Literatura RPG

Livros-jogos: o que são e como eles podem abraçar você para o mundo do RPG

Se você acompanha a série Stranger Things, já deve ter ouvido falar de RPG, pois esse hobby é citado em todas as temporadas da série. Livros-jogos são uma ótima opção para quem quer começar nesse mundo, mas não sabe como ou ainda não conhece ninguém do meio.

É claro que ter uma mesa de RPG, se reunir com os amigos e se aventurar ao lado deles é uma experiência incrível e indescritível! Mas ter uma experiência sozinho também pode ser divertido, principalmente porque nos livros-jogos você também não tem controle do seu destino e cada página é uma surpresa diferente.

Leia também: Flor de Sangue, de Waldir L.Santos

O que são livros-jogos?

Livros-jogos são aventuras interativas, ou seja, elas permitem que o leitor/jogador interaja ao longo das páginas com a narrativa.

Um dos pontos positivos dos livros-jogos é que você pode jogar sozinho, sendo assim uma ótima escolha para iniciar no mundo do RPG sem precisar, necessariamente, de outros jogadores ou de uma mesa.

Como jogar?

É tudo bastante intuitivo. De acordo com as regras no livro, você irá criar o seu personagem e, logo depois, iniciar a sua aventura.

Ao longo da narrativa, você terá que fazer escolhas e essas escolhas (ações) irão te redirecionar para páginas e trechos específicos, montando assim a sua própria aventura com suas próprias consequências. Dando para jogar mais de uma vez, inclusive.

Joguei e recomendo


Livro: Sozinho Contra as Chamas
Sinopse: Esta é uma aventura solo para o RPG Chamado de Cthulhu. É uma história de horror ambientada na década de 1920 em que você é o personagem principal e suas escolhas determinam o resultado da trama. Ela também foi projetada para funcionar como um guia para as regras básicas do jogo de uma forma gradual e divertida. Embora a maioria das aventuras sejam jogadas com amigos, essa é apenas para você.
Meu comentário: É claro que, assim como em outros Call of Cthulhu, nesse eu não tive final feliz. Mas a experiência foi divertida e as descrições são ótimas, me deixando assim com vontade de tentar novamente no futuro.

Livro: O Talismã da Morte
Sinopse: O outrora pacífico mundo de Orbe está em grande perigo. Forças da escuridão trabalham para liberar o assombroso poder do Grande Mal — e só VOCÊ pode pará-los. SUA missão é destruir o Talismã da Morte antes que os servos das trevas o alcancem. Nesta aventura, você terá que enfrentar perigos nefastos e até mesmo os desígnios da própria Morte e seus seguidores para conseguir destruir o artefato sombrio, salvar Orbe e retornar para casa. Mas cuidado! O tempo está acabando e o mal se aproxima do Talismã da Morte.
Compre: Jambô
Meu comentário: Aqui, conhecemos o mundo de Orbe e é incrível fazer parte desse cenário! Há lugares para conhecer, pistas para coletar. A experiência do jogo é imersiva e contagiante, e fez com que eu ficasse ansiosa para saber como seria o meu desfecho e como eu sairia na pele de um herói (que nem sempre termina muito bem, confesso).

Outros livros-jogos

No site da Jambô Editora você encontra uma diversidade incrível de livros-jogos: tem de fantasia e também de terror. A Jambô sempre faz promoção com combos de livros-jogos e torna o RPG ainda mais acessível para quem é iniciante.

Abaixo, deixarei alguns que mais me chamaram a atenção:
O Enigma do Sol Oculto
Alice no País dos Pesadelos
O Porto do Perigo
A Mansão do Inferno


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest


Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.

1 thought on “Livros-jogos: o que são e como eles podem abraçar você para o mundo do RPG”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *