Literatura

Resenha: “O Corvo” – Leander Moura

Edgar Allan Poe está entre os meus autores preferidos de terror/mistério. Já li muitos de seus contos e também já me arrisquei em vários de seus poemas, tendo enredos preferidos em ambos os gêneros. O Corvo é um dos meus poemas preferidos do Poe e por isso gosto de apreciar e ter contato com a maioria de adaptações que encontro por aí, logo ficando curiosa pela HQ de mesmo nome feita por um autor nacional.

O quão zero foi a minha surpresa ao constatar a beleza, física e nas entrelinhas, dessa HQ. Leander Moura captou a essência de Poe e a colocou em cada página, nos presenteando com um quadrinho simples, mas rico, sentimental e profundo, tendo o seu único defeito o tamanho.

Reprodução: Biblioteca Pessoal

Leia também: Ink Madness, de Matheus Ferreira de Jesus

Título: O Corvo
Arte e Roteiro: Leander Moura
Quantidade de páginas: 40
Editora Diário Macabro
Gênero:
 Ficção / Terror / HQ
Ano: 2019
Skoob: Clique Aqui
Compre: Editora Diário Macabro | Amazon
Minha classificação: ★★★★★ (5/5)
* HQ cedida pela editora

O Corvo: uma adaptação que aquece e orgulha os fãs

Inspirado no poema homônimo de Edgar Allan Poe, a HQ O Corvo, idealizada e realizada pelo autor nacional Leander Moura, traz um belíssimo trabalho, tanto em arte como também em delicadeza e respeito com a obra original, resultando em uma homenagem ao Poe e seus fãs.

Na história conhecemos um homem que está sendo atormentando pelo espírito de Lenore, aparentemente a mulher que um dia amou. Enquanto tenta a todo custo manter a presença da mulher perto de si, um corvo entra em sua casa e começa a enlouquecê-lo com a sua voz que diz, incessantemente, “nunca mais”.

Com uma arte em preto e branco, com tons escuros, marcante e característica, a HQ transmite uma sensação melancólica, triste, brincando com a sanidade do personagem e do leitor. Dá para sentir em cada página a atmosfera sombria e pesada que ronda o protagonista e a sua história.

Reprodução: Biblioteca Pessoal

Sombrio, belo e visual

O Corvo é belo, singelo e simbólico. Durante toda a leitura eu pude sentir a vibe do Poe em cada quadro, cada imagem. E como fã do autor, eu fiquei muito feliz de ter em minhas mãos um trabalho tão delicado e cuidadoso.

Ao final da HQ temos também algumas artes inspiradas em outros poemas e contos do Poe, que mostram como o traço de Leander Moura é perfeito para retratá-las. Inclusive ele também fez uma adaptação em quadrinhos de um conto do H.P. Lovecraft, que você pode conferir aqui. Essa eu ainda não tenho, mas é um dos meus mais desejados!

Por ser um exemplar curto, não posso me estender em opiniões ou enredo, pois acredito que nesse caso o melhor é que cada um tenha a sua própria experiência de leitura, para assim ser ainda mais completa. O Corvo é indicado tanto para fãs de Edgar Allan Poe, como também para aqueles que têm vontade de ler o autor clássico, mas ainda não se sente seguro. Dessa forma você conhecerá uma das maiores histórias da Literatura de uma forma mais visual e sucinta.


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest

Receba todas as nossas novidades:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *