Literatura

Resenha: “Terremoto e Ruínas” – Day Fernandes

Não lembro agora o ano exato em que conheci a Day Fernandes, mas acho que em 2020 é o terceiro ano consecutivo em que sou parceira da autora. Nesses três anos pude conhecer suas obras, que me inspiram e me encantam, e também pude conhecer a pessoa por trás das histórias, a qual tornou-se uma grande amiga.

Então obviamente que eu estava ansiosa pelo lançamento de Terremoto e Ruínas, mesmo que ainda estivesse relutante a me envolver com audiobooks. Sendo uma obra da Day é claro que eu iria conferi-la, independente da mídia, e mais uma vez não me decepcionei com o que me foi entregue.

Leia também: A Fortaleza, de Day Fernandes

Título: Terremoto e Ruínas
Audiobook
Autora: Day Fernandes
Quantidade de páginas: 420
Editora Storytel
Gênero:
 Ficção / Fantasia
Ano: 2020
Skoob: Clique Aqui
Escute: Storytel 
Minha classificação: ★★★★★♥ 
(5/5+favoritado)

Uma Praga, um navio pirata, e uma aventura em busca da salvação (do mundo e de si mesma)

O vilarejo onde vive Belinda Saltimore foi tomado pela Praga Obscura, uma terrível doença que está deixando um rastro extenso de mortes. Os responsáveis por tal maldição, os ferozes e malvados Bradacks, são seres inimigos dos humanos, sendo esse mais um motivo para o ódio que há entre as duas raças.

Belinda passa os dias caçando, tentando assim conseguir algo para ela e as duas irmãs mais velhas se alimentarem. Seu pai, um simples antiquário, foi pego pela Praga Obscura e a cada dia definha mais na cama; já sua mãe, uma pirata, faleceu em seu parto, não tendo tempo nem mesmo de tê-la conhecido.

Sufocada e confusa, Belinda decide que irá em busca da árvore da vida, aparentemente a única solução para a cura dessa praga tão terrível. Ela comandará o navio que sua mãe deixou para ela, o Rosa dos Mares, e salvará toda a população da tragédia iminente.

Entretanto, um acontecimento repentino entra de surpresa no caminho de Bel e a joga em um caminho desconhecido e até então impossível de ser real. Belinda Saltimore precisará lutar para sobreviver, confiar em desconhecidos odiosos e ser corajosa para todos os sofredores de seu mundo.

Com uma narração em 1° pessoa, Terremoto e Ruínas traz os pensamentos mais íntimos e conflitantes da nossa protagonista, nos mostra através de seus olhos a beleza de vários reinos e descreve com perfeição as nuances de seu mundo. Uma fantasia que encanta, que destrói e que nos deixa imersos querendo cada vez mais.


“Uma biblioteca guarda os mais valiosos tesouros da humanidade, de acordo com o meu pai. Nicolás Saltimore podia mesmo ser surpreendente. Ladrão e amante de boa leitura, pai e professor nas horas vagas.”

Reprodução: Biblioteca Pessoal

Com uma protagonista feminina forte, independente e que também comete erros, Day criou uma personagem verdadeira e inspiradora.

Sendo o meu primeiro contato com áudiobooks foi inevitável não sentir uma estranheza no início e ter certa dificuldade para avançar na leitura, mas depois fluiu tão bem que eu o ouvia por horas sem sentir desconforto, só querendo por mais.

É claro que o enredo do livro também ajudou, pois eu me senti conectada com a protagonista e imersa em sua aventura, querendo cada vez mais daqueles mares, daqueles piratas, daquele novo mundo que estava diante de mim. É cada revelação de cair o queixo que eu me sentia na própria pele de Belinda, enganada, confusa, chocada.

A escrita consegue ser deliciosa e imersiva até mesmo narrada em áudio. A riqueza de detalhes dos reinos e das raças é incrível, pois torna tudo ainda mais real e crível, parecendo que realmente existem. Há muitos detalhes e descrições impecáveis, que deixam nossa imaginação correr solta e de forma maravilhosa.

O desfecho veio como um soco no meu estômago, trazendo ainda mais surpresas do que eu poderia imaginar, e fechou o livro com um grande pesar no meu peito, tanto de felicidade como também de saudade e apego. Um gosto agridoce ficou em minha boca após finalizar a leitura, querendo urgentemente uma continuação para me colocar novamente ao lado dos personagens, dentro daquele mundo mágico e querendo mais e mais aventuras.

A Bel tem um longo caminho a frente e eu quero muito continuar a acompanhando em tudo que ela ainda precisa fazer. Ela me deixou emotiva durante grande parte da história, fazendo com que eu sorrisse, risse e chorasse, às vezes tudo ao mesmo tempo. Ela é uma personagem incrível construída de uma maneira que dará muita força para as garotas mais jovens – e até mesmo para nós que já somos adultas. Bel e o pequeno Labareda, seu mascote, ganharam o meu coração todinho, sem volta.

Eu não sou muito de ler fantasias, exatamente por ter dificuldade de imaginar toda a história, mas são enredos assim como esse que me deixam encantada pelo gênero, com os olhos brilhando. Eu só tenho elogios a proferir, como é possível perceber, e o único defeito é que não tenho o segundo livro aqui comigo, na minha frente, agora mesmo. Belinda tornou-se uma grande amiga e não quero perdê-la nunca mais!


“- Eu não entendo ou talvez eu entenda até demais. Talvez você seja só mais um fugitivo, como eu.
Kai não escondeu a surpresa diante da minha declaração.
– Do que você está fugindo?
Eu o encarei por longos segundos com um tremor crescente que subia das palmas das mãos até os braços. Eu o encarei até que ele tomasse coragem e olhasse em meus olhos.
– Da morte. Mas parece que ainda não fui longe o suficiente.”


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest

Receba todas as nossas novidades:

9 thoughts on “Resenha: “Terremoto e Ruínas” – Day Fernandes”

  1. Eu tô surtandoooo muitoooo amigaaaa!!!! Aaaaaaaaaaahhhhhhhhh, nem sei dizer o quanto essa resenha é especial pra mim, o quanto sou grata por ter você como parceira e amiga! Obrigada demais! Maravilhosaaaaaa ❤️

  2. Nossa, eu lembro quando vi o anuncio desses audiobooks no twitter e vi UM MONTE de autor que eu gosto fazendo parte disso e fiquei doida pra ouvir! Eu já amo audiobooks, escuto sempre quando faço faxina, até trabalhando eu escuto, amo muito!
    Ainda não tive oportunidade de ouvir mas, sabendo que é da Day, já tenho absoluta certeza de que é incrivel!!
    Adorei saber sua opinião!!

  3. Oi Thainá, sua linda, tudo bem?
    Eu nunca tive a experiência de ouvir um audiobook . E confesso que acredito que não conseguiria prestar atenção. Mas acho o máximo como estamos desenvolvendo novas formas de ler e de ter acesso aos livros. Eu gostei muito dessa história, adoro fantasia e pelo visto a autora conseguir criar um universo e personagens fantásticos. Dica anotada!
    bjs.
    cila.

  4. Olá, não conheço a autora e é a primeira vez que vejo algo sobre o livro, gostei bastante, além disso, amo fantasia e personagens femininas que personalidade forte, autênticas e que também cometam erros.

  5. Oi Thainá

    Eu também não sou muito de ler fantasias, mas tem alguns livros que desejo ler do gênero. Achei este livro bem interessante, ainda mais sabendo que é um audiobooks. Confesso que fiquei curiosa justamente por isso. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.

    Bjos

  6. Oiii

    Eu diferente de ti já amooo demais fantasia [, é meu gênero favorito e mais lido. Fiquei muito entusiasmada em conhecer essa estória, confesso que audiobooks é uma coisa pra mim, não tenho costume, mas pretendo conferir alguns com certeza, e acho que vale a pena incluir esse na listinha, adorei o enredo. Dica anotada.

    Beijos, Ivy

    http://www.derepentenoultimolivro.com

  7. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia a autora ainda e nem o livro, mas achei a premissa muito interessante. E, como eu amo livros de fantasia, já fiquei muito animada para conferir essa história que parece ser cheia de surpresas. Eu ainda estou me acostumando com audiobooks, mas por enquanto só ouvi romances de época. Não sei se iria estranhar com um livro de fantasia rsrs. Mas que bom que, apesar da estranheza inicial, você gostou e fluiu bem a leitura. Adorei a resenha e vou anotar a dica.
    Beijos!

  8. Olá tudo bem? Eu gostei muito de conhecer um pouco desse trabalho, gosto bastante do gênero e lendo suas impressões de leitura acredito ser uma boa experiência, anotei o título por aqui para tentar uma leitura futura! Achei bacana ter em audiobook será uma experiência peculiar no meu caso 🙂

  9. Ah! Eu ouvi também a esse audiobook maravilhoso e só posso dizer que amei demais a experiência de poder sair da minha zona de conforto dos ebooks e físicos e entrar de cabeça nesse tipo de leitura.
    Amei muito a construção da personagem principal, a deixando o mais real possível e ao mesmo ficcional na ambientação do enredo. Só não gostei tanto do final, devorei o livro de forma rápida e ao fim esperava mais do enredo e achei o final fraco para o enredo. Mas foi ótimo poder me encantar com escrita da autora pela primeira vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *