no site e descobrir mais sobre isso.

Sonhando Através de Palavras

Acredito que essas são as três melhores formas de você conseguir se autopublicar sem precisar de uma editora. Eu sei que muitos querem ser reconhecidos e têm o sonho de um dia estar em uma editora, mas não vejo problema nenhum em começar de maneira independente e depois, quem sabe, tentar contato com uma editora.

Aproveito para voltar a citar e esclarecer que o empréstimo consignado do Banco BMG pode ser tanto utilizado para uma publicação independente de um livro físico como também para qualquer outro motivo pessoal que você precise. Não se sinta acanhado ou culpado por procurar o serviço, pois eles estão aqui para ajudá-los a realizar os seus sonhos e necessidades.


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest

Receba todas as nossas novidades:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *